PTBR/Prabhupada 0422 - As dez ofensas que se deve evitar enquanto se canta o Maha-mantra



Lecture & Initiation -- Seattle, October 20, 1968

Prabhupāda: Então?

Madhudvisa: "Número seis: Cometer pecado sobre a força do cantar."

Prabhupāda: Sim. Agora esta iniciação, a partir deste dia, a sua conta, vida passada, todas as atividades pecaminosas estão agora, o que é chamado, ajustadas. Fechadas. Estão terminadas. Agora, porque por cantar Hare Krishna, você pode terminar a reação das suas atividades pecaminosas, isso não significa que você vai repetir: "Oh, eu cometerei atividades pecaminosas e eu cantarei. Isto será ajustado. O saldo será zero." Não. Não gosto disso. Não cometam isso. Tudo o que está feito, está feito. Sem mais. Agora deve haver vida pura. Sem vida de sexo ilícito, sem intoxicação, sem jogo, e sem comer carne. Acabou agora. Não é que "Oh, eu estou cantando Hare Krishna. Deixe-me ir para o hotel e comer um pouco de carne." No. Então, isto vai ser um grande pecado. Não faça isso. aí, o cantar de Hare Krishna não vai frutificar, se você cometer ofensa. Próximo?

Madhudvisa: "Número sete: Instruir o nome do Senhor para os infiéis."

Prabhupāda: Sim. Infiéis, aqueles que não têm fé, que o Senhor e Seu nome são absolutos. Assim como aqui neste mundo material, o nome e a pessoa são diferentes. Suponha que seu nome é Sr. John. Então, se eu cantar "John, John, John," então John pode estar a uma centena de milhas de distância. Não há nenhuma resposta. Mas o nome, o santo nome de Deus, Deus está presente em todos os lugares. Assim como a televisão. Televisão está sendo, eu quero dizer, lançada em algum lugar. Se você tem a máquina, imediatamente a imagem está em seu quarto. Se, materialmente, isto pode ser assim possível, quantas possibilidades existem no espiritual, o nome de Krishna? A partir do momento que você canta o nome de Krishna, isso significa que Krishna está imediatamente na sua língua. Então, o que é isso?

Madhudvisa: Seven? "Instruir o santo nome para os infiéis."

Prabhupāda: Então, quem não tem fé de que o nome do Senhor e o próprio Senhor são o mesmo, não há diferença, não deve-se instruir sobre as glórias do Senhor. Ele deve ser instruído a entender, mas se ele é incapaz de compreender, então ele não deve ser iniciado, ou ele deve pedir algum tempo para entender. Mas você deve sempre lembrar que nāma cintāmaṇiḥ kṛṣṇaś caitanya-rasa-vigrahaḥ: (CC Madhya 17.133) Krishna e o nome de Krishna não (são) diferentes. Assim que você cantar Hare Krishna, isso significa que Krishna está dançando em sua língua. Você deve ter cuidado nesse sentido. Assim como se Krishna... Assim como você oferece muito respeito ao seu mestre espiritual, tão logo ele esteja presente, então, se Krishna está presente em sua língua, o quão cuidadoso você deve ser. Então você deve sempre saber que Krishna está lá. Krishna está sempre em toda parte. Deus está em toda parte, mas nós não temos esta realização. Mas este cântico em particular, assim que se canta o santo nome, isto significa que você deve saber. Assim, pela associação com Krishna você se purifica. Śṛṇvatāṁ sva-kathāḥ. Assim como associando-se com fogo você se torna quente, da mesma forma, associar-se com Krishna significa que você se torna purificado. Aos poucos, você se torna espiritualizado. Sem mais matéria. Acabou. Este é o processo. Então?

Madhudvisa: "Número oito: Comparar o santo nome a um ato piedoso material."

Prabhupāda: Sim. Agora, esta função está sendo feita. Não deve ser considerado que nós estamos fazendo algo como rituais religiosos. Não. Ritual religioso é coisa diferente. Isto é... Embora pareçam como rituais, mas é transcendental. Está acima de todos os tipos de religião. É estudo de pós-graduação. O processo é como desenvolver amor por Deus. Isto está acima de tudo... Religião significa, geralmente, algum tipo de fé. Mas isto não é uma questão de fé. Na verdade, é o desenvolvimento, o quanto você está amando Krishna, ou Deus. Por isso, isto está acima de todas as religiões. Não é uma religião comum. Religião significa... Suponha que você é cristão, eu sou hindu. Assim que este corpo estiver concluído, o meu cristianismo ou religião, tudo está acabado. Mas este amor de Deus não vai terminar. Ele vai com você. Qualquer nascimento que você vá, ele vai se desenvolver. Se você pode terminar, então você vai diretamente para Krishna, de volta ao Supremo, e termina a sua conexão material toda. Mesmo se você não é capaz, então ele vai com você. Ativo. Isto é... O saldo bancário não será diminuído. Ele vai aumentar. Então?

Madhudvisa: "Número nove: Desatenção enquanto cantar o santo nome."

Prabhupāda: Sim. Enquanto você está cantando devemos ouvir também. Isso é meditação. Hare Krishna, estas duas palavras, Hare Krishna, você vai ouvir também. Se você ouvir, em seguida, sua mente e sua língua ambas cativadas. Esta é a meditação perfeita, o yoga de primeira-classe, ouvir e cantar. Então?

Madhudvisa: Então, finalmente, número dez: "Apego às coisas materiais, enquanto dedicado à prática de cantar"

Prabhupāda: Sim. O processo todo é que nós estamos indo transferir o nosso amor da matéria para Deus. Assim, nós devemos tentar minimizar. Será automaticamente. Bhaktiḥ pareśānubhavo viraktir anyatra syāt (SB 11.2.42). Se você realmente desenvolver o amor de Deus, então naturalmente você se esquece de amar a todos estes disparates materiais. Esta é a sequência. Mas você deve tentar também. Você deve... Isso vai acontecer. Assim como se nós comemos, então, gradualmente, você minimiza a sua ansiedade depois de comer. Quando você está cheio, então você diz, "Eu não quero mais nada. Sim, eu estou..." Da mesma forma, a consciência de Krishna é tão boa que, com o progresso da Consciência de Krishna você esquece o chamado gozo material absurdo. E quando você está no estágio perfeito, oh, você não se importa com nada deste absurdo material. Este é o teste. Você não pode dizer, "Eu estou progredindo na meditação, mas o meu apego material a toda gratificação dos sentidos é o mesmo." Isso não é progresso. Progresso significa que você irá minimizar o seu apego material para a gratificação dos sentidos. Isto é progresso. Agora você pode cantar... Ah, você tem... Cante Hare Krishna.