PTBR/Prabhupada 0431 - Deus é verdadeiramente o amigo perfeito de todas as entidades vivas



Lecture on BG 2.11 -- Edinburgh, July 16, 1972

Para a felicidade, há três coisas a compreender. Isso é afirmado no Bhagavad-gita.

bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ
sarva-loka-maheśvaram
suhṛdaṁ sarva-bhūtānāṁ
jñātvā māṁ śāntim ṛcchati
(BG 5.29)

Você tem que entender apenas três coisas, então você se torna pacífico. O que é isso? A primeira coisa é que "Deus é desfrutador, eu não sou desfrutador." Mas aqui, o nosso erro é, todo mundo está pensando, "Eu sou desfrutador." Mas, na verdade, não somos desfrutadores. Por exemplo, porque eu sou parte integrante de Deus... Assim como a minha mão é parte integrante do meu corpo. Suponha que a mão pega um bom bolo de frutas, um lindo bolo palatável. A mão não pode apreciá-lo. A mão pega e coloca-o na boca. E quando ele vai para o estômago, quando a energia é criada por comer esse alimento, ele é apreciado pela mão. Não apenas por esta mão - esta mão também, os olhos também, as pernas também. Da mesma forma, não podemos desfrutar de qualquer coisa diretamente. Se colocarmos tudo para o gozo de Deus e, então, quando formos participar no referido desfrute, isto é a nossa vida saudável. Esta é a filosofia. Nós não comemos qualquer coisa. Bhagavat-prasādam. Bhagavat-prasādam. Nossa filosofia é que preparamos bons alimentos e nós oferecemos a Krishna, E depois que Ele tenha comido, em seguida nós os comemos. Essa é a nossa filosofia. Nós não comemos qualquer coisa que não é oferecida a Krishna. Então, estamos dizendo que Deus é o supremo desfrutador. Nós não somos desfrutadores. Nós todos somos subordinados. Então bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ sarva-loka-maheśvaram (BG 5.29). E Deus é proprietário de tudo. Isso é um fato. Agora, imagine um grande oceano. Você é o proprietário? Estamos dizendo que "eu sou proprietário desta terra ou deste mar". Mas, na verdade, antes do meu nascimento, o mar estava lá, a terra estava lá, e depois da minha morte, o mar vai estar lá, a terra vai estar lá. Quando eu me tornei proprietário? Assim como neste salão. Antes de entrarmos neste salão, o salão já existia, e quando deixarmos este salão, o salão vai existir. Então, quando nos tornamos proprietários? Se nós falsamente afirmamos que sentados aqui por uma hora ou meia hora, nós nos tornamos proprietários, isto é uma impressão falsa. Então, é preciso entender que não somos nem proprietários nem desfrutadores. Bhoktāraṁ yajña... Deus é o desfrutador. E Deus é o proprietário. Sarva-loka-maheśvaram. And suhṛdaṁ sarva-bhūtānām (BG 5.29), Ele é o melhor amigo de todos. Ele não é amigo só da sociedade humana. Ele é amigo da sociedade animal. Porque todo ser vivo é o filho de Deus. Como pode ser, diferente, tratar o homem de uma forma, e animal de outra maneira? Não. Deus é realmente perfeito amigo de todas as entidades vivas. Se nós simplesmente compreendemos estas três coisas, então nos tornamos pacíficos, imediatamente.

bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ
sarva-loka-maheśvaram
suhṛdaṁ sarva-bhūtānāṁ
jñātvā māṁ śāntim ṛcchati
(BG 5.29)

Este é o processo de śānti. Você não pode estabelecer... Se você acha que "Eu sou o único filho de Deus, e o animal é, não tem alma, e deixe-nos matar", isto não é uma boa filosofia. Por que não? Quais são os sintomas de possuir alma? Os sintomas de possuir alma são as mesmas quatro fórmulas: comer, dormir, acasalar-se e defender-se. Os animais também estão ocupados nestas quatro coisas; nós também estamos ocupados nestas quatro coisas. Então, onde está a diferença entre o animal e eu? Então, tudo tem concepção clara na filosofia da literatura védica, especialmente elas estão resumidas no Bhagavad-Gita Como Ele É. Assim, o nosso único pedido é que você se torne consciente de Deus. Esta é a oportunidade. Esta forma de vida humana é a única oportunidade para entender o que é Deus, o que eu sou, qual é o meu relacionamento com Deus. Os animais - não podemos convidar os cães e gatos neste encontro. Isso não é possível. Convidamos os seres humanos, porque eles podem entender. Assim, o ser humano tem a prerrogativa, prerrogativa de entender. Durlabhaṁ mānuṣaṁ janma. Por isso, é chamado durlabha, muito raramente temos esta forma de vida humana. Se não tentamos entender nesta forma de vida "O que é Deus, o que eu sou, o que é o nosso relacionamento", então nós estamos cometendo suicídio. Porque depois desta vida, assim que eu deixar este corpo, eu vou ter que aceitar outro corpo. E nós não sabemos que tipo de corpo que eu vou ter que aceitar. Isso não está em minhas mãos. Você não pode ordenar que "Na próxima vida faça-me um rei." Isso não é possível. Se você está realmente qualificado para se tornar um rei, a natureza vai oferecer-lhe um corpo na casa do rei. Você não pode fazer isso. Portanto, temos que trabalhar para obter o próximo melhor corpo. Isso também é explicado no Bhagavad-gita:

yānti deva-vratā devān
pitṟn yānti pitṛ-vratāḥ
bhūtāni yānti bhūtejyā
yānti mad-yājino 'pi mām
(BG 9.25)

Então, se temos de preparar a nós mesmos nesta vida para o próximo corpo, por que não preparar-se para um corpo para voltar para casa, de volta ao Supremo? Este é o movimento para a consciência de Krishna. Estamos ensinando a todo homem sobre como ele pode se preparar de modo que depois de deixar este corpo, ele pode ir diretamente a Deus. Voltar para casa, de volta ao Supremo. Isto é afirmado no Bhagavad-gita. Tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti kaunteya (BG 4.9). Tyaktvā deham, depois de desistir desta... (pausa) ...Temos que desistir. Eu posso não gostar de deixar este corpo, mas eu vou ter que. Essa é a lei da natureza. "Tão certo como a morte." Antes da morte, devemos preparar-nos, qual é o próximo corpo. Se nós não estamos fazendo isso, então estamos nos matando, cometendo suicídio. Portanto, este movimento para a consciência de Krishna é para salvar a espécie humana de ser mortalmente ferida pela concepção errada do conceito de vida corpórea. E o método é simples, cantar as dezesseis palavras, ou se você é filósofo, se você é cientista, se você quiser saber tudo cientificamente, filosoficamente, nós temos grandes, grandes livros como este. Você pode ler livros, ou simplesmente juntar-se a nós e cantar o mantra Hare Krishna.

Muito obrigado.