PTBR/Prabhupada 0447 - Seja cuidadoso e não se misture com não-devotos que imaginam sobre Deus



Lecture on SB 7.9.2 -- Mayapur, February 12, 1977

Prabhupāda Então, se nós estudamos o caráter de Laksmi-Narayana, então nós deixaremos de fabricar tais palavras como daridra-nārāyaṇa ou isto ou aquilo. Não. Devemos, portanto, nunca seguir esta pāṣaṇḍi.

yas tu nārāyaṇaṁ devaṁ
brahmārudrādi-daivataiḥ
samatvena vikṣeta
sa pāṣaṇḍi bhaved dhruvam
(CC Madhya 18.116)

Pāṣaṇḍi significa diabo, ou não-devoto. Abhaktā hīna cara. Tenha cuidado para não se misturar com não-devoto que imagina a respeito de Deus. Eles não acreditam em Deus, na verdade. Este pāṣaṇḍi significa que não acreditam em Deus. Eles pensam que não há Deus, embora eles simplesmente digam: "Sim, há Deus, mas Deus não tem cabeça, não tem cauda, ​​não tem boca, nada." E então o que é Deus, então? Mas esses patifes dizem nirākāra. Nirākāra significa que não há Deus. Dizer francamente que não há Deus. Por que você diz: "Sim, há Deus, mas Ele não tem cabeça, não tem cauda, ​​nem perna, nem mão"? Então o que há? Portanto, este é um outro engano. Aqueles que são ateus, eles dizem francamente, "Eu não acredito em Deus. Não há..." Isto podemos compreender. Mas esses patifes, eles dizem: "Não há Deus, mas nirākāra." Nirākāra significa que Deus não existe, mas às vezes a palavra é usada nirākāra. Mas este nirākāra não significa Deus, não tem akāra. Esse nirākāra significa que não é este akāra material. Iśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇah-sac-cid-ānanda vigrahaḥ (Bs. 5.1). Seu corpo é sac-cid-ānanda. Isso é completamente impossível de se ver dentro deste mundo material. Nosso corpo não é sat; é asat. Este corpo que eu tenho agora, ou que você tem, ele permanecerá assim por muito tempo nesta vida... E quando ele for concluído, ele está acabado para sempre. Você nunca vai conseguir esse corpo novamente. Portanto asat.

Mas o corpo de Krishna não é assim. O corpo de Krishna é o mesmo, sat; sempre o mesmo. O outro nome de Krishna é narakṛti. Nosso corpo é a imitação do corpo de Krishna e, não o contrário, que o corpo de Krishna é a imitação do nosso corpo. Não. Krishna tem o Seu corpo, narakṛti, nara-vapu. Estas coisas estão lá. Mas aquele vapu não é como este asat. Nosso corpo é asat. Ele não vai ficar. Seu corpo é sac-cid-ānanda. Nosso corpo é asat, acit e nirānanda - exatamente o contrário. Não vai ficar, e não há conhecimento, acit, e não há bem-aventurança. Sempre estamos infelizes. Então nirākāra significa não um corpo como este. Seu corpo é diferente. Ānanda cinmāyā rasa pratibhavitabhis (Bs. 5.37). Ānanda-cinmāyā. Aṅgāni yasya sakalendriya vṛtti-manti paśyanti pānti kalayanti ciraṁ jaganti (Bs. 5.32). Suas aṅgāni, aṅgāni, partes do corpo, são descritas, sakalendriya-vṛtti-manti. Eu posso ver com meus olhos. Meu, esta função especial do meu, esta parte do corpo é para ver. Mas Krishna: sakalendriya-vṛtti-manti - Ele pode não só ver, mas Ele pode comer também. Isto é importante. Ao ver, nós não podemos comer, mas o que quer que nós ofereçamos, se Krishna vê, Ele come também. Aṅgāni yasya sakalendriya-vṛtti-manti. Então, como podemos comparar o corpo de Krishna com o nosso corpo? Mas avajānanti māṁ mūḍhāḥ (BG 9.11). Aqueles que são patifes, eles pensam que "Krishna tem duas mãos, duas pernas, portanto, eu também sou Krishna. Eu também sou". Então, não se deixe enganar pelo patifes, pāṣaṇḍi. Tome como está lá no śāstra, aprenda de fontes autorizadas, e seja feliz.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya Srila Prabhupāda!