PTBR/Prabhupada 0455 - Não aplique sua lógica pobre a questões que são inconcebível para você



Lecture on SB 7.9.6 -- Mayapur, February 26, 1977

Pradyumna: Tradução - "Pelo toque da mão do Senhor Nṛsiṁha-deva na cabeça de Prahlada Maharaja, Prahlāda foi completamente liberado de todas as contaminações materiais e desejos, como se ele tivesse sido cuidadosamente limpado. Portanto, ele imediatamente se tornou transcendentalmente situado, e todos os sintomas de êxtase tornaram-se manifesto em seu corpo. Seu coração se encheu de amor, e seus olhos com lágrimas, e, assim, ele foi capaz de capturar completamente os pés de lótus do Senhor dentro do núcleo do seu coração."

Prabhupāda:

sa tat-kara-sparśa-dhutākhilāśubhaḥ
sapady abhivyakta-parātma-darśanaḥ
tat-pāda-padmaṁ hṛdi nivṛto dadhau
hṛṣyat-tanuḥ klinna-hṛd-aśru-locanaḥ
(SB 7.9.6)

Então Prahlāda Mahārāja, tat-kara-sparśa, "(pelo) toque da palma da mão de lótus de Nrsimha-deva," a mesma palma onde tenha uma unha. Tava kara kamala-vare nakham adbhuta-sṛṅgam. A mesma palma com nakha adbhuta... Dalita-hiraṇyakaśipu-tanu-bhṛṅgam. Imediatamente, com apenas as unhas... O Senhor não precisava de qualquer arma para matar esse demônio gigantesco, simplesmente unhas. Tava kara-kamala. O exemplo é muito bonito: kamala. Kamala significa flor de lótus. A palma da mão do Senhor é como uma flor de lótus. Portanto, a flor de lótus é muito suave, muito agradável, então como as unhas vieram? Portanto adbhuta. Tava kara-kamala, adbhuta. Nakham adbhuta-sṛṅgam. Não é possível crescer unhas ferozes, unhas penetrantes, na flor de lótus. Isto é contraditório. Portanto Jayadeva diz adbhuta: "É maravilhoso É impressionante." Portanto o poder do Senhor, a mostra de poder e unhas afiadas, todos são inconcebível. Śrīla Jīva Goswami explicou, "A menos que você aceita, o poder inconcebível do Senhor Supremo, não há compreensão." Acintya. Acintya-śakti. Acintya significa "inconcebível". Você não pode especular como isto está acontecendo, como na flor de lótus, há uma unha tão dura que, imediatamente, dentro de um segundo, Ele poderia matar um grande demônio como Hiranyakasipu. Por isso, é acintya. Não podemos conceber. Acintya. E, portanto, a instrução védica é acintyā khalu ye bhāvā na taṁś tarkeṇa yo jayet: "Não aplique sua lógica pobre a questões que são inconcebível para você." Não há lógica que (explica) como (uma) flor de lótus pode crescer unhas. Eles dizem "mitologia". Porque eles não podem conceber com seu pobre cérebro, eles não podem entender como as coisas acontecem assim, eles dizem "mitologia". Não mitologia. É fato. Mas é inconcebível para você ou por nós. Não é possível.

Então esse, o mesmo kara kamala, foi colocado sobre a cabeça de Prahlāda Mahārāja. Prahlādāhlāda-dāyine. Prahlāda Mahārāja estava sentindo, "Oh, que bem-aventurada esta mão." Não apenas sentindo, mas imediatamente toda a sua infelicidade material, dores, desapareceram. Este é o processo do toque transcendental. Nós podemos ter a mesma facilidade nesta era. Não é que Prahlada Maharaja tornou-se imediatamente eufórica pelo toque da palma da mão de lótus do Senhor... Você pode obter o mesmo benefício imediatamente se nós nos tornamos como Prahlāda Mahārāja. Em seguida, é possível... Kṛṣṇa é advaya-jñāna, por isso nesta era Kṛṣṇa desceu em Sua forma de vibração sonora: kali yuga nama rūpe kṛṣṇāvatāra (CC Adi 17.22). Esta era... Porque estes homens caídos nesta era, eles são ... Eles não têm qualificação. Mandāḥ. Todo mundo é ruim. Ninguém está qualificado. Eles não têm nenhum conhecimento espiritual. Não-se importe. No seu país ocidental eles são muito inchado com conhecimento material, mas eles não têm o conhecimento espiritual. Talvez na história, pela primeira vez na história, eles estão recebendo alguma informação de conhecimento espiritual.

Devotos: Jaya! Prabhupada: Caso contrário não havia conhecimento espiritual. Eles não sabem. Isso é um fato.