PTBR/Prabhupada 0508 - Aqueles Que São Matadores De Animais, Seus Cérebros São Maçantes Como Pedras



Lecture on BG 2.18 -- London, August 24, 1973

Agora, esta alma, como no verso anterior, nós compreendemos, avināśi tu tad viddhi yena sarvam idaṁ tatam. Esta não é a medição da alma, mas o poder da alma que você pode medir. Mas não a alma. Isso não é possível. A alma é tão pequena que não é possível. Você não tem meios de medição, e por causa agora dos nossos sentidos materiais, isto não é possível. Você pode simplesmente compreender por consciência. Assim como quando Caitanya Mahāprabhu desmaiou no templo de Jagannātha, Sarvabhauma Bhaṭṭācārya verificou que não havia nenhuma consciência. Mesmo o abdômen não estava se movendo. Quando você realmente tem consciência e você respira, o abdomên se move. Mas o abdômen de Caitanya Mahāprabhu foi examinado por Sarvabhauma Bhaṭṭācārya. Ele também não estava se movendo. Então ele pensou que "Este sannyāsī pode ter morrido." Mas ele tentou novamente. Ele trouxe um pouco de cotonete e colocou diante de Sua narina, e quando ele viu o cotonete, as fibras se movendo um pouco, então ele se tornou esperançoso, sim. Então, tudo tem um tipo diferente de cálculo, medição. Mas no que se diz respeito á alma, é dito aqui, aprameyasya, não há fonte de medição. Não há fonte. Portanto, a chamada ciência materialista, eles dizem que não há alma. Não, há alma. Esta é a prova que há alma. Esta é a prova. Qual é a prova? Primeiro de tudo há consciência. Esta é a prova. Mas você não pode medir. O local também é localizado. A alma está lá no coração. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61).

Então a alma está no coração e Kṛṣṇa também está no coração. Porque eles permanecem ambos juntos. Assim o lugar também é localizado. Você pode perceber também pela consciência onde há a apresentação de alma, mas se você quiser medir pela experiência, isto não é possível. Por isso, isto é chamado de aprameya. Prameya significa percepção direta. Eu posso ver ou eu posso tocar, eu posso lidar. Então, isso é... Kṛṣṇa diz que não, que não é possível. Aprameya. Então, como posso aceitar? Agora diz Kṛṣṇa. Então, como posso acreditar em Kṛṣṇa? Kṛṣṇa diz ukta, já está resolvido por autoridades. Ukta. Este é o sistema paramparā. Kṛṣṇa também diz ukta. Kṛṣṇa não diz que "eu falo," não. Ukta, há evidência Védica. Onde está? Nos Upaniṣads existe. Assim como,


bālāgra-śata-bhāgasya
śatadhā kalpitasya ca
bhāgo jīvaḥ sa vijñeyaḥ
sa cānantyāya kalpate

Está no Upaniṣad, Śvetāśvatara Upaniṣad. Isso é chamado de evidência Védica. Em outro, no Śrīmad-Bhāgavatam, há evidência. Qual é? Keśāgra-śata-bhāgasya śatadhā, sadṛśaṁ jīvaḥ sūkṣma (CC Madhya 19.140). Sūkṣma, muito bem. Jīvaḥ sūkṣma-svarūpo 'yaṁ saṅkhyātītaḥ kalpate. Este jīva, não um, dois, três, quatro - você não pode calcular. Asaṅkhya. Então, há evidências na literatura Védica. Portanto, temos que aceitá-las. Kṛṣṇa confirma isto e você na verdade também não pode medir. Mas nós temos evidências, a presença da alma, presença da alma. Ainda assim, como podemos dizer que não há alma? Não. Isso é tolice. O mundo inteiro está indo sob essa tolice. Não só agora, antes também. Como Cārvāka Munii, ele era ateu, ele não acreditava. O Senhor Buda também disse assim, mas Ele enganou. Ele sabia de tudo porque Ele é a encarnação de Deus. Mas ele tinha que enganar as pessoas dessa forma, porque elas não eram inteligentes o suficiente. Por que não eram inteligentes? Porque eles eram matadores de animais, eles perderam a sua inteligência. Keśava dhṛta-buddha-śarīra jaya jagadīśa hare. Aqueles que são matadores de animais, seus cérebros são maçantes como pedra. Eles não conseguem entender qualquer coisa. Portanto comer carne deve ser interrompido. A fim de reavivar os tecidos mais delicados do cérebro, para entender as coisas sutis, um indivíduo precisa desistir de comer carne.