PTBR/Prabhupada 0514 - Aqui, Prazer Significa Um Pouco De Ausência De Dor



Lecture on BG 2.25 -- London, August 28, 1973

Então, o nosso verdadeiro negócio é tornar-se brahma-bhūtaḥ. Então, quem pode se tornar? Isso já está explicado. Krishna já explicou que, qual é este verso? Yam oi na vyathayanty ete. Vyathayanti, não dá dor. Material, fardo material, isso é sempre problemático. Mesmo este corpo. Este é também um outro fardo. Nós temos que carregá-lo. Então, quando não se é perturbado por esta dor corporal e prazer... Não há prazer, simplesmente dor. Aqui, o prazer significa um pouco de ausência de dor. Assim como você tem uma fervura aqui. Como é chamado? Ferver? Phoṛā? Então, é sempre doloroso. E por alguma aplicação médica, quando a dor é um pouco aliviada, você acha que "Agora é a felicidade." Mas há fervura. Como você pode ser feliz? Então, aqui, na verdade, não há felicidade, mas pensamos ter descoberto tantas obejeções. Assim como há doença. Descobrimos a medicina. Descobrimos faculdade de medicina. Gerando, grandes, grandes médicos, M.D., FRCS. Mas isso não significa que você vai viver. Não, você vai ter que morrer, senhor. Assim, a fervura está ocorrendo. Um pouco de aplicação da medicina temporária, pode... Portanto, não há nenhuma felicidade neste mundo material. Portanto Krishna disse: "Por que você está se sentindo feliz? Você tem que morrer, afinal, o que não é o seu negócio. Você é eterno, mas ainda assim você tem que aceitar a morte. " Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Este é o seu verdadeiro problema.

Mas esses patifes não sabem. Eles pensam que a morte é natural - após a morte tudo está acabado. Agora por tanto tempo que eu não estou morrendo, deixe-me aproveitar. Ṛṇaṁ kṛtvā ghṛtaṁ pibet. Prazer significa... De acordo com o nosso sistema indiano, seu prazer não é comer carne como nos países ocidentais. Seu prazer é comer mais ghee, se tornar gordinho, gordo. Esse é o seu prazer. Então Cārvāka Muni recomenda: "Agora coma ghee e aproveite a vida." Kachori, samosā, todos feitos de preparação ghee. Depois, "Eu não tenho dinheiro, senhor. Onde devo conseguir ghee?" Ṛṇaṁ kṛtvā. "Implore, peça emprestado, rouber, consiga ghee". De uma forma ou de outra, mercado negro, mercado branco, de qualquer forma. Traga dinheiro e ghee, isso é tudo. Ṛṇaṁ kṛtvā ghṛtaṁ pibet. "Coma o quanto possível de ghee." Ṛṇaṁ kṛtvā ghṛtaṁ pibet yāvād jīvet sukham. Jīvet. Sukhaṁ jīvet. "O tanto quanto você viver, viva alegremente, muito bem." Essa é a teoria de todos os filósofos europeus. Viver alegremente. Mas o filósofo no final torna-se paralisado. Sua alegria está terminada. Quem é aquele filósofo que se tornou paralisado? Então eles fazem todas essas teorias. Não só os filósofos europeus, outro filósofo da Índia, Dr. Radhakrishnan, ele agora está com o cérebro paralisado.

Então, eles não entendem que há um controlador. Podemos teorizar e tantas maneiras de nossa vida feliz. Mas você não pode ser feliz, senhor, desde que você tem este corpo material. Isso é um fato. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Portanto pessoas inteligentes, elas devem ser... Kṛṣṇa está fazendo com que todos sejam inteligentes: "seu patife, você está sob o conceito de vida corpórea. Sua civilização não tem valor. É a civilização patife. "