PTBR/Prabhupada 0515 - Você Não Poderá Ser Feliz, Senhor, Enquanto Tiver Esse Corpo Material



Lecture on BG 2.25 -- London, August 28, 1973

Podemos teorizar em tantas maneiras de nossa vida feliz. Mas você não pode ser feliz, senhor, enquanto tiver este corpo material. Isso é um fato. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Portanto pessoas inteligentes, elas devem ser... Kṛṣṇa está fazendo todo o mundo inteligente: "seu patife, você está sob o conceito de vida corpórea. Sua civilização não tem valor. É a civilização da patifaria. " Aqui está a questão:

yaṁ hi na vyathayanty ete
puruṣaṁ puruṣarṣabha
sama-duḥkha-sukhaṁ dhīraṁ
so 'mṛtatvāya kalpate
(BG 2.15)

Seu problema é como ser restabelecido novamente como eterno. Porque nós somos eternos. De alguma forma ou de outra, nós caímos neste mundo material. Portanto, nós temos que aceitar o nascimento e a morte. Então, nosso problema é como voltar a ser eterno. Isso é amṛtatva. Mas esses patifes, eles não sabem, que há possibilidade de se tornar eterno. Simplesmente por tentar entender Kṛṣṇa, pode-se tornar-se imortal. Janma karma ca me divyaṁ yo jānāti tattvataḥ (BG 4.9). Simplesmente tente entender Kṛṣṇa, quem é Kṛṣṇa. Então tyaktvā dehaṁ punar janma naiti (BG 4.9).. Simplesmente por entender Kṛṣṇa, mesmo que você não sirva Kṛṣṇa. Se você servir, então você já está liberado. Se você simplesmente filosoficamente tentar entender a posição de Kṛṣṇa. Mas não, os mūḍhas, os patifes, eles vão dizer: "Aceitamos Kṛṣṇa como um grande homem. Nós não aceitamos Kṛṣṇa como Deus." Os Arya-samajis dizem. Tudo bem se você aceita um grande homem, grande personalidade, por que você não aceita o seu ensino, hein? Então que tipo de aceitar uma grande personalidade? Se você realmente aceitar Kṛṣṇa como uma grande personalidade, pelo menos você deve seguir as instruções de Kṛṣṇa. Mas não, isso também eles não fazem. E ainda assim eles são Arya Samaj-. Ārya significa partido avançado. Eles são partido degradante. Verdadeiro partido avançado são pessoas conscientes de Kṛṣṇa, os devotos de Kṛṣṇa. Eles são Arianos. Assim como Arjuna, quando ele estava tentando negligenciar a instrução de Kṛṣṇa, "Senhor, eu não vou lutar", disse Ele, anārya-juṣṭam. Qualquer um que desobedecer a instrução de Kṛṣṇa, ele é anāryan. E quem obedece a instrução de Kṛṣṇa, ele é Ariano. Essa é a distinção. Portanto, o assim chamado Arya-Samaj, eles desobedecem a instrução de Kṛṣṇa, e ainda assim eles clamam ser Arianos. Na verdade eles são anāryan. Anārya-juṣṭam. Essas coisas estão no Bhagavad-gītā.

Então, nānuśocitum arhasi. Krishna aqui disse: "Você é eterno. Seu negócio é como alcançar essa posição eterna, e, até agora, no que se refere ao corpo, antavanta ime dehāḥ, este é destrutível. Então você não deve ser muito sério sobre este corpo. " Esta é a distinção entre a civilização Védica, a civilização Ariana. Civilização védica significa Ariana. E a civilização Anāryan. Civilização Anāryan significa conceito de vida corpórea, e civilização Ariana significa conceito espiritual de vida, como fazer progresso espiritual. Isso é civilização verdadeira. Aqueles que são compactos no pensamento de confortos corpóreos de vida, eles são todos Anāryas, e isto agora é obsoleto, nānuśocitum arhasi: "Não se lamente sobre estas coisas imateriais." Muito obrigado. Hare Kṛṣṇa.