PTBR/Prabhupada 0517 - Não É Porque Você Nasceu Em Uma Família Rica, Que Você Vai Estar Imune A Doenças



Lecture on BG 7.1 -- Los Angeles, December 2, 1968

Então, em resposta a esta modalidade de yoga, Kṛṣṇa está diretamente falando aqui: mayy āsakta-manāḥ. Se você tentar concentrar sua mente sobre a forma de Kṛṣṇa, tão bonito... Ele está desfrutando com Rādhārāṇī e Seus associados. Então, mayy āsakta-manāḥ pārtha yogam, se você praticar esta yoga, mad-āśrayaḥ, yuñjan mad-āśrayaḥ... Você tem que praticar este yoga, ao mesmo tempo, você tem que tomar abrigo de Kṛṣṇa. Mad-āśrayaḥ. Āśrayaḥ significa "sob minha proteção." Isso é chamado de rendição. Se você for a um amigo em uma posição difícil e você se render a seu amigo, "Meu caro amigo, você é tão grande, tão poderoso, tão influente. Estou neste grande perigo. Então, eu me rendo a você. Por favor me dê proteção... " Assim, você pode fazer isso com Kṛṣṇa. Aqui no mundo material, se você se rende a uma pessoa, não obstante quão poderoso que seja, ele pode recusar. Ele pode dizer: "Bem, eu sou incapaz de lhe dar proteção." Essa é a resposta natural. Se você está em perigo e mesmo se você vai até o seu amigo íntimo, "Por favor me dê proteção" ele hesitará, porque seu poder é muito limitado. Ele vai em primeiro lugar, pensar que "Se eu der proteção para essa pessoa, se meu interesse não estará comprometido? " Ele vai pensar assim, porque sua potência é limitada. Mas Kṛṣṇa é tão bom que Ele é tão poderoso, Ele é tão opulento... Ele declara no Bhagavad-gītā, todos, sarva-dharman parityajya mām ekam Saranam vraja: (BG 18.66) "Deixe tudo de lado. Simplesmente renda-se a Mim". E qual é o resultado? O resultado é ahaṁ tvāṁ sarva-pāpebhyo mokṣayiṣyāmi: "Devo deixá-lo livre de todos os tipos de reação de sua vida pecaminosa."

Neste mundo material, nossas atividades são todas atividades pecaminosas. Há ação e reação. O que quer que você esteja fazendo, há ação e reação. Mesmo que haja uma boa reação, ainda assim é pecaminosa. Ainda assim, é pecaminoso. Assim como de acordo com a literatura Védica, atividades piedosas, o resultado de atividades piedosas... Janmaīśvarya-śruta-śrībhiḥ (SB 1.8.26). Suponha que você não está agindo de nenhuma maneira pecaminosa nesta vida, você é muito piedoso em todos os aspectos. Você é caridoso, você é benevolente, está tudo bem. Mas o Bhagavad-gītā diz que é karma-bandhana. Se você der em caridade a alguém, digamos, uma certa quantia de dinheiro, você vai ter o dinheiro de volta quatro vezes, cinco vezes, ou dez vezes mais, em sua próxima vida. Isso é um fato. Assim, a filosofia Vaiṣṇava diz que isto também é pecaminoso. Por que é pecaminoso? Porque você tem que ter o seu nascimento para receber estes juros compostos. Isto é pecaminoso. Agora, suponha que você nasceu em uma família muito rica. O problema de estar no útero da mãe, é o mesmo. Ou você é um homem piedoso ou um homem ímpio, quando você está no ventre de sua mãe... As dificuldades e as dores percebidas dentro do útero da mãe são as mesmas, seja você negro ou branco, seja você Indiano ou Americano ou gato ou um cão ou qualquer um. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Os problemas do nascimento, os problemas da morte, e os problemas das doenças, e os problemas da velhice são em toda parte os mesmos. Não é que porque você nasceu em uma família muito rica, que você vai estar imune a doenças. Não é que você não vai se tornar velho. Não é que você vai ser salvo dos problemas de nascimento, ou que você vai ser salvo dos problemas da morte.

Então, essas coisas devem ser entendidas de forma muito clara. Mas as pessoas tornaram-se tão pouco inteligentes, que eles não se importam para... "Oh, morte, tudo bem. Morte. Deixe que ela venha." Nascimento... Agora especialmente nestes dias, uma criança está no útero da mãe, tantos processos de morte estão lá. Muitos. Então por que? Porque as pessoas estão se tornando muito emaranhadas, que tal pessoa nem mesmo recebe o nascimento. No ventre da mãe ele é colocado, e ele é morto, novamente ele é colocado em outro ventre de uma mãe, mais uma vez ele é morto. Desta forma, ele não vê nem mesmo a luz. Entende? Então, para vir no ventre da mãe e aceitar novamente a morte, para aceitar a velhice, aceitar a doença, não é um negócio muito bom. Se você é um homem rico, você tem que aceitar todos estes problemas da existência material, ou se você é pobre... Não importa. Qualquer um que vem a este mundo material neste corpo material, tem que aceitar todos estes problemas. Pode ser que você seja Americano, a nação mais rica do mundo. Isso não significa que não há doença, que não há velhice, que não há nascimento e que não há morte. Assim, o indivíduo inteligente é aquele que pode fazer uma solução destes problemas. Ele é inteligente. Outros que estão a fazer remendos, aplicação de remendos, tentando fazer uma solução dos problemas da vida material, embora eles são incapazes - não é possível.