PTBR/Prabhupada 0536 - Qual É A Utilidade De Estudar Os Vedas, Se Você Não Compreende Krishna?



Janmastami Lord Sri Krsna's Appearance Day Lecture -- London, August 21, 1973

Quando Kṛṣṇa estava no campo de batalha de Kurukṣetra, você têm visto a imagem, Ele era como um rapaz de vinte anos ou, no máximo, vinte e quatro anos de idade. Mas naquela época, Ele tinha bisnetos. Portanto, Kṛṣṇa é sempre jovem. Navayauvanam ca. Estas são as declarações das literaturas Védicas.

advaitam acyutam anādiṁ ananta-rūpam
ādyaṁ purāṇa-puruṣaṁ nava-yauvanaṁ ca
vedeṣu durlābhaṁ adurlābhaṁ ātmā-bhaktau
(Bs. 5.33)

Então, para entender Kṛṣṇa, simplesmente se lermos como uma formalidade a literatura Védica, vai ser muito difícil entender o que é Kṛṣṇa. Vedesu durlābhaṁ. Embora todos os Vedas são destinados para a compreensão de Kṛṣṇa. No Bhagavad-gītā, é dito: vedaiś ca sarvair aham eva vedyo. Aham eva vedyo. Qual é a utilidade de estudar os Vedas, se você não compreende Kṛṣṇa? Porque o objetivo final da educação significa compreender, o Senhor Supremo, o Pai Supremo, a causa suprema. Como é dito no Vedānta-sūtra: janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). Athāto brahma jijñāsā. Brahma-jijñāsā, para discutir sobre a Suprema Verdade Absoluta, Brahman. O que é esse Brahman? Janmādy asya yataḥ. Esse Brahman significa de onde tudo emana. Assim, a ciência, a filosofia, significa descobrir a causa última de tudo. Isto estamos recebendo dos śāstras, da literatura Védica, que Kṛṣṇa é a causa de todas as causas. Sarva-kāraṇa-kāraṇam. Sarva-kāraṇa-kāraṇam.

īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ
sac-cid-ānanda-vigrahaḥ
anādir ādir govindaḥ
sarva-kāraṇa-kāraṇam
(Bs. 5.1)

Causa de todas as causas. Assim como, tente entender. Eu sou causado por meu pai. Meu pai é causado por seu pai. Ele é gerado por seu pai, seu pai... Vá buscar, então você vai finalmente chegar a alguém que é a causa. Mas Ele não tem causa. Anādir ādir govindaḥ (Bs. 5.1). Eu posso ser a causa do meu filho, mas eu também sou o resultado da causa, o meu pai. Mas o śāstra diz que anādir ādir, Ele é a pessoa original, mas Ele não tem causa. Isso é Kṛṣṇa. Portanto, Kṛṣṇa diz que janma karma ca me divyaṁ yo jānāti tattvataḥ (BG 4.9). O advento de Kṛṣṇa, é uma coisa muito importante. Devemos tentar entender Kṛṣṇa, porque Ele advém, porque Ele vem neste mundo material, qual é o Seu negócio, quais são as Suas atividades. Se nós simplesmente tentarmos entender Kṛṣṇa, então qual é o resultado? O resultado é tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti kaunteya (BG 4.9). Você obtém aquela imortalidade. O objetivo da vida é alcançar a imortalidade. Amṛtatvāya kalpate.

Assim, no advento de Kṛṣṇa, devemos tentar entender a filosofia de Kṛṣṇa. Sua Excelência estava falando de paz. A fórmula da paz está lá, falado por Kṛṣṇa. O que é isso?

bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ
sarva-loka-maheśvaram
suhṛdaṁ sarva-bhūtānāṁ
jñātvā māṁ śāntim ṛcchati
(BG 5.29)

Se os políticos, diplomatas, estão tentando estabelecer a paz no mundo... A Organização das Nações Unidas está lá, e há muitas outras organizações. Eles estão tentando ter a verdadeira paz e tranquilidade, nenhum mal-entendido entre homem para homem, nação para nação. Mas isso não está acontecendo. Isso não está acontecendo. O defeito é que na raiz está errado. Todo mundo está pensando "Este é o meu país. Esta é a minha família. É minha sociedade. É minha propriedade. " Este "meu" é ilusão.