PTBR/Prabhupada 0537 - Krishna É Aberto Ao Homem Mais Pobre Para Ser Adorado



Janmastami Lord Sri Krsna's Appearance Day Lecture -- London, August 21, 1973

No śāstra é dito, janasya moho 'yam ahaṁ mameti (SB 5.5.8). Esta "Eu e minha" filosofia é ilusão. Portanto, esta ilusão significa māyā. Māyā... Se você quer sair dessa ilusão, māyā, então você tem que aceitar a fórmula de Kṛṣṇa. Mām eva ye prapadyante māyām etāṁ taranti te. Tudo está lá no Bhagavad-gītā para orientação se aceitarmos a filosofia do Bhagavad-gītā como ele é. Tudo está lá. Paz está lá, a prosperidade está lá. Então, isso é um fato. Infelizmente, nós não aceitamos isso. Esse é o nosso infortúnio. Ou nós interpretamos de maneira errada. Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā, man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Kṛṣṇa diz que "Sempre pense em Mim," man-manā bhava mad-bhakto. "Torne-se Meu devoto". Mad-yājī, "Me adore." Māṁ namaskuru: "E ofereça reverências a Mim." É uma tarefa muito difícil? Aqui está a Deidade de Kṛṣṇa. Se você pensa nessa Deidade, Rādhā-Kṛṣṇa, é muito difícil? Man-manā. Você vem ao templo e, assim como um devoto, oferece o seu respeito à Deidade, man-manā bhava mad-bhakto. Na medida do possível tente adorar a Deidade, patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyaṁ yo me bhaktyā prayacchati (BG 9.26). Kṛṣṇa não quer toda a sua propriedade. Krishna é aberto ao homem mais pobre para ser adorado. O que Ele está pedindo? Ele diz: patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyaṁ yo me bhaktyā prayacchati: "Com devoção, se uma pessoa Me oferece um pouco de folha, um pouco de frutas, um pouco de água, Eu aceito. " Kṛṣṇa não está com fome, mas Kṛṣṇa quer te fazer devoto. Essa é a questão principal. Yo me bhaktyā prayacchati. Esse é o princípio mais importante. Se você oferece a Kṛṣṇa pequenas coisas... Kṛṣṇa não está com fome; Kṛṣṇa está fornecendo comida para todos. Eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān. Mas Kṛṣṇa quer o seu amor, a sua devoção. Portanto Ele está implorando um pouco patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyaṁ. Man-manā bhava mad-bhakto. Não há dificuldade em compreender Kṛṣṇa e aceitar a consciência de Kṛṣṇa. Mas não vou fazer isso; essa é a nossa doença. De outra forma, não é nada difícil. E assim que nos tornamos devoto de Kṛṣṇa, entendemos toda a situação. Nossa filosofia, filosofia Bhāgavata, também é o comunismo, porque consideramos Kṛṣṇa o pai supremo, e todas as entidades vivas, são todos filhos de Kṛṣṇa.

Então, Kṛṣṇa diz que Ele é o proprietário de todos os planetas, sarva-loka-maheśvaram (BG 5.29). Portanto, o que quer que haja, seja no céu ou na água ou na terra, eles são todos propriedades de Kṛṣṇa. E porque somos todos filhos de Kṛṣṇa, portanto, cada um de nós tem o direito de usar a propriedade do pai. Mas não devemos apropriar-nos das propriedades dos outros. Esta é a fórmula da paz. Mā gṛdha kasya svidhanam, īśāvāsyam idaṁ sarvam (ISO 1). Tudo pertence a Deus. Vocês são filhos de Deus. Você tem o direito de utilizar a propriedade do pai, mas não pegue mais do que você precisa. Isso é punível. Essas coisas são afirmadas no Śrīmad-Bhāgavatam. Stena eva sa ucyate (BG 3.12), no Bhagavad-gītā," ele é um ladrão." Se alguém leva mais do que ele precisa, então ele é um ladrão. Yajñārthāt karmaṇo 'nyatra loko' Yam karma-bandhanaḥ (BG 3.9). Se para a satisfação de Kṛṣṇa... Yajña significa Kṛṣṇa. Outro nome de Kṛṣṇa é Yajñeśvara. Então você age para Kṛṣṇa, você toma Prasada de Kṛṣṇa. Isto é o que estamos ensinando aqui. Neste templo, que estamos residindo Americanos, indianos, ingleses, canadenses, africanos, de diferentes partes do mundo. Você sabe disso. Não só neste templo, em todo o mundo. (pausa)

Kṛṣṇa é o supremo desfrutador e Kṛṣṇa é o maior amigo de todos. Quando esquecemos disso, então viemos a este mundo material e lutamos pela existência, lutamos um com o outro. Esta é a vida material. Então você não pode obter... Os políticos, diplomatas, filósofos, eles têm tentado tanto, mas, na verdade, nada tornou-se frutífero. Assim como as Nações Unidas. Ela foi organizada após a segunda grande guerra, e eles queriam que pacificamente fossemos resolver tudo. Mas não existe tal coisa. A luta está acontecendo, entre o Paquistão e a Índia, entre o Vietnam e a América, e isso e aquilo. Não é o processo. O processo é a consciência de Kṛṣṇa. Todo mundo tem que compreender esse fato, que nós não somos proprietários. O proprietário é Kṛṣṇa. É um fato. Assim como a América. Digamos que há duzentos anos atrás os Americanos, os Europeus migradores, eles não eram os proprietários - alguém era o proprietário. Antes deles, alguém era o proprietário ou era uma terra desocupada. O proprietário real é Kṛṣṇa. Mas artificialmente você está afirmando que "É minha propriedade." Janasya moho 'yam ahaṁ mameti (SB 5.5.8). Isso é chamado de māyā.