PTBR/Prabhupada 0553 - Você não precisa ir ao Himalaia. Apenas permaneça na cidade de Los Angeles



Lecture on BG 2.62-72 -- Los Angeles, December 19, 1968

Prabhupāda: Então, os iogues e outros métodos, eles estão tentando controlar os sentidos pela força. "Eu devo ir para os Himalaias. Eu não devo ver mais nenhuma mulher bonita. Eu devo fechar meus olhos". Estes são pela força. Você não pode controlar os seus sentidos. Existem muitos casos. Você não precisa ir para o Himalaia. Você só precisa permanecer na cidade de Los Angeles e ocupar seus olhos para ver Kṛṣṇa, você é mais do que uma pessoa que foi aos Himalaias. Você vai esquecer todas as outras coisas. Este é o nosso processo. Você não precisa mudar a sua posição. Ocupe seus ouvidos para ouvir o Bhagavad-gītā Como Ele É, você esquecerá toda bobagem. Ocupe os seus olhos para ver a beleza da Deidade, Kṛṣṇa. Ocupe sua língua para degustar Kṛṣṇa prasādam. Ocupe suas pernas para vir a este templo. Ocupe suas mãos para trabalhar para Kṛṣṇa. Envolva o seu nariz para cheirar as flores oferecidas a Kṛṣṇa. Então, para onde os seus sentidos irão? Ele cativou todos. A perfeição é certa. Você não precisa controlar seus sentidos à força, não veja, não faça isso, não faça isso. Não. Você tem que mudar o envolvimento, o status. Isso irá ajudá-lo. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: Significado. "Já está explicado que a pessoa pode controlar externamente os sentidos por algum processo artificial, mas a menos que os sentidos estejam envolvidos no serviço transcendental do Senhor há todas as chances de uma queda. Embora uma pessoa em plena consciência de Kṛṣṇa possa aparentemente estar no plano sensual, na verdade, porque ela é ser consciente de Kṛṣṇa, ela não tem apego ou desapego de tais atividades sensuais. A pessoa consciente de Kṛṣṇa está preocupada apenas com a satisfação de Kṛṣṇa e nada mais. Portanto, ele é transcendental a todo apego ou desapego. Se Kṛṣṇa quer, o devoto pode fazer qualquer coisa que é normalmente indesejável, e se Kṛṣṇa não quiser, ele não vai fazer nada que ele teria feito normalmente para sua própria satisfação. Portanto, agir ou não agir está sob seu controle, porque ela só age sob o ditame de Kṛṣṇa. Essa consciência é a misericórdia sem causa do Senhor que o devoto pode alcançar, apesar de ele estar ligado à plataforma sensual". 65: "Para aquele que está tão situado, os três tipos de misérias da vida material não existem mais. Em tal estado de felicidade a inteligência é constante". 66: "Aquele que não está em consciência transcendental não pode ter nem uma mente controlada, nem inteligência estável, sem a qual não há possibilidade de paz, e como pode haver alguma felicidade sem paz?" 67...

Prabhupāda: Todos neste mundo material, eles estão atrás de paz, mas eles não querem controlar os sentidos. Isso não é possível. Assim como se você está doente, e o médico diz que "Tome este medicamento, tome esta dieta", mas você não pode controlar. Você está tomando qualquer coisa que você gosta, contra as instruções do médico. Então, como você pode ser curado? Da mesma forma, queremos cura da condição caótica deste mundo material, nós queremos a paz e prosperidade, mas não estamos prontos para controlar os sentidos. Nós não sabemos como controlar os sentidos. Nós não sabemos o princípio iogue real do controle dos sentidos. Portanto, não há possibilidade de paz. Kutaḥ śāntir ayuktasya. A palavra exata está lá no Bhagavad-gītā. Se você não está envolvido em Consciência de Kṛṣṇa, não há possibilidade de paz. Artificialmente, você pode tentar obtê-la. Isso não é possível.