PTBR/Prabhupada 0556 - O Primeiro Entendimento Da Auto-Realização É Que A Alma É Eterna



Lecture on BG 2.62-72 -- Los Angeles, December 19, 1968

Prabhupāda: Pessoas materialistas, elas não podem entender o que é o futuro. Elas estão pensando que este corpo é tudo. "Nós temos este corpo, e quando ele for extinto, está acabado para todos." Essas questões nós já discutimos. Mas na verdade não é. Esta é a primeira compreensão da auto-realização, que a alma é eterna, Ela não é aniquilada, mesmo após a aniquilação deste corpo. Este é o começo da auto-realização. Então, essas pessoas não entendem isso. Elas não se importam com isso. Esse é o seu sono. Essa é a sua condição miserável. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: "Ele continua com sua atividade de auto-realização imperturbada por reações materiais." 70: "Uma pessoa que não é perturbada pelo fluxo incessante de desejos que entram como rios no oceano, que está sempre sendo enchido mas está sempre calmo, pode por si só alcançar a paz, e não o homem que se esforça para satisfazer esses desejos."

Prabhupāda: Agora, aqui está o... Uma pessoa materialista, ela tem seus desejos. Suponha que ele está fazendo algum negócio, ele está recebendo dinheiro. Então, ele satisfaz o seu desejo de forma materialista. Mas uma pessoa consciente de Kṛṣṇa, suponha que ele está fazendo da mesma forma, ele também está planejando ou fazendo algo após consciência de Kṛṣṇa. Então, essas duas esferas diferentes de atividades não estão no mesmo nível. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: 70: "Uma pessoa que não é... 71: "Uma pessoa que tenha desistido de todos os desejos por gratificação dos sentidos, que vive livre de desejos, que tenha desistido de todo o sentido de propriedade e é desprovida de falso ego, só ela pode alcançar a verdadeira paz. "

Prabhupāda: Sim. Assim, a pessoa que tenha desistido de todo o desejo por gratificação dos sentidos. Nós não temos que matar o nosso desejo. Como você pode matar? O desejo é companheiro constante de uma entidade viva. Esse é o sintoma de estar vivendo. Porque eu sou uma entidade viva, você é uma entidade viva, você tem desejo, eu tenho desejo. Não essa mesa. A mesa não tem vida; portanto, não tem nenhum desejo. A mesa não pode dizer que "eu estou aqui de pé por tantos meses. Por favor, me mova para outro lugar. " Não. Porque ela não tem nenhum desejo. Mas se eu estou sentado aqui por três horas, oh, eu vou dizer, "Oh, eu me cansei. Por favor, me retire do... Por favor, me arranje outro lugar." Então, o desejo deve estar lá, porque estamos vivendo. Nós temos que mudar o engajamento dos desejos. Se engajamos nossos desejos por gratificação dos sentidos, isso é material. Mas, se engajamos nossos desejos para agir em nome de Kṛṣṇa, esse é o nosso, somos livres de todos os desejos. Este é o critério.

Tamāla Kṛṣṇa: 72: "Esse é o caminho da vida espiritual e divina, ápós atingir um homem que não se confunde. Sendo assim situado, mesmo na hora da morte, o indivíduo pode entrar no reino de Deus. " Significado: "Pode-se alcançar consciência de Kṛṣṇa ou vida divina de uma só vez, dentro de um segundo, ou uma pessoa pode não atingir tal estado de vida, mesmo após milhões de nascimentos. "

Prabhupāda: Várias vezes houve dúvidas como: "Quanto tempo vai se demorar para se tornar consciente de Kṛṣṇa?" Eu também respondi, que, em um segundo pode ser feito. A mesma coisa está sendo explicada. Continue.