PTBR/Prabhupada 0558 - Nossa Posição É Marginal. A Qualquer Momento, Podemos Cair



Lecture on BG 2.62-72 -- Los Angeles, December 19, 1968

Prabhupāda: Sim. Ou, antes de tudo, o seu. Sim.

Devoto: É dito que uma vez que você alcança a Divindade, uma vez que você volta para Kṛṣṇa, que você não cai. Mas também é dito que viemos de lá originalmente. Se nós viemos de lá, como é que nós caímos se já estávamos lá?

Prabhupāda: Sim. Assim como neste exemplo que personalidades como Brahmā e Śiva, eles também se tornam, por vezes, vítimas de māyā. Portanto, a nossa, quero dizer, a potência de queda está sempre lá, a potência. E porque somos parte e parcela de Deus e porque estamos agora no mundo material, é para ser entendido que nós caímos. Mas você não pode traçar a história de quando você caiu. Isso é impossível. Mas a nossa posição é marginal. A qualquer momento, podemos cair. Essa tendência está lá. Por isso somos chamados marginais. Mas uma... Assim como é muito simples de entender. Todo mundo está propenso a cair doente. Não é? Agora, quando você está doente, não há necessidade de descobrir a história de quando você ficou doente. Você está doente, faça o seu tratamento, isso é tudo. Da mesma forma, estamos na condição de vida material. Apenas continue tratando-a e assim que você estiver curado, tome cuidado para não cair novamente. Mas há chance de cair, mais uma vez tornar-se doente. Não é que só porque uma vez você ficou curado, que não há nenhuma chance de ficar doente de novo. Há uma chance. Portanto, devemos ser muito cuidadosos. Sim.

Devoto: No Bhagavad-gītā diz-se na página 41 que Brahmā é o segundo mestre espiritual. Eu pensei que todos os mestres espirituais vivem para sempre; mas Brahmā não vive para sempre.

Prabhupāda: Sim. Nós vivemos para sempre. Por mudança do corpo nós não morremos. Você vive para sempre, eu vivo para sempre. Morte significa que nós mudamos esse corpo, isso é tudo. Assim como você muda o seu vestido. Quando você muda o seu vestido, isso não significa que você morre. Da mesma forma, mudança deste corpo não significa, na verdade, a morte. Ou aparecer em um corpo diferente, não significa realmente o nascimento. Não há nascimento e morte do ser vivo, mas a mudança de corpo está ocorrendo em nossa condição material. Isto é tomado como o nascimento e a morte. Na verdade não há nascimento e morte. Sim?

Madhudvisa: Prabhupāda, para quem adora o Senhor Buda, existe um planeta para ele ir? Ou há...

Prabhupāda: Hmm?

Madhudvisa: Para quem adora o Senhor Buda,

Prabhupāda: Sim?

Madhudvisa: No bhakti-Gana, eles dizem, ou de alguma forma, algum tipo de serviço devocional prestado para o Senhor Buda, existe um planeta para ele ir para o qual o Senhor Buda preside ou...

Prabhupāda: Sim. Há uma fase neutra. Isso não é planeta. Essa é a posição marginal entre o mundo espiritual e o mundo material. Mas o indivíduo tem que descer novamente. A menos que se entre no céu espiritual e leve a sua situação em alguns dos planetas espirituais... Assim como você voa no céu. A menos que você alcance algum planeta, você terá que descer novamente. Você não pode voar todos os dias no céu. Isso não é possível. É fase neutra. Nem em outro planeta, nem neste planeta, voando. Quanto tempo você deve voar? Você tem que tomar algum abrigo. Mas se você não tem abrigo nos planetas superiores ou uma situação superior, então você terá que descer. Então... O mesmo exemplo pode ser repetido. Suponha que você vá ao espaço... Assim como os homens sputnik, eles vão ás vezes. As pessoas pensam: "Ah, para onde ele foi, tão alto, tão alto." Mas ele não foi a lugar nenhum. Ele está descendo novamente. Então, são falsos aplausos, "Oh, ele tem ido tão alto, tão alto." Qual é o uso de ir tão alto? Você está descendo no momento seguinte. Porque você não tem poder para entrar em outro planeta. Então, o que a sua máquina, esta sputnik ou esses aviões, irão ajudá-lo? Você tem que descer novamente. Em vez disso, você deve cair em algum Oceano Atlântico, ou Oceano Pacífico, e alguém irá buscá-lo. Entende? Esta é a sua posição. Então, voidismo significa voar no céu e ficar inflado, "Eu vim tão alto, eu vim tão alto, tão alto." (risos) Aquele homem tolo não sabe quanto tempo ele vai continuar nessa posição elevada. Entende? Ele irá descer.