PTBR/Prabhupada 0564 - Eu Digo: “Por Favor Obedeça A Deus. Por Favor Tente Amar A Deus.” Esta É A Minha Missão



Press Interview -- December 30, 1968, Los Angeles

Jornalista: Eu não estou fazendo a você nenhuma dessas perguntas em tom de brincadeira. Por favor entenda. O que faz a sua interpretação, ou como é que difere em princípio da ética judaico-cristã básica dos Dez Mandamentos? Como é que difere?

Prabhupāda: Não há diferença.

Jornalista: Tudo bem. Então, se esse for o caso, o que você tem para oferecer... Quando eu digo: "você" Quero dizer que (indistinto).

Prabhupāda: Sim, sim.

Jornalista: Basicamente, o que você tem a oferecer que é diferente do ethos Cristão ou do ethos Judaico?

Prabhupāda: Porque, como eu disse a você, que nenhum deles estão seguindo estritamente os mandamentos de Deus. Eu simplesmente venho a pedir que "Você siga o mandamento de Deus." Essa é a minha mensagem.

Jornalista: Em outras palavras: "Você obedece a esses princípios."

Prabhupāda: Sim. Eu não digo que "Você Cristão, torne-se Hindu ou você vem para mim." Eu simplesmente digo que "Você obedeça a esses mandamentos." Essa é a minha ordem. Eu faço-lhe um melhor Cristão. Essa é a minha missão. Eu não digo que "Deus não está lá, Deus está aqui," mas eu simplesmente digo que "Você obedeça a Deus." Essa é a minha missão. Eu não digo que você tem que vir a esta plataforma e aceitar Kṛṣṇa como Deus e nenhum outro. Não. Eu não digo. Eu digo: "Por favor, obedeça a Deus. Por favor, tente amar a Deus." Essa é a minha missão.

Jornalista: Mas, novamente...

Prabhupāda: E dou a maneira como amar a Deus. Muito facilmente, como amar, desde que você concorda.

Jornalista: Bem, veja, mais uma vez, voltamos a este...

Prabhupāda: Então, praticamente, você acompanha? eu não tenho nenhuma diferença.

Jornalista: Sim, eu entendo. Eu agradeço.

Prabhupāda: Sim. Você acredita em Deus, eu creio em Deus. Eu simplesmente digo "Tente amar a Deus."

Jornalista: Bem, eu... Eu ainda estou... Não é que eu estou confuso. Eu entendo o que você está dizendo...

Prabhupāda: Você está confuso ainda?

Jornalista: Não, não, eu entendo o que você está dizendo. O que me confunde ou torna... Quando eu digo, eu e muitos dos nossos leitores... é por que isso? Deixe-me fazer a pergunta novamente. Deixe-me perguntar isso talvez para se tornar claro em minha mente. Eu não quero colocar palavras na sua boca, mas deixe-me dizer desta maneira. Você esta dizendo que, se a sua missão e a missão da tradição Judaica, Cristã, a ética ocidental é a mesma, novamente, deixe-me fazer a mesma pergunta, por que é que as pessoas mais jovens ou as pessoas em geral, estão desencantadas, e estão tentando ir para a religião voltada para o oriente se seus objetivos ou premissa são os mesmos que a ocidental? Por que eles estão indo em direção do oriente, se a premissa é a mesma?

Prabhupāda: Porque essas pessoas Cristãs, elas não estão ensinando-lhes praticamente. Eu estou ensinando-lhes praticamente.

Jornalista: Em outras palavras, você está ensinando-lhes o que você sente que é um prático, método diário de obter esta realização do espírito do homem.

Prabhupāda: Sim. Como... O amor de Deus está sendo ensinado pela Bíblia ou Antigo Testamento e Gītā, tudo certo. Mas você não está ensinando-lhes a amar a Deus. Eu estou ensinando-lhes a amar a Deus. Esta é a diferença. Por isso os jovens são atraídos.

Jornalista: Tudo bem. Então, o fim é o mesmo. É o método de chegar lá.

Prabhupāda: Não é o método. Você não está seguindo de modo algum, mesmo que o método está lá. Assim como eu digo, o método está lá, "não matar", e você está matando.

Jornalista: Eu entendo, mas o seu... O final é o mesmo. O seu fim...

Prabhupāda: O fim é o mesmo.

Jornalista: É a mesma coisa, mas é o caminho...

Prabhupāda: O método também é o mesmo, mas eles não estão ensinando as pessoas a seguir o método. Eu estou ensinando-lhes praticamente como seguir e como fazê-lo.