PTBR/Prabhupada 0566 - Se Os Líderes Do Povo Americano Vierem E Tentarem Entender Esse Sistema



Press Interview -- December 30, 1968, Los Angeles

Jornalista: É isso que Gandhi fez?

Prabhupāda: Hã? O que Gandhi sabia? Ele era um político. Ele não sabia nada sobre essa cultura.

Jornalista: Bem, eu li que, quando ele tinha 36 anos ele se tornou um celibatário, foi...

Prabhupāda: Isso é... É claro, ele tinha algumas idéias culturais hindus. Isso é bom. Ele começou o celibato, está tudo certo. Mas Gandhi não tinha idéias espirituais muito avançadas. Entende? Ele era mais ou menos político, estadista. Sim, isso é tudo.

Jornalista: Sim. Um homem muito corajoso. Bem, a resposta parece muito simplista, por assim dizer, e se é isso...

Prabhupāda: Agora, se você cooperar, então eu posso mudar a coisa toda em seu país. Eles serão muito felizes. Tudo deles será muito bom. Este movimento da consciência de Kṛṣṇa é tão bom. Desde que você coopere. Ninguém está cooperando. Simplesmente esses garotos, eles têm gentilmente vindo a mim e estão cooperando. Então, o meu movimento está progredindo, mas muito lentamente. Mas se os líderes do povo americano vierem, e tentarem entender e tentarem apresentar este sistema, oh, seu país será o país mais bonito do mundo.

Jornalista: Você... Há quanto tempo você está envolvido com isso?

Hayagrīva: Dois anos e meio.

Jornalista: Dois anos e meio? Quantos anos você tem, se é que posso perguntar?

Hayagrīva: Eu tenho 28.

Jornalista: Você tem 28. Agora, isto tem girado em torno de você?

Hayagrīva: Ah, consideravelmente. (risos)

Jornalista: Mas do ponto de vista prático, como é essa coisa sexual que o swami estava falando, como isso afetou você? Isso tem, você descobriu que há eficácia no que tem sido, naquilo que nós estávamos falando? Porque para mim é um problema muito fundamental em termos de jovens.

Hayagrīva: Bem, há desejos, e nós temos muitos desejos. E o desejo sexual é talvez um dos nossos desejos mais fortes. Assim...

Prabhupāda: Sim, sim.

Hayagrīva: Então esses desejos são canalizados por assim dizer. Eles são redirecionados e eles são direcionados para Kṛṣṇa.

Jornalista: Bem, eu entendo, eu entendo isso, mas eu estou dizendo é eficaz? Funciona?

Hayagrīva: Sim, ele funciona. Isso funciona. Mas você tem que ficar com ele. Pode ser muito difícil, especialmente no início, mas funciona. Você tem que resolver para que ele funcione. Você tem que querer que ele funcione.

Jornalista: Agora, eu quero entender isso completamente. Em outras palavras, não é nada que você sente que está desistindo.

Hayagrīva: Não, é que quando você vê algo melhor...

Jornalista: Isso é o que eu estou... Isso é o que eu quero dizer. Isso é...

Prabhupāda: Sim. Você está aceitando algo melhor.

Jornalista: Melhor. Isso é, sim. Não por apenas morder a sua língua ou o seu lábio dizendo: "Eu não vou tocá-lo, não vou tocá-lo." Há um substituto.

Hayagrīva: Não é, você não é... Você tem uma capacidade para o prazer, e você não vai desistir de algo... É muito humano não desistir de algo menos que você tenha algo melhor. Assim, o caso é que você tem que ter algo melhor do que o que você quer desistir...

Prabhupāda: Sim.