PTBR/Prabhupada 0570 - Mesmo se há uma mal entendido entre marido e esposa, não há questão de divórcio



Press Interview -- December 30, 1968, Los Angeles

Jornalista: Há muitos divórcios na Índia?

Prabhupāda: Sim. Os modernos, os chamados meninos e meninas avançados, eles estão agora procurando pelo divórcio. Mas antigamente, quando havia um mal-entendido entre marido e mulher, disputa, não havia esta questão de divórcio. Pegue minha vida como exemplo. Eu era um chefe de família. Agora eu desisti. Então eu, praticamente, não concordava com minha esposa, mas, não havia nenhum sonho de se divorciar. Entende? Nem ela sonhou, nem eu sonhei. Isso era desconhecido. Agora eles estão sendo introduzidos.

Jornalista: Sim. Cultura ocidental.

Prabhupāda: Ah, sim.

Jornalista: Você tem muitos seguidores lá na Índia?

Prabhupāda: Sim. Eu pessoalmente não, mas meus outros irmãos espirituais. Este culto é muito agradável.

Jornalista: Quantos, quantos...

Prabhupāda: Ah, milhões. Temos esta filosofia Vaiṣṇava, a Consciência de Kṛṣṇa, milhões e milhões. Quase todos. Oitenta por cento. Você pergunta a qualquer indiano e ele vai te falar muitas coisas sobre a consciência de Kṛṣṇa. Ele pode não ser meu discípulo, mas, há muitas pessoas santas como eu. Eles estão fazendo a mesma coisa.

Jornalista: Você... Você recebeu treinamento formal de um...

Prabhupāda: Sim, eu fui iniciado por meu Guru Mahārāja. Sua, aqui está a foto do meu mestre espiritual.

Jornalista: Oh, entendo.

Prabhupāda: Sim. Então quando seu país quis um certificado para me aceitar como um cidadão permanente, então eu recebi um certificado dos meus irmãos espirituais para provar que eu sou iniciado. Isso é tudo. Mas, por outro lado, em nosso país, não há necessidade de certificado.

Jornalista: Em outras palavras, não há nada como ir a um seminário na Índia onde você vai a um seminário ou um mosteiro e faz um curso de quatro anos...

Prabhupāda: Não, este é o mosteiro. Sim, há um mosteiro. Temos instituição, Instituição Gauḍīya Math. Eles têm centenas de templos, sim.

Jornalista: Você precisa participar de um curso específico?

Prabhupāda: Sim, é preciso estudar dois ou três livros, isso é tudo. Todos podem ler. A Bhagavad-gītā e Śrīmad-Bhāgavatam ou a Caitanya-caritāmṛta. Você vai aprender tudo. Você não precisa aprender a partir de grande volumes de livros. Porque o Bhagavad-gītā é um livro tão bom que se você conseguir entender uma linha, você avança cem anos. Entende? Então, eu quero dizer, significativo e muito sólido. Por isso, nós publificamos esse Bhagavad-gītā Como Ele É. Deixe seu povo lê-lo, deixe-os perguntar, e tentar entender o que é esse movimento.

Jornalista: A Macmillan está publicando este.

Prabhupāda: Sim, Macmillan está publicando.