PTBR/Prabhupada 0571 - Um Indivíduo Não Deve Permanecer Na Vida Familiar. Isso É A Cultura Védica



Press Interview -- December 30, 1968, Los Angeles

Jornalista: Agora, quando você... Você vai a este instituto por um determinado período de tempo?

Prabhupāda: Não há prazo determinado. Não. Mas, digamos, para mim, fui treinado, meu pai era desta linha...

Jornalista: Ah, seu pai...

Prabhupāda: Ah sim. Meu pai me treinou desde a infância, sim. E então eu conheci o meu mestre espiritual em 1922, e eu foi iniciado em... Em um todo, houve um conhecimento, porque, como eu disse a você, 80, 90 por cento das pessoas são conscientes de Kṛṣṇa por aprendizado de família. Entende? Portanto, fomos treinados desde o início da nossa vida. Oficialmente, é claro, aceitei meu mestre espiritual em 1933. Desde então, eu tinha algum conhecimento, e desde que o conheci, eu desenvolvi esta idéia.

Jornalista: Entendo, entendo. Então você tem sido, em certo sentido, difundido essa mensagem desde 1933 em seu próprio país.

Prabhupāda: Não. Estou propagando como missionário desde mil novecentos..., praticamente desde 59.

Jornalista: 59, entendo. O que você fez a partir do momento...

Prabhupāda: Eu era um chefe de família. Eu estava fazendo negócios em medicina. Anteriormente, eu fui gerente em uma grande empresa química. Mas eu estava cultivando esse conhecimento, embora eu era chefe de família. Eu estava publicando esta Volta ao Supremo...

Jornalista: Então você estava publicando esta...

Prabhupāda: Na Índia.

Jornalista: Ah, compreendo.

Prabhupāda: Sim, eu comecei em 1947 sob a ordem do meu mestre espiritual. Então o que eu estava ganhando, eu estava gastando. Sim. Eu não estava recebendo nada em troca, mas eu estava distribuindo. Então, eu estava fazendo este negócio há muito tempo. Mas, na verdade, depois de desistir de toda a conexão com a minha família, eu estou fazendo este trabalho desde 1959.

Jornalista: Você tem filhos?

Prabhupāda: Ah sim, eu tenho filhos crescidos.

Jornalista: Você apenas deixou-os?

Prabhupāda: Sim. Eu tenho a minha esposa, meus netos, todos, mas eu não tenho nenhuma ligação com eles. Eles estão fazendo o seu próprio caminho. Minha esposa é confiada aos filhos mais velhos. Sim.

Jornalista: Bem, isso é um...? Quer dizer, eu tenho uma certa dificuldade de assimilar em desistir de sua família e apenas meio que dizer: "Te vejo mais tarde."

Prabhupāda: Sim, sim, este é o regulamento Védico. Todos devem desistir da ligação familiar a uma certa idade, depois de 50 anos de idade. Não se deve permanecer na vida familiar. Essa é a cultura Védica. Não que até a morte, um indivíduo esteja em convívio de família. não. Isso não é bom.

Jornalista: Você pode explicar isso?

Prabhupāda: Primeiro de tudo, um menino é treinado como brahmacārī, vida espiritual. Então, ele é aconselhado a não entrar na vida familiar. Mas se ele é incapaz de controlar sua vida sexual, ele é permitido, "Tudo bem. Torne-se casado." Então, ele permanece na vida familiar. Assim, ele se casa com a idade de 24 ou 25. 25 anos, deixe-o desfrutar a vida sexual. Nesse meio tempo, ele tem alguns filhos mais velhos. Então, com a idade de 50, o marido e a mulher vão embora da casa e eles viajam por todos os lugares de peregrinação apenas para desapegá-los do afeto familiar. Desta forma, quando o homem for um pouco mais avançado, ele pede à sua esposa que "Vá e cuide da família e seus filhos, crescidos, vão cuidar de você. Deixe-me tomar sannyāsa." Assim, ele fica sozinho e prega o conhecimento que ele adquiriu. Esta é a civilização Védica. Não que um homem deve permanecer na vida familiar desde o nascimento até a morte. Não. No Budismo também existe princípio regulador obrigatório que um Budista deve se tornar um sannyāsī pelo menos durante dez anos. Sim. Porque toda a idéia é como atingir a perfeição espiritual. Então, se o indivíduo permanece em sua vida familiar, sobrecarregado, ele não pode fazer qualquer progresso espiritual. Mas se a família também, toda a família é consciente de Kṛṣṇa, então é útil. Mas isso é muito raro. Porque o marido pode ser consciente de Kṛṣṇa, e a esposa pode não ser. Mas a cultura foi tão boa que todos permaneceram conscientes de Kṛṣṇa.