PTBR/Prabhupada 0598 - Nós não podemos entender o quão grande Deus é. Esta é a nossa loucura



Lecture on BG 2.23 -- Hyderabad, November 27, 1972

Então, na verdade, a última, a última palavra da Verdade Absoluta é uma pessoa. Mas, mas, infelizmente, aqueles que são mūḍhas, ou menos inteligentes, avajānanti māṁ mūḍhā mānuṣīṁ tanum āśritam (BG 9.11), "Oh, Kṛṣṇa? Ele pode ser Deus, mas Ele se tornou uma pessoa, tendo a ajuda de māyā." Esta é a filosofia Māyāvāda. Eles estão estudando māyā; eles colocam Deus também dentro de māyā. Esta é a filosofia Māyāvāda. Mas Deus não é māyā. Deus nunca é coberto por māyā. Kṛṣṇa diz que mām eva ye prapadyante māyām etāṁ taranti te: (BG 7.14) "Qualquer pessoa que se renda a Mim, ela torna-se livre das garras de māyā." Como Kṛṣṇa pode estar dentro de māyā? Isso não é uma filosofia muito boa. Simplesmente por render-se a Kṛṣṇa, você se torna livre de māyā. Como a pessoa, a Pessoa Suprema, Kṛṣṇa, pode estar dentro de māyā? Portanto Kṛṣṇa disse, avajānanti māṁ mūḍhā mānuṣīṁ tanum āśritam, paraṁ bhāvam ajānantaḥ (BG 9.11). Eles não sabem a potência que lo Senhor é, o quão poderoso Ele é. Eles estão comparando o poder do Senhor Supremo com seu próprio poder. A filosofia do sapo. O Dr. Sapo. Sapo está considerando, "O Oceano Atlântico pode ser um pouco maior do que o poço". Porque ele está morando sempre. Kūpa-maṇḍūka-nyāya é, em sânscrito é chamado de kūpa-maṇḍūka-nyāya. Kūpa significa poço, e maṇḍūka significa o sapo. O sapo está perpetuamente dentro do poço, e se alguém lhe informa que existe uma outra grande extensão de água, o Oceano Atlântico, ele simplesmente calcula que "Pode ser um pouco maior do que esse poço, um pouco maior do que esse poço". Mas ele não pode entender o quão grande Ele é. Então, Deus é grande. Não podemos entender quão grande Ele é! Essa é a nossa loucura. Estamos simplesmente calculando: "Ele pode ser uma polegada maior do que eu. Ou um pé maior do que eu". Isso é especulação mental. Portanto Kṛṣṇa diz, manuṣyāṇāṁ sahasreṣu kaścid yatati siddhaye: (BG 7.3) "Dentre muitos milhões de homens, um pode tentar fazer a sua vida bem-sucedida, compreendendo a Verdade Absoluta". E yatatām api siddhānāṁ kaścin māṁ vetti tattvataḥ (BG 7.3).

Portanto, não podemos compreender Deus por nossa especulação mental. Nem podemos entender o que é a medida da alma. Isso não é possível. Portanto, temos de tomar informações a partir da mais alta autoridade, Kṛṣṇa, sobre qual é a natureza de Deus, Qual é a natureza da Verdade Absoluta, qual é a natureza da alma. Temos de ouvir. Temos de ouvir. Portanto, a literatura védica é chamada śruti. Você não pode criar experiência. Isso não é possível. Mas, infelizmente, há um grupo de pessoas que pensam que eles podem criar experiência, que eles podem conhecer o Absoluto pela especulação mental. O Brahma-saṁhitā diz:

panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyo
vāyor athāpi manaso muni-puṅgavānām
so 'py asti yat prapada-sīmny avicintya-tattve
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi
(Bs. 5.34)

Panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyaḥ. Por muitos milhões de anos, se você fizer o seu progresso no céu para descobrir Deus, onde está Deus... Panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyo vāyor athāpi. Não este plano comum, mas no plano do ar, a velocidade do ar. Ou mente. A velocidade da mente é muito rápida. Imediatamente, você está sentado aqui, sua mente pode ir a muitos milhões de milhas de distância, se você tiver uma idéia. Assim, tanto no plano da mente ou pelo plano do ar, e viajar para muitos milhões de anos, você não pode descobrir. Panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyo vāyor athāpi manaso muni-puṅga... (Bs. 5.34). Muni-puṅgavānām. Não apenas as pessoas comuns, mas grandes pessoas santas, sábios, eles também não podem.