PTBR/Prabhupada 0610 - A menos que a pessoa aceite a instituição de Varna e Ashram, ela não é humana



Lecture on BG 7.1 -- Calcutta, January 27, 1973

Se você quiser conhecer Kṛṣṇa ou Deus pelo processo especulativo, não apenas por um ano, dois anos... Panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyo vāyor athāpi. Não a especulação mental, mas no avião correndo na velocidade de vāyu, ou ar, ou a mente, a velocidade da mente, mesmo percorrendo muitos milhares de anos, você não pode alcançar. Ainda assim, continua a ser avicintya, inconcebível. Mas se você levar para o processo deste kṛṣṇa-yoga, ou bhakti-yoga, então você pode se tornar consciente de Kṛṣṇa muito facilmente. Bhaktyā mām abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ (BG 18.55). Entender Kṛṣṇa superficialmente, isso não é suficiente. Isso também é bom, mas você deve ter tattvataḥ, o que é Kṛṣṇa, na verdade. Esse conhecimento pode ser alcançado - bhaktyā, por este kṛṣṇa-yoga. Caso contrário,

manuṣyāṇāṁ sahasreṣu
kaścid yatati siddhaye
yatatām api siddhānāṁ
kaścin māṁ vetti tattvataḥ
(BG 7.3)

Há tantos seres humanos em todo o mundo. Na maior parte, eles são como animais - sem cultura. Porque, de acordo com nossa cultura védica, a menos que a pessoa aceite a instituição de varṇa e āśrama, ela não é um ser humano. Ela não aceitou. Assim, portanto, Kṛṣṇa diz manuṣyāṇāṁ sahasreṣu. Quem está aceitando esta varṇāśrama? Não. Condição caótica. Então, nessa condição caótica você não pode entender o que é Deus, o que é Kṛṣṇa. Portanto, Kṛṣṇa diz manuṣyāṇāṁ sahasreṣu. Dentre muitos, muitos milhares e milhões de pessoas, uma aceita a instituição científica de varṇāśrama-dharma. Isso significa seguidores dos Vedas, estritamente. Dentre essas pessoas que estão seguindo os princípios védicos, a maior parte eles estão ligados a karma-kāṇḍa, cerimônias ritualísticas. Então dentre de muitos milhões de pessoas que trabalham em cerimônia ritualística, uma torna-se avançada em conhecimento. Eles são chamados de jñānīs, ou filósofos especulativos. Não karmī, mas jñānīs. Entre dentre de muitos milhões de tais jñānīs, um torna-se mukta, liberado. Brahma-bhūtaḥ prasannātmā na śocati na kāṅkṣati (BG 18.54). Esta é a fase liberada. Aquele que é Brahman percebeu a alma, ele não tem nada a lamentar, nem nada a ansiar. Porque na fase karmī temos duas doenças: anseio e lamentação. O que quer que você tenha, se for perdido, então eu lamento. "Oh, eu tenho isto e aquilo e que agora está perdido". E qualquer coisa que nós não possuímos, nós ansiamos. Assim, para possuir, ansiamos, nós trabalhamos tão duro. E quando perdemos algo, nós mais uma vez lamentamos e choramos. Esta é a fase karmī. Então, fase brahma-bhūtaḥ... estágio Jñāna significa que ele não tem mais lamentação ou anseio. Prasannātmā. "Oh, eu estou, ahaṁ brahmāsmi. O que eu tenho a ver com esse corpo? Meu negócio é cultivar o conhecimento transcendental, brahma-jñāna". Então, nesse estágio, brahma-bhūtaḥ prasannātmā na śocati na kāṅkṣati samaḥ sarveṣu bhūteṣu (BG 18.54). Este é o teste. Ele não tem nenhuma lamentação. Ele não tem nenhum anseio. E ele é igual com todos. Paṇḍitāḥ sama-darśinaḥ.

vidyā-vinaya-sampanne
brāhmaṇe gavi hastini
śuni caiva śva-pāke ca
paṇḍitāḥ sama-darśinaḥ
(BG 5.18)

Ele não tem nenhuma distinção. Assim, deste modo, quando alguém está situado, então, mad-bhaktiṁ labhate parām (BG 18.54), então ele vem para a plataforma devocional. E quando ele vem para a plataforma devocional, bhaktyā mām abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ (BG 18.55), então ele é capaz.