PTBR/Prabhupada 0614 - Nós devemos ser muito cuidadosos, cair significa um intervalo de milhões de anos.



Lecture on SB 7.9.1 -- Mayapur, February 8, 1976

A lista dos semideuses começa a partir do Senhor Brahmā. Ele é o pai original dos semideuses e todas as outras entidades vivas. Ele é, portanto, conhecido como prajā-pati ou chamado pitā-maha, avô, prajā-pati. Ele é a origem de tudo. A teoria de Darwin, uma teoria patife, que não havia vida, mas de acordo com o conhecimento védico havia a melhor vida, Brahmā. A partir daí se inicia a vida, e gradualmente elas se tornam degradadas, contaminação material. Não que não havia vida. A partir de um tipo de condição de vida inferior ela eleva-se mais e mais. Essa é uma teoria errada. A teoria real é que a vida começa a partir da pessoa mais exaltada, o Senhor Brahmā, prajā-pati. Então de alguma matéria auspiciosa eles estão avançando, porque você não pode se aproximar de Deus em sua condição inferior de vida. Entende? Baixa condição de vida significa reação pecaminosa. Nesta condição você não pode se aproximar de Deus. Paraṁ brahma paraṁ dhāma pavitraṁ paramaṁ bhavān (BG 10.12). (à parte:) Quem está falando? Pavitraṁ paramaṁ bhavān. Kṛṣṇa é o puro supremo, pavitraṁ paramam. Paramam significa extremo. Então, ninguém pode se aproximar de Kṛṣṇa, enquanto está impuro. Isso não é possível. Assim como alguns patifes, eles dizem, "Não importa o que você está comendo, o que você está fazendo. Não há impedimento para o seu progresso espiritual". Esses canalhas, esses tolos, enganando o mundo inteiro que, em questão de entender a Pessoa Suprema alguém pode se comportar como pessoa de baixo nível. Não. Isso não é possível. Paraṁ brahma paraṁ dhāma pavitraṁ paramaṁ bhavān (BG 10.12).

Então, se você tem que se aproximar do puro supremo, você tem que tornar-se puro. Caso contrário, não há possibilidade. Sem ser fogo, você não pode entrar no fogo. Ou você vai ser queimado. Da mesma forma, embora você também seja Brahman... Parte do Para-brahman também é Brahman. Ahaṁ brahmāsmi. Esta é nossa identificação. Mas que tipo de Brahman? Apenas mínima partícula de Brahman, pequena partícula. Assim como faísca e o fogo inteiro. Ambos são fogo, mas faísca é faísca, e o incêndio é incêndio. Então a faísca não pode se tornar incêndio. Se ela quer se tornar assim, então ela cai. Então, qualquer pequena chama que existia, fogo, torna-se extinto. Se a faísca da audácia quer tentar se tornar o incêndio, então ela cai. Āruhya kṛcchreṇa paraṁ padaṁ tataḥ patanty adhaḥ (SB 10.2.32). Āruhya kṛcchreṇa, por severas austeridades e penitências, você pode subir até o Brahman impessoal, mas você vai cair de novo. Este é o fato. Assim, muitas pessoas, elas estão tentando se tornar integradas dentro da existência do Brahman Supremo, mas o resultado é que elas estão caindo. Elas devem cair. Isso não é possível. Āruhya kṛcchreṇa paraṁ padaṁ tataḥ patanty adho anādṛta-yuṣmad-aṅghrayaḥ (SB 10.2.32). Sem cuidar de adorar aos pés de lótus de Kṛṣṇa, elas estão caindo. Assim, devemos ser muito, muito cuidadosos para não tentarmos nos tornar igual ou maior do que Kṛṣṇa. Há alguns patifes, eles dizem que "Tal e tal patife é maior do que Kṛṣṇa". Eu não desejo mencionar seus nomes. Estes patifes, eles dizem que "Aurobindo é maior do que Kṛṣṇa". Eles dizem assim. Vocês sabem disso? Portanto, o mundo, está cheio de patifes e tolos. Nós temos que... Com muita cautela e inteligência nós temos de fazer progresso na vida espiritual. Não tome isso como muito insignificante. Devemos ser muito cuidadosos. Caso contrário, existe queda, e uma vez caído significa um intervalo de milhões de anos. Você obteve esta forma de vida humana para realizar consciência de Kṛṣṇa, mas se você não é sério, então, novamente o intervalo será de milhões de anos.

Portanto, nosso dever é tāṅdera caraṇa sevi, bhakta-sane vās. Devemos viver com os devotos e estar envolvidos no serviço dos ācāryas. .Ācāryaṁ māṁ vijānīyān nāvamanyeta karhicit (SB 11.17.27). Deve se entender ācārya como o próprio Kṛṣṇa. Não o desconsidere. Yasya deve parā bhaktir yathā deve tathā gurau (ŚU 6.23). Este é o comunicado. Portanto, temos de ser muito cautelosos. Assim como aqui também. O brahmādaya, grandes, grandes semideuses, eles não poderiam pacificar, apaziguar o senhor. Ele estava com raiva. Evaṁ surādayaḥ sarve brahma-rudra-puraḥ sarāḥ (SB 7.9.1). Grandes, grandes personalidades, rudra, na upaitum. Na upaitum aśakan manyu. Eles não poderiam acalmá-Lo, e saṁrambhaṁ sudurāsadam. Sudurāsadam, muito, muito difícil. Uma vez que estamos condenados por Kṛṣṇa, é muito, muito difícil de se levantar novamente. Mūḍhā janmani janmani (BG 16.20). Vida após vida nós seremos condenados. Essa é a nossa punição. Portanto, não faça nada que fará Kṛṣṇa infeliz. Simplesmente envolva-se no serviço do Senhor. Coisa muito simples. Man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Simplesmente pense sempre Nele. Não pense em ninguém, em mais nada. Sarvopādhi-vinirmuktam (CC Madhya 19.170). Anyābhilāṣitā-śūnyam (Brs. 1.1.11). Basta tentar manter o seu serviço para Kṛṣṇa. Há ocupação para vinte e quatro horas, e tente segui-la. Não a negligencie. Isso fará sua vida bem sucedida. Muito obrigado. Devotos: Jaya Śrīla Prabhupāda. (fim)