PTBR/Prabhupada 0618 - O Mestre Espiritual se sente muito Feliz que "Este Menino tem Avançado mais do que Eu"



Lecture on CC Adi-lila 7.91-2 -- Vrndavana, March 13, 1974

Quando um discípulo se torna perfeito em avanço espiritual, o mestre espiritual se sente muito, muito feliz, que "eu sou um absurdo, mas este menino, ele tem seguido minha instrução e ele tem alcançado o sucesso. Esse é o meu sucesso. " Esta é a ambição do mestre espiritual. Assim como um pai. Esta é a relação. Assim como... Ninguém quer ver alguém mais avançado do que a si mesmo. Essa é a natureza. . Matsarata. Se alguém se torna avançado em qualquer assunto, então eu me torno invejoso dele. Mas o mestre espiritual ou o pai, ele não se torna invejoso. Ele se sente muito, muito feliz, isto "Este garoto tem avançado mais do que eu." Isto é posição de mestre espiritual. Então Kṛṣṇa, Caitanya Mahāprabhu expressa, Ele (indistinto) que "Por ..., quando eu canto e danço e choro em êxtase, então, Meu mestre espiritual Me agradece desta maneira: bhāla haila, É muito, muito bom." Pāile tumi parama-puruṣārtha: "Agora Você tem alcançado o maior sucesso na vida." Tomāra premete: "Porque Você tem avançado tanto, āmi hailāṅ kṛtārtha, eu estou me sentindo muito agradecido." Esta é a posição.

Então ele incentiva, nāca, gāo, bhakta-saṅge kara saṅkīrtana: "Agora continue. Você tem alcançado tanto sucesso. Agora novamente Você vá em frente." Nāca: "Você dança." Gāo: "Você canta e canta," bhakta-saṅge, "na sociedade dos devotos." Não fazer uma profissão, mas bhakta-Sange. Esta é a verdadeira plataforma de alcançar o sucesso na vida espiritual. Narottama dāsa Ṭhākura também diz que

tāñdera caraṇa-sevi-bhakta-sane vāsa
janame janame mora ei abhilāṣa

Narottama dāsa Ṭhākura diz que "Nascimento após nascimento." Porque um devoto, ele não aspira depois voltar para casa, de volta ao Supremo. Não. Em qualquer lugar, não importa. Ele quer simplesmente glorificar o Senhor Supremo. Esse é o seu negócio. Não é o negócio do bhakta que ele está cantando e dançando e executando serviço devocional para ir a Vaikuṇṭha ou Goloka Vṛndāvana. Este é o desejo de Kṛṣṇa;. "Se Ele gosta, Ele vai me levar." Assim como Bhaktivinoda Ṭhākura disse: icchā yadi tora. Janmāobi yadi more icchā yadi tora, bhakta-gṛhete janma ha-u pa mora. O, um devoto somente ora por isso ... Ele não solicita de Kṛṣṇa que "Por favor leve-me de volta a Vaikuṇṭha ou Goloka Vṛndāvana." Não. "Se Você pensa que eu devo nascer de novo, tudo bem. Mas apenas, somente o meu pedido é que me dê nascimento na casa de um devoto. Isso é tudo. De modo que eu não possa esquecer Você. "Esta é a única prece do devoto.