PTBR/Prabhupada 0643 - Aqueles que são avançados, eles tem que trabalhar para Krishna



Lecture on BG 6.1 -- Los Angeles, February 13, 1969

Prabhupāda: Sim?

Devoto: Prabhupāda, está escrito no Bhagavad-gītā, no qual acabamos de ler, sobre ter fé de que Kṛṣṇa irá nos prover. E também mais adiante no Gītā é dito que Deus ajuda aqueles que se ajudam.

Prabhupāda: Sim.

Devoto: Agora, como devemos determinar o que nós devemos...?

Prabhupāda: Se ajudar significa que você deve se render a Kṛṣṇa; isto é se ajudar. E se você pensa, "Oh, eu posso me proteger", então você não está ajudando a si mesmo. Assim como este dedo, até agora está saudável, trabalhando, se há algum problema, Eu posso gastar milhares de dólares para isso. Mas se esse dedo é cortado do meu corpo, se você pisotear com os pés este dedo, eu não ligo para isso. Da mesma forma, ajudar a si mesmo significa colocar-se na posição correta, como parte e parcela de Kṛṣṇa. Essa é a verdadeira ajuda. Caso contrário, como você pode ajudar? O dedo pode ajudar a si mesmo, colocando-se na posição adequada da mão e trabalha para todo o corpo. Esta é a posição correta. Se o dedo pensa que, "Eu permanecerei separado deste corpo e ajudo a mim mesmo", ele vai morrer. Assim logo que você pensa, que " eu deverei viver independentemente, sem proteção de Kṛṣṇa," isto é minha morte, e assim que eu me envolver como parte e parcela de Kṛṣṇa, isso é minha vida.

Assim ajudar a si mesmo significa conhecer sua posição e trabalhar dessa forma. Isto é ajudar. Sem saber qual é sua posição, como alguém pode ajudar a si mesmo? Não é possível. Sim?

Devoto: Então devemos sempre tentar agir de forma discriminada e sempre tentar servir a Kṛṣṇa e não ter Kṛṣṇa para nos servir. Sempre sinta que devemos tentar servir Kṛṣṇa , e não diga que nós faremos isso e Kṛṣṇa proverá, Kṛṣṇa nos ajudará.

Prabhupāda: Você está servindo Kṛṣṇa, isto significa que você está agindo. Servir significa agir. O que você entende por servir? Na verdade, quando você serve alguém, você não está fazendo alguma coisa? Você está empenhado em servir Kṛṣṇa como? Você está indo pregar a consciência de Kṛṣṇa, você está cozinhando, você está limpando, você são tantos, fazendo alguma coisa. Então ajudar Kṛṣṇa significa fazer. Ajudar Kṛṣṇa não significa você se sentar comodamente. Isso é atividades em consciência de Kṛṣṇa. Qualquer recurso que você tem para trabalhar, utilize-o para Kṛṣṇa. Isso é bhakti. Agora nós temos, que recursos nós temos? Nós temos a mente. Tudo bem, pense em Kṛṣṇa. Nós temos esta mão - lave o templo ou cozinhe para Kṛṣṇa. Nós temos as pernas - vá ao templo de Kṛṣṇa. Nós temos esse nariz - Oh, cheire as flores oferecidas a Kṛṣṇa. Então você pode se envolver. Assim envolver-se em consciência de Kṛṣṇa significa trabalhar ativamente. Arjuna, ele estava se recusando a agir. E Kṛṣṇa foi entusiasmá-lo a agir. Isto é o Bhagavad-gītā na integra. Consciência de Kṛṣṇa não significa que nenhum trabalho. Envolver-se em consciência de Kṛṣṇa significa trabalhar - para Kṛṣṇa. Krsna não diz, certamente neste capítulo Kṛṣṇa dirá algo sobre ... Ele nunca diz Arjuna, "Meu querido amigo Arjuna, você não se importe com este mundo. Sente-se e medite em Mim." Você já viu no Bhagavad-gītā? Esta meditação significa parar todo o trabalho absurdo, sentar-se firmemente. Mas aqueles que são avançados em consciência de Kṛṣṇa, eles têm que trabalhar para Kṛṣṇa. Assim como criança. Simplesmente perturbando a casa. Mãe diz: "Meu querido filho, sente-se aqui." Mas se ele pode trabalhar muito bem, "Oh sim," mãe pergunta: "Meu caro rapaz, você tem que fazer isso, você tem que fazer isso, você tem que fazer isso." Então, sente-se firmemente para o absurdo. Não para o sensato. Para o absurdo, o mais que ele se sente, pelo menos ele não cometeu nenhum absurdo, isso é tudo. Negação de absurdo. Isso não é positivo. Aqui é atividades positivas.

Então negação não é vida. Vida positiva é vida. "Não faça isso," não é vida. "Faça isso," isto é vida. Mas a fim de fazer acertadamente, há algumas coisas que não se faz. "Não fazer" não é vida, "fazer" é vida. O Bhagavad-gītā inteiro é "fazer." "Lute para Mim." Não existe o "não fazer. " Arjuna queria, "Não me induza." E Kṛṣṇa não gostou disso. "Você está falando como não-Ariano." Kutas tvā kaśmalam idam. Anārya-juṣṭam (BG 2.2). "Esse tipo de palavras são ditas pelos não-Arianos". Ele foi acusado de ser não-Ariano. Anārya. Assim a consciência de Krishna não significa sentar de braços cruzados, não. Nós temos os passatempos inteiros de Kṛṣṇa cheios de atividades. Quando você vai ao mundo espiritual Kṛṣṇa está sempre dançando. Você tem de dançar e comer vinte e quatro horas lá. Onde está sentar-se? Não existe questão de se sentar. Você já ouviu falar alguma coisa sobre gopīs meditando? Sentadas. (riso) Você já ouviu falar? Na terra, Krsna ... Lord Caitanya Mahāprabhu? Ele fez, o que Ele fez, dançar, "Hare Kṛṣṇa." Você vê? Você vê, espírito, você é alma espiritual, como você pode se parar em silêncio? Isso não é possível. Arjuna recusou, quando ... Você vai encontrar neste capítulo, quando Arjuna foi aconselhado, "Meu querido Arjuna, você medita." Ele imediatamente recusou. "Meu querido Kṛṣṇa, não é possível para mim. Não é possível para mim." Isso é fato real. Como é possível para ele? Ele era um chefe de família, ele queria reino, ele queria governar o país. Como, onde está o tempo para a sua meditação? Ele recusou categoricamente. "Meu querido Kṛṣṇa, não é possível para mim." Ele disse que controlar a mente: vāyor iva suduṣkaram. "É tão difícil quanto controlar o ar." Isso é um fato. Você tem que envolver a mente em Kṛṣṇa. Então ela é controlada. Caso contrário, artificialmente você não pode controlar. É impossível. Arjuna disse, o que falar dos outros. Arjuna, quem é Arjuna? Pessoalmente conversando com Kṛṣṇa. Você acha que ele é homem comum? Ele disse que é impossível. Vāyor iva suduṣkaram (BG 6.34).

Este mesmo exemplo ele deu. Cañcalaṁ hi manaḥ kṛṣṇa pramāthi balavad dṛḍham (BG 6.34). "Meu querido Kṛṣṇa, você está me pedindo para controlar a mente. Ela é assim tão poderosa, e inquieta,- "Eu penso que controlar a mente é como controlar o ar." Se houver vento forte, você pode controlá-lo? Então, ele dá este exemplo. Você pode controlar a mente quando você fixa a mente nos pés de lótus de Kṛṣṇa, isso é tudo. Nenhuma tolice pode vir de dentro de sua mente, simplesmente Kṛṣṇa. Essa é a meditação.