PTBR/Prabhupada 0646 - Sistema de Yoga não é aquele que você continua fazendo tudo que é disparate



Lecture on BG 6.2-5 -- Los Angeles, February 14, 1969

Prabhupāda: Quem está lendo?

Devoto: Verso número dois. "O que é chamado renúncia é o mesmo que yoga, ou ligar-se com o Supremo, pois ninguém pode se tornar um yogi a menos que ele renuncie ao desejo de gozo dos sentidos (BG 6.2)."

Prabhupāda: Aqui está o ponto de prática de yoga. Yoga significa unir. Agora em nosso estado condicional, embora nós sejamos parte e parcela do Supremo, mas agora estamos separados. O mesmo exemplo. Este dedo é parte e parcela do seu corpo, mas se for separado, amputado, não tem nenhum valor. Mas enquanto ele está ligado com este corpo, o seu valor é de milhões de dólares ou mais do que isso. Se houver qualquer doença você pode gastar alguma quantia para curar. Da mesma forma nós ... No momento presente, no estado condicionado da existência material, nós estamos separados de Deus. Portanto estamos muito relutantes em falar de Deus, para entender sobre Deus, nosso relacionamento com Deus. Nós pensamos que é simplesmente perda de tempo. Nesta reunião, cada um sabe, este templo, templo da consciência de Kṛṣṇa, está falando de Deus. Ou qualquer igreja. Pessoas não estão muito interessadas. Eles pensam que é uma espécie de, o que é chamado, recreação, em nome do progresso espiritual, caso contrário é simplesmente perda de tempo. Melhor este tempo poderia ser usado para ganhar algum dinheiro. Ou desfrutar em um clube ou em um restaurante, gozo dos sentidos.

Então detração de Deus significa prazer dos sentidos. Aqueles que são muito viciados no gozo dos sentidos, eles não são, eu quero dizer, elegíveis para o sistema de yoga. Sistema de Yoga não é aquele, aquele que você continua fazendo todo disparate na gratificação dos sentidos e simplesmente senta em meditação. Isto é simplesmente fraude colossal. Não tem nenhum significado. sistema de yoga primeiro é para sentir, controlar o sentido, yama, niyama. Há oito estágios diferentes de praticar yoga. Yama, niyama, āsana, dhyāna, dhāraṇā, prāṇāyāma, pratyāhāra, samādhi. Assim no início primeiro de tudo nós falaremos neste capítulo, Senhor Kṛṣṇa vai lhe ensinar o que é sistema de yoga. Portanto, no início de Kṛṣṇa diz que ninguém pode se tornar um yogi, a menos que ele renuncia ao desejo de gozo dos sentidos. Então, alguém que está se entregando a gratificação dos sentidos, ele é um disparate. Ele não é um yogi. Ele não pode ser um yogi. Sistema de Yoga é estritamente celibato, sem vida sexual. Isto é sistema de yoga. Ninguém pode se tornar um yogi se ele se entrega a vida sexual. Os chamados iogues vêm para o seu país e dizem, "Sim, qualquer coisa que você goste você pode fazer. Você medita, eu lhe dou algum mantra. " Estes são tudo disparate. Aqui é declaração autorizada, que ninguém pode se tornar um yogi a menos que ele renuncie ao desejo por gozo dos sentidos. Esta é a primeira condição. Continue.

Devoto: Verso número três. "Para aquele que é um neófito no sistema óctuplo de yoga, trabalho é dito ser o meio. E para aquele que já atingiu a yoga, cessação de todas as atividades materiais é dito ser o meio (BG 6.3)."

Prabhupāda: Sim. Há duas fases. Aquele que está praticando yoga para alcançar a plataforma de perfeição, e aquele que atingiu a plataforma de perfeição. Então, até alguém que não está na plataforma de perfeição, apenas tentando fazer, neste tempo há tantos trabalhos. Esse sistema āsana, yama, niyama. Então geralmente em seu país existem tantas sociedades de ioga. Eles exibem este sistema āsana. Como sentar, posturas diferentes. Isso ajuda. Mas isso é o processo simplesmente para entrar na plataforma real. Eles são simplesmente meios. Real perfeição do sistema de yoga é diferente desses processos de ginástica corporal. Existem duas fases. Uma fase é tentar alcançar a plataforma de perfeição, e um outro estágio é o de alguém que alcançou a plataforma de perfeição.