PTBR/Prabhupada 0651 - Todo o sistema de yoga significa tornar a mente nossa amiga



Lecture on BG 6.6-12 -- Los Angeles, February 15, 1969

Prabhupāda: Todas as glórias aos devotos reunidos.

Devotos: Todas as glórias ao senhor Prabhupāda.

Prabhupāda: Página?

Devoto: Verso seis.

Devoto: "Para aquele que conquistou sua mente, ela é a melhor dos amigos. Mas para quem não foi capaz de fazê-lo, sua própria mente será a maior inimiga (BG 6.6)."

Prabhupāda: Sim. Esta mente, eles estão falando da mente. Todo o sistema de yoga significa tornar a mente nossa amiga. A mente, em contato com a matéria... Assim como uma pessoa em estado ébrio, sua mente é a inimiga. Há um bom verso no Caitanya-caritāmṛta:

kṛṣṇa bhuliya jīva bhoga vāñchā kare
pāśatemāyā tāre jāpaṭiyā dhare
(Prema-vivarta)

A mente… Eu sou uma alma espiritual, parte e parcela do Senhor Supremo. Assim que a mente fica contaminada, eu me rebelo, porque eu tenho pouca independência. "Por que devo servir a Kṛṣṇa ou Deus? Eu sou Deus." É simplesmente um ditado da mente. E toda a situação se transforma. Ele fica sob uma falsa impressão, ilusão, e toda a sua vida é disperdiçada. E quem fracassou de fazê-lo, se não conseguirmos conquistar a mente, estamos tentando conquistar tantas coisas, império, mas se não formos capazes de conquistar a nossa mente, então mesmo que você conquiste um império, isso é um fracasso. Sua própria mente será a maior inimiga. Continue.

Devoto: "Para aquele que conquistou a mente, a Superalma já foi alcançada, pois ele atingiu a tranquilidade. Para tal homem, felicidade e tristeza, calor e frio, honra e desonra são todos iguais (BG 6.7)."

Prabhupāda: Prossiga.

Devoto: "Diz-se que uma pessoa está estabelecida em auto-realização, e é chamada de iogue ou mística, quando ela está totalmente satisfeita em virtude do conhecimento e realização adquiridos. Tal pessoa está situada na transcendência e é auto-controlada. Ela vê tudo, quer se trate de seixos, pedras ou ouro, como o mesmo (BG 6.8)."

Prabhupāda: Sim. Quando a mente está em equilíbrio, então esta posição vem. Seixos, pedras ou ouro, o mesmo valor.