PTBR/Prabhupada 0652 - Padma Purana é destinado às pessoas que estão no modo da bondade



Lecture on BG 6.6-12 -- Los Angeles, February 15, 1969

Devoto: Significado: "conhecimento do livro sem realização da Verdade Suprema é inútil. Isto é dito como segue no Padma Purana..."

Prabhupāda: Sim, Padma Purāṇa. Há dezoito Purāṇas. Há... Os homens são conduzidos em três qualidades: modos da bondade, modos da paixão e modos da ignorância. Para recuperar todas essas almas condicionadas em diferentes variedades de vida, existe a apresentação dos Purāṇas. Os seis Purāṇas são destinados`as pessoas que estão nos modos da bondade. E seis Purāṇas são destinados às pessoas que estão nos modos da paixão. E os seis Purāṇas - que estão nos modos da ignorância, esses Purāṇas são destinados a eles. Este Padma Purāṇa é destinado às pessoas que estão nos modos da bondade. Em rituais védicos, você encontra muitas diferenças de performances ritualísticos. É devido a diferentes tipos de homens. Assim como você já ouviu falar que na literatura védica, há uma cerimônia ritualística que oferece a cabra em sacrifício na presença de deusa Kālī. Mas esse Purāṇa, Mārkaṇḍeya Purāṇa, é destinado às pessoas que estão nos modos da ignorância.

Assim como uma pessoa é apegada a comer carne. Agora, se, de repente, ele é instruído que comer carne não é bom... Ou uma pessoa que seja amante de bebida alcóolica. Se alguém prontamente disser que bebida alcóolica não é bom, ele não poderá aceitar. Portanto nos Purāṇas vamos encontrar: "Tudo bem, se você quiser comer carne, apenas adore a deusa Kālī e sacrifique uma cabra perante a deusa. E você pode comer carne. Você não pode comer carne através da compra no matadouro, ou açougue. Você tem que comer desta forma." Isso significa restrição. Porque se você deseja executar o sacrifício diante da deusa Kālī, há uma certa data, há uma certa parafernália, você tem que fazer um arranjo para isso. E esse pūjā, essa adoração é permitida na noite de lua escura. Então, noite escura de lua significa que ocorre uma vez ao mês. E os mantras são cantados desta forma; a cabra é aconselhada assim: "você está sacrificando sua vida diante da deusa Kālī. Então você é imediatamente promovida a ter uma forma de vida humana." Na verdade, isso acontece. Porque para vir para o padrão de forma humana de vida, uma entidade viva tem de passar por tantos processos evolutivos. Mas a cabra que concorda, ou que é sacrificada à força perante a deusa Kālī, ela recebe a promoção imediata à forma humana de vida. E o mantra diz: "Você tem o direito de matar este homem que está lhe sacrificando." Māṁsa. Māṁsa significa que você também vai comer sua carne no próximo nascimento. Assim, deste modo, o homem que está sacrificando, ele chegará à conclusão: "Por que eu estou comendo esta carne? Se, eu vou ter que pagar com a minha carne. Por que hei de fazer este trabalho?" Entende? Toda a idéia é contê-lo.

Portanto, há diferentes tipos de Purāṇas, dezoito Purāṇas. Porque toda a literatura védica significa reivindicar todos os tipos de homens. Não que aqueles que são comedores de carne ou bêbados são rejeitados. Não. Todos são aceitos, mas há - assim como quando você vai a um médico. Ele vai prescrever-lhe um medicamento diferente de acordo com as diversas doenças. Não que haja uma doença, um medicamento. Quem quer que venha, esse medicamento é oferecido. Não. Esse é o verdadeiro tratamento. Gradualmente, gradualmente. Mas nos sāttvika-purāṇas, eles são destinados a imediatamente adorar a Suprema Personalidade de Deus. Não há um processo gradual. Mas, gradualmente, aquele que vem a este estágio, ele é aconselhado. Então, o Padma Purāṇa é um dos Purāṇas nos modos da bondade. O que ele diz? Continue.