PTBR/Prabhupada 0653 - Se Deus não é uma pessoa, então como seus filhos tornam-se pessoas?



Lecture on BG 6.6-12 -- Los Angeles, February 15, 1969

Devoto: "Diz-se no Padma Purāṇa: "Ninguém pode compreender a natureza transcendental do nome, forma, qualidades e passatempos de Śrī Kṛṣṇa através dos seus sentidos materialmente contaminados. Somente quando a pessoa se torna espiritualmente saturada através do serviço transcendental ao Senhor, que o nome transcendental, forma, qualidade e passatempos do Senhor são revelados a ela."

Prabhupāda: Sim, isso é muito importante. Agora, Kṛṣṇa, estamos aceitando Kṛṣṇa como o Senhor Supremo. Agora, como aceitamos Kṛṣṇa como o Senhor Supremo? Porque se afirma na literatura védica, assim como no Brahma-saṁhitā, īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ sac-cid-ānanda-vigrahaḥ (BS 5.1). Imaginação... Aqueles que estão nos modos da paixão e ignorância, eles estão imaginando a forma de Deus. E quando eles estão confusos, eles dizem: "Oh, não há Deus pessoal. É tudo impessoal ou vazio." Isso é frustração. Mas, na verdade, Deus tem forma. Por que não? O Vedanta diz: janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1): a Suprema Verdade Absoluta é aquela de quem ou de onde tudo emana. Agora temos formas. Portanto, temos também, deve ter sido... Não só nós, existem diferentes tipos de formas de entidades vivas. De onde elas vêm? De onde esta forma é originada? Esta é uma questão de muito senso comum. Se Deus não é uma pessoa, então como Seus filhos se tornaram pessoas? Se o seu pai não é uma pessoa, como você se torna uma pessoa? Essa é uma questão de muito senso comum. Se meu pai não tem uma forma, de onde eu recebo esta forma? Mas as pessoas imaginam, porque quando eles estão frustrados, quando vêem que esta forma é problemática, consequentemente, Deus deve ser sem forma. Essa é uma concepção oposta desta forma. Mas Brahma-saṁhitā diz que não. Deus tem forma, mas Ele é sac-cid-ānanda-vigrahaḥ. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ sac-cid-ānanda-vigrahaḥ (BS 5.1). Sat, cit, ānanda. Sat significa eterna. Sat significa eterna, cit significa conhecimento e ānanda significa prazer. Assim, Deus tem forma, mas Ele tem uma forma que é cheia de prazer, cheia de conhecimento, e eterna. Agora compare o seu corpo. Seu corpo não é nem eterno nem cheio de prazer nem cheio de conhecimento. Portanto, Deus tem forma, mas Ele tem uma forma diferente. Mas assim que falamos de forma, pensamos que a forma deve ser assim. Por conseguinte, o oposto, nenhuma forma. Isso não é conhecimento. Isso não é conhecimento. Portanto, no Padma Purāṇa é dito que você não pode entender, sobre a forma, o nome, a qualidade, a parafernália de Deus com esses sentidos materiais. Ataḥ śrī-kṛṣṇa-nāmādi na bhaved grāhyam indriyaiḥ (CC Madhya 17.136). Por sua especulação dos sentidos, porque os seus sentidos são imperfeitos, como você pode especular sobre o Supremo Perfeito? Isso não é possível. Então, como é possível? Sevonmukhe hi jihvādau. Se você treinar seus sentidos, se purificar seus sentidos, esse sentido purificado irá ajudá-lo a ver Deus.

Assim como se você tem alguma doença, catarata em seus olhos, isso não significa que você não pode ver. que porque os seus olhos estão sofrendo de catarata, você não pode ver. Isso não significa que não há nada para ser visto. Que você não pode ver. Da mesma forma, você não pode apenas conceber o que é a forma de Deus agora, mas se a sua catarata for removida, você poderá ver. Isso é necessário. Premāñjana-cchurita-bhakti-vilocanena santaḥ sadaiva hṛdayeṣu vilokayanti (BS 5.38). O Brahma-saṁhitā diz que os devotos cujos olhos são ungidos com o unguento do amor de Deus tais pessoas, vêem Deus, Kṛṣṇa, dentro de seus corações, sempre, vinte e quatro horas. Não que... Então você precisa purificar seus sentidos. Então você vai ser capaz de entender qual é a forma de Deus, qual é o nome de Deus, qual é a qualidade de Deus, qual é a parafernália de Deus. Deus tem tudo. Essas coisas são discutidas na literatura védica. Assim como apāni-pādo javana-gṛhīta. Diz-se que Deus não tem mãos ou pernas. Mas Ele pode aceitar qualquer coisa que você ofereça. Deus não tem olhos e ouvidos, mas Ele pode ver tudo e Ele pode ouvir tudo. Então, essas são contradições. Isso significa que sempre que falamos de ver, nós pensamos que alguém deve ter olhos como estes. Essa é a nossa concepção material. Deus tem olhos, Ele pode ver, mesmo na escuridão. Você não pode ver na escuridão. Então, Ele tem um olhar diferente. Deus pode ouvir. Se você está... Deus está em Seu reino que está há milhões e milhões de milhas de distância, mas se você está falando alguma coisa, sussurrando, conspirando, Ele pode ouvir. Porque Ele está sentado dentro de você. Então você não pode deixar de ver de Deus, de ouvir Deus, ou de tocar em Deus.