PTBR/Prabhupada 0660 - Se você simplesmente restringe a sua vida sexual, você se torna um homem muito poderoso



Lecture on BG 6.13-15 -- Los Angeles, February 16, 1969

Tamal Krishna: Treze e quatorze: "Deve-se manter o corpo, pescoço e cabeça ereta em uma linha reta e olhar fixamente para a ponta do nariz. Assim, com, uma mente subjugada sem agitação, sem medo, completamente livre de vida sexual, deve-se meditar em Mim dentro do coração e tornar-me o objetivo final da vida (BG 6.13)."

Prabhupāda: Este é o processo. Primeiro de tudo você tem que escolher um lugar agradável, lugar solitário e você tem que executar sozinho. Não é que você vai a uma aula de yoga, paga sua mensalidade e faz alguma ginástica e volta para casa e faz todo tipo de bobagem. Entende? Não fique aprisionado por todas essas coisas ridículas, entende? Simplesmente... Tal sociedade, posso afirmar, é a sociedade dos enganadores e enganados. Entende? Aqui está a prática. Aqui você pode ver. E é falado pela autoridade suprema, Kṛṣṇa. Existe alguma pessoa que é um melhor yogi do que Kṛṣṇa?

Aqui está a declaração oficial. Que você tem que praticar assim: Agora, deve-se manter o corpo... Primeiro de tudo você tem que selecionar o seu lugar, lugar sagrado, sozinho, e assento especial. Então você tem que sentar ereto assim. "Deve-se manter o corpo, pescoço e cabeça eretos." Linha reta. Este é o processo de yoga. Essas coisas ajudam a concentrar a mente. Isso é tudo. Mas o verdadeiro propósito da yoga é manter Kṛṣṇa sempre dentro de si mesmo. Aqui é dito, afirmado, que: "Deve-se manter o corpo, pescoço e cabeça eretos em uma linha reta e olhar fixamente para a ponta do nariz." Agora, aqui, você tem que ver. E se você fechar, meditação, você vai dormir. Eu tenho visto. Assim, muitos dos chamados meditadores, eles estão dormindo. (Faz som de ronco) eu vi isso. Entende? Porque assim que você fechar os olhos, é natural que você vai se sentir sonolento, percebe? Portanto, semicerrados. Você tem que ver. Este é o processo. Você tem que ver a ponta do seu nariz, dois olhos. Assim, com a mente sem agitação... Este processo vai ajudar sua mente a fixar-se, a ter uma mente sem agitação, uma mente subjugada, desprovida de medo. Sim. Porque você tem que... Geralmente os yogis costumavam praticar na selva, e se ele está pensando: "Alguns tigre está vindo ou não, o que é isso?" (riso) Entende? Ou uma cobra se aproxima? Porque você tem que sentar-se sozinho em uma selva. Entende? Há tantos animais. Tigres, veados, e cobras. Assim, portanto, é especialmente afirmado: "desprovido de medo." Desprovido... A pele de veado é usado especialmente na yoga-āsana porque ela tem algum efeito médico que as cobras não vêm. Se você se sentar naquela pele particular, as cobras e répteis não irão lá. Esse é o propósito. Você não vai ser incomodado. Desprovido de medo, completamente livre de vida sexual. Entende? Se você entrar em vida sexual, você não pode concentrar a sua mente em nada. Esse é o efeito da vida de brahmacārī. Se você permanecer brahmacārī, sem vida sexual, então você pode ser determinado.

Assim como vimos um exemplo prático de Mahatma Gandhi na Índia. Naquele momento, ele começou um movimento de não-violência, de não-cooperação. O movimento, a luta foi declarada contra o poderoso Império Britânico, veja só. E ele determinou: "Eu vou lutar com os ingleses sem violência. Sem nenhuma arma." Porque a Índia era dependente, não havia nenhuma arma. E várias vezes essa foi a alternativa, pela revolução armada. Mas esses ingleses eram mais poderosos, eles cortaram. Então Gandhi, ele inventou este método: "Eu devo lutar com os ingleses, mesmo se eles se tornarem violentos, Eu não devo tornar-me violento. Então devo obter a simpatia mundial." E... Portanto, este era seu plano. Ele era grande estadista. Mas a sua determinação era tão fixa até porque ele era um brahmacārī. na idade de trinta e seis anos, ele desistiu. Ele teve sua esposa, mas ele abandonou sua vida sexual. Ele era um homem de família, ele tinha filhos, ele tinha a sua esposa. Mas desde a idade de trinta e seis anos, um jovem de 36 anos de idade, ele desistiu de vida sexual com sua esposa. Isso o fez muito determinado: "Eu devo afastar esses ingleses da terra da Índia", e ele fez isso. Entende? E, na verdade, ele fez isso. Assim, controlar a vida sexual, abster-se de vida sexual é muito poderoso. Mesmo se você não fizer nada, se você simplesmente restringir a sua vida sexual, você se torna um homem muito poderoso. As pessoas não sabem o segredo. Então, qualquer coisa que você faz, se você quiser fazê-la com determinação, você tem que parar a vida sexual. Esse é o segredo.

Assim, qualquer processo, escolha o processo védico. Ou você conduz o processo de yoga ou processo de bhakti ou processo jñāna, em nenhum processo a indulgência sexual é permitida, não. A indulgência sexual só é permitida na vida familiar, apenas para gerar bons filhos. Isso é tudo. Vida sexual não é para gozo dos sentidos. Apesar que há desfrute por natureza. A menos que haja prazer, por que alguém deve assumir a responsabilidade da vida familiar? Esse é o segredo do dom da natureza. Mas não devemos tirar proveito dela. Estes são os segredos da vida. (Á parte): Você pode levá-los. Estes são os segredos da vida. Assim, a prática de yoga, uma coisa tão boa. Se você dá lugar à vida sexual, isso é simplesmente absurdo. Simplesmente absurdo. E se alguém disser que você vá em frente com sua vida sexual tanto quanto você gosta, ao mesmo tempo, que para você se tornar um yogi, basta pagar as taxas. Eu lhe dou algum "mantra milagroso." Estas são todas tolices. São todas tolices. Mas queremos ser enganados. Queremos ser enganados. Queremos algo sublime muito barato. Isso significa que nós queremos ser enganados. Se você quiser algo muito bom você deve pagar por isso. "Não. Eu devo ir a uma loja, Senhor, eu posso pagar-lhe dez centavos, você me dá a melhor coisa por isso." Como você pode ter expectativa, por dez centavos? Se você quiser comprar alguns itens valiosos, se você quiser comprar ouro, então você tem que pagar por isso. Da mesma forma, se você quer a perfeição na prática de yoga, então você tem que pagar por isso desta forma. Não faça disso um caso infantil. Essa é a instrução do Bhagavad-gītā. Se você torna isso um caso infantil, então você vai ser enganado. E tantos trapaceiros estão prontos para enganá-lo, tomar o seu dinheiro e ir embora. Isso é tudo. Aqui está a declaração, declaração oficial. Livre da vida sexual.