PTBR/Prabhupada 0666 - Se o sol pode penetrar dentro do seu quarto, Krishna pode penetrar dentro do seu coração



Lecture on BG 6.13-15 -- Los Angeles, February 16, 1969

Tamal Krishna: "O reino de Deus está em toda parte, mas o céu espiritual e os planetas do mesmo são chamados paraṁ dhāma, ou morada superior..."

Prabhupāda: Sim. Este mundo material também é criação de Deus. Este também é o reino de Deus, mas porque nos esquecemos de Deus, nós concluímos que "Deus está morto", portanto, tornou-se um inferno. Mas se aceitarmos Deus, oh, torna-se mundo espiritual. Automaticamente. Portanto, este templo é mundo espiritual, não é o mundo material. Ele está acima do mundo material. Continue.

Tamal Krishna: "Um yogi consumado que é perfeito em compreender o Senhor Kṛṣṇa como é claramente afirmado aqui pelo próprio Senhor, pode obter a verdadeira paz e pode finalmente alcançar a Morada Suprema, Kṛṣṇaloka conhecida como Goloka Vṛndāvana. No Brahma-saṁhitā afirma-se claramente que o Senhor, embora Ele resida sempre em Sua morada chamada Goloka, é o Brahman que a tudo permeia e o Paramātmā localizado também."

Prabhupāda: Sim. Se você pensa que, se Kṛṣṇa está em Sua morada, Goloka Vṛndāvana, então como você acha que Kṛṣṇa está lá no seu templo? Não. No Brahma-saṁhitā diz... Portanto exigimos ouvir da mãe autorizada. O Brahma-saṁhitā diz: Goloka eva nivasaty akhilātma-bhūtaḥ (BS 5,37). Embora Ele esteja vivendo em Sua morada, Goloka Vṛndāvana, Ele está em toda parte. Ele está em toda parte. Assim, o mesmo exemplo pode ser usado. Esse sol está noventa milhões de milhas ou algo assim, de distância de nós. Mas ele está dentro do seu quarto. Caso contrário, como você diz, "Oh, a luz solar está aqui."? Então, se o sol pode penetrar dentro do seu quarto, não pode Kṛṣṇa penetrar dentro do seu coração e sala e em cada canto? Ele é tão inútil? Ele está em toda parte, mas você tem que perceber, como Ele está em toda parte. Continue.

Tamal Krishna: "Ninguém pode alcançar o céu espiritual, ou entrar na morada eterna do Senhor, sem a devida compreensão de Kṛṣṇa, e Sua expansão plenária, Viṣṇu. Portanto, uma pessoa que trabalha em consciência de Kṛṣṇa é o yogi perfeito porque sua mente está sempre absorta nas atividades de Kṛṣṇa. Nos Vedas, nós também aprendemos: "Pode-se superar o caminho de nascimento e morte apenas por compreender a Suprema Personalidade de Deus." Em outras palavras, a perfeição do sistema de yoga é a realização da libertação da existência material e não algum malabarismo mágico ou feito ginástico para enganar pessoas inocentes."

Prabhupāda: Obrigado, isso é tudo (fim).