PTBR/Prabhupada 0674 - Seja inteligente o suficiente para saber o quanto você precisa para comer para manter seu corpo em forma



Lecture on BG 6.16-24 -- Los Angeles, February 17, 1969

Devoto: Prabhupāda, somos capazes de determinar o quanto é suficiente para durmirmos e o quanto é suficiente para comermos? Tentamos experimentar, tentamos reduzir, até que... (indistinto) Porque muitas vezes, nós nos enganamos. Nós dizemos "Sim, eu preciso dessa quantidade de comida", ou "Eu preciso das minhas sete ou oito horas de sono", mas na verdade, você sabe, é só... Estamos racionalizando. (Indistinto)

Prabhupāda: Determinação de quanto alimento devemos obter? Não, qual é a sua pergunta, eu...?

Devoto: Podemos confiar no nosso, na nossa própria racionalização? podemos confiar em nós mesmos para tentar determinar o quanto...?

Prabhupāda: Bem, isso deve ser, a racionalização deve estar lá. Mas se você cometer um erro, aceitando menos alimentos, esse erro não é ruim. (riso) Não seja determinado a aceitar mais. Suponha que você tenha obtido um pouco de comida que é menos do que o que você deveria ter, então esse erro não é ruim. Mas em vez disso, se você obter mais, esse erro é ruim. Assim, racionalização, se você acha que suas atividades racionais não são apropriadas, então cometa o erro para este lado, menos. Não cometa o erro para o outro lado. Sim. Não, essa convicção... A racionalização está sempre lá, mas uma pessoa deve ser inteligente o suficiente para saber, o quanto ele exige para comer para manter seu corpo em forma. Isto está lá em todos. Geralmente, não há erro.