PTBR/Prabhupada 0679 - Qualquer coisa feita em consciência de Krishna, sabendo ou não sabendo, terá efeito



Lecture on BG 6.25-29 -- Los Angeles, February 18, 1969

Viṣṇujana: versículo vinte e nove: "Um verdadeiro yogi observa-Me em todos os seres e também vê todos os seres em Mim. Na verdade, o homem auto-realizado Me vê em toda parte (BG 6.29)".

Prabhupāda: Sim. Agora, "Um verdadeiro yogi Me observa em todos os seres". Como ele pode ver? Eles interpretam que todos os seres são Kṛṣṇa. Assim, portanto, não há utilidade de adorar Kṛṣṇa separadamente. Eles levam, portanto, para as atividades humanitárias. Eles dizem que isso é melhor. Por que Kṛṣṇa deve ser adorado? Kṛṣṇa diz que a pessoa deve ver Kṛṣṇa em cada ser. Por isso, vamos servir... Mas eles não conhecem as técnicas. Isso requer treinamento sob um mestre espiritual fidedigno. Isto, "Um verdadeiro yogi Me observa em todos os seres". Um verdadeiro yogi, devoto. Assim como esses devotos que estão indo pregar a consciência de Kṛṣṇa lá fora. Por quê? Eles vêem Kṛṣṇa em todos os seres. Como? Porque eles vêem que todos os seres são parte e parcela de Kṛṣṇa. Eles estão sob esquecimento de Kṛṣṇa. Por isso, vamos acordá-los para Consciência de Kṛṣṇa. Um devoto vê os outros, quem não está em consciência de Kṛṣṇa. Assim como, por vezes, algumas atividades missionárias estão lá, para dar educação para a comunidade sem instrução. Por quê? Porque eles vêem que eles são seres humanos. Eles devem ser educados. Eles devem saber o valor da vida. Essa é a sua simpatia. Aqui também a mesma coisa. Que todo mundo deve saber que ele é parte e parcela de Kṛṣṇa. Esquecer esta consciência que ele sofre. Isto é, ver Kṛṣṇa em todos os seres. Não que todo ser tornou-se Kṛṣṇa. Não veja como isso, então você vai ser enganado. Cada ser é... Assim como se eu vir alguém, que este menino é o filho do senhor tal e tal. Isso significa que eu vejo tal e tal cavalheiro nesse rapaz. Está claro? Se eu vejo que cada ser vivo é filho de Deus, ou Kṛṣṇa, então isso significa que eu vejo Deus em cada ser. Existe alguma dificuldade para entender?

Viṣṇujana: Trata-se de uma associação ou isto é uma visão?

Prabhupāda: Não, isso é um fato. (riso) Não é uma associação ou visão, isso é um fato. Quando você vê um gato, quando você vê um cão, você vê Kṛṣṇa nele. Por quê? Você sabe que aqui está um gato, ser vivo. Ele, por suas ações, ações passadas ele tem este corpo, gato, esquecimento. Então deixe-me ajudar este gato, dar-lhe alguma prasādam de Kṛṣṇa de modo que em algum dia ele virá para Consciência de Kṛṣṇa. Isto é, ver nele Kṛṣṇa. Não que, "Oh, aqui está Kṛṣṇa, deixe-me abraçar este gato". Isso não faz sentido. Aqui está um tigre, "Oh, aqui está Kṛṣṇa, vamos, por favor, me coma". Isto é patifaria. Você deve ter simpatia para com todos os seres vivos, que ele é parte e parcela de Kṛṣṇa. Vāñchā-kalpatarubhyaś ca kṛpā-sindhubhya eva ca. Não que vamos abraçá-lo: "Vamos Kṛṣṇa". Assim, "O verdadeiro yogi observa-Me em todos os seres". Esta é a visão. Por que damos as boas vindas a essas crianças? Porque ela é parte e parcela de Kṛṣṇa. Você está dando-lhes oportunidade, tanto quanto possível, de participar no kīrtana, provar a prasādam. Aquela criança que vem, imita assim, oh, não acho que está indo em vão. Algo feito em Consciência de Kṛṣṇa, sabendo ou não sabendo, ele terá o seu efeito. Estas crianças que estão se curvando ao chão, ou tentando vibrar "Kṛṣṇa", ou bater palmas, essas coisas estão sendo acumuladas na conta bancária da Consciência de Kṛṣṇa. Assim como se a criança toca esse fogo, ele vai agir. Ele não desculpará a criança, que, "Oh, ela é criança, ela não sabe". O fogo vai agir. Da mesma forma, se Kṛṣṇa é o espírito supremo, uma criança que pode tomar parte nela, Kṛṣṇa vai agir. Ela pode saber ou não saber isso. Não importa. Porque Kṛṣṇa está lá. Por isso, é tão bom. Por isso, a todo ser vivo deve ser dada oportunidade. Esses meninos estão convidando estranhos, "Vamos lá", esta festa de amor. Qual é a idéia? A idéia, deixe-os vir, tomar um pouco de prasāda e isto vai atuar um dia em Consciência de Kṛṣṇa. Ela vai agir. Então essa é a sua propaganda. Eles estão vendo a todos. Kṛṣṇa, eles estão vendo Kṛṣṇa em todo mundo, dessa forma. Não que todo mundo é Kṛṣṇa. Não cometa este erro. Kṛṣṇa a tudo permeia. Porque nesse ser humano, Ele está lá no átomo também. Aṇḍāntara-stha-paramāṇu-cayāntara-stham (BS 5.35). Você vai encontrar no Brahma-saṁhitā. Paramāṇu significa átomo. Então, Ele está lá dentro do átomo também. Por que não em todos os seres vivos? Você deve ter esse conhecimento.