PTBR/Prabhupada 0683 - Não há diferença entre um yogi em Samadhi com a forma de Vishnu e uma pessoa consciente de Krishna



Lecture on BG 6.30-34 -- Los Angeles, February 19, 1969

Viṣṇujana: "Kṛṣṇa nessa forma de Superalma está situado no coração de todos. Além disso, não há diferença entre as inúmeras Superalmas presentes nos inúmeros corações das entidades vivas. Também não existe uma diferença..."

Prabhupāda: O exemplo, assim como há um sol no céu. Mas se você mantiver sobre a terra milhões de pote de água, você vai encontrar em cada pote de água o reflexo do sol. Ou outro exemplo, ao meio-dia você acabou de perguntar ao seu amigo, a dez mil milhas de distância, "Onde está o sol?" Ele vai dizer: "Em minha cabeça." Assim, milhões e milhões de milhões de pessoas vão ver o sol sobre a cabeça. Mas o sol é um. E outro exemplo, o pote de água. O sol é um, mas se há milhões de potes de água, você vai ver que em cada pote o sol é refletido. Da mesma forma, pode haver inúmeras entidades vivas. Não há como contar. Jīvasya asaṅkhya. Na linguagem védica é dito que não há como contar as entidades vivas. Inumeráveis. Então da mesma forma Viṣṇu é... Se uma coisa material como o sol pode ser refletido em cada pote de água, então por que a Suprema Personalidade de Deus Viṣṇu, não poderia viver em cada um e em todos os corações? Não é difícil de entender. Ele está vivendo. Isso é afirmado. E o yogi tem de concentrar sua mente na forma de Viṣṇu. Portanto, esta forma de Viṣṇu é a porção plenária de Kṛṣṇa. Então, aquele que está envolvido em consciência de Kṛṣṇa, ele já é um yogi perfeito. Isso será explicado. Ele é um yogi perfeito. Isto explicaremos no último verso do capítulo. Continue.

Viṣṇujana: "E não há diferença entre uma pessoa consciente de Kṛṣṇa sempre ocupada no serviço amoroso transcendental de Kṛṣṇa, e um yogi perfeito envolvido na meditação sobre a Superalma".

Prabhupāda: Não há nenhuma diferença. Um yogi que está em samādhi, transe, com a forma de Viṣṇu, e uma pessoa consciente de Kṛṣṇa, não há diferença. Continue.

Viṣṇujana: "O yogi em consciência de Kṛṣṇa, mesmo que ele possa ser envolvido em várias atividades enquanto na existência material, permanece sempre situado em Kṛṣṇa. Um devoto do Senhor agindo sempre em consciência de Kṛṣṇa é automaticamente liberado".

Prabhupāda: Isso nós vamos encontrar neste Bhagavad-gītā no décimo segundo capítulo, aquele que é...

māṁ ca yo 'vyabhicāreṇa
bhakti-yogena sevate
sa guṇān samatītyaitān
brahma-bhūyāya kalpate
(BG 14.26)

É dito que quem está ocupado em serviço devocional puro a Mim, ele já transcendeu os modos da natureza material. Brahma-bhūyāya kalpate. Ele está na plataforma de Brahman - o que significa liberado. Tornar-se liberado significa estar situado na plataforma Brahman. Existem três plataformas. A plataforma corporal ou plataforma sensual, em seguida, plataforma mental, em seguida, plataforma espiritual. Essa plataforma espiritual é chamada de plataforma de Brahman. Então, tornar-se liberado significa ficar na plataforma Brahman. Alma condicionada, nós estamos neste momento nós estamos na plataforma deste conceito de vida corpóreo ou plataforma sensual. Aqueles que estão um pouco acima, eles estão na plataforma mental, especulando, filósofos. E, acima desta plataforma há a plataforma de Brahman. Então você encontrará no Bhagavad-gītā décimo segundo capítulo, ou décimo quarto capítulo eu acho, que aquele que está em consciência de Kṛṣṇa, ele já está na plataforma de Brahman. Isso significa liberado. Continue.

Viṣṇujana: "No Nārada Pañcarātra isto é confirmado da seguinte maneira: "Ao concentrar a atenção sobre a forma transcendental de Kṛṣṇa, que a tudo permeia e além do tempo e espaço, a pessoa torna-se absorvida no pensamento de Kṛṣṇa e depois atinge o estado de associação transcendental feliz com Ele". Consciência de Kṛṣṇa é o estágio mais elevado de transe na prática de yoga. Esta mesma compreensão, que Kṛṣṇa está presente como Paramātmā no coração de todos, torna o yogi impecável. Os Vedas confirmam esta potência inconcebível do Senhor, como segue: 'Viṣṇu é um só e mesmo assim Ele certamente a tudo permeia. Por Sua potência inconcebível, apesar de Sua uma forma única, Ele está presente em todos os lugares. Como o sol, Ele aparece... Como o sol, Ele aparece em muitos lugares ao mesmo tempo."

Prabhupāda: Sim, esse exemplo já foi dado. Assim como o sol pode estar presente em muitos lugares, ao mesmo tempo, da mesma forma, a forma de Viṣṇu ou Kṛṣṇa pode estar presente no coração de todos. Ele está realmente presente: īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna (BG 18.61). Ele está sentado. A localização também é indicada. Hṛd-deśe. Hṛd-deśe significa no coração. Então concentração de yoga significa descobrir a partir do coração, onde Viṣṇu está sentado. Há sim. Continue.