PTBR/Prabhupada 0685 - Sistema Bhakti-yoga, resultado rápido, auto-realização & liberação ainda nesta vida



Lecture on BG 6.30-34 -- Los Angeles, February 19, 1969

Viṣṇujana: "As pessoas não são sérias sobre a auto-realização, mesmo por vias práticas simples, o que falar deste sistema de yoga difícil que regula o modo de vida, a maneira de sentar, seleção do lugar, e desapego da mente das ocupações materiais. Como um homem prático, Arjuna pensava que era impossível seguir este sistema de yoga".

Prabhupāda: Sim. Ele não estava preparado para se tornar um pseudo yogi, falso, simplesmente praticando alguma ginástica. Ele não era um impostor. Ele diz, que "eu sou um homem de família, eu sou um soldado, por isso não é possível para mim". Ele admite francamente. Ele não pega algo que é impossível. Isso é simplesmente um desperdício inútil de tempo. Por que a pessoa deve fazer isso? Continue.

Viṣṇujana: "Muito embora ele era favoravelmente dotado de muitas maneiras - ele pertencia à família real, e foi muito elevado em termos de inúmeras qualidades, ele era um grande guerreiro, ele teve grande longevidade".

Prabhupāda: Sim. Uma coisa é a idade. Cinco mil anos atrás, quando Arjuna estava vivendo, a longevidade era muito, muito longa. Naquela época as pessoas costumavam viver até mil anos. Assim como na época atual, o limite é de cem anos, da mesma forma na Dvāpara-yuga, a idade limite era de mil anos. E antes desta, em Tretā-yuga, a idade limite era de dez mil anos. E antes desta, na Satya Yuga, a idade limite era de cem mil anos. Assim, o limite de idade está diminuindo. Assim, mesmo que Arjuna estivesse em um momento em que as pessoas poderiam viver por mil anos, Ainda assim ele pensou que é impossível. Continue.

Viṣṇujana: "E acima de tudo, ele era o amigo mais íntimo do Senhor Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus. Cinco mil anos atrás, Arjuna teve muito melhores facilidades do que nós. No entanto, ele recusou este sistema de yoga".

Prabhupāda: Este sistema de yoga, este aṣṭāṅga-yoga. Sim.

Viṣṇujana: "Na verdade, nós não encontramos qualquer registro na história de sua praticá-la a qualquer momento. Portanto, este sistema deve ser considerado impossível, especialmente nesta era de Kali. Naturalmente, pode ser possível para alguns poucos homens, raros, mas para as pessoas em geral, é uma proposta impossível. Se isso era assim há cinco mil anos, então o que dizer dos dias de hoje? Aqueles que estão imitando este sistema de yoga em diferentes, assim chamadas, escolas e sociedades, embora complacente, certamente estão desperdiçando seu tempo. Eles são completamente na ignorância do objetivo desejado".

Prabhupāda: Sim. Portanto, este aṣṭāṅga-yoga não é possível. Portanto, este sistema de yoga, sistema de bhakti-yoga, é aplicável a qualquer um. Você viu quando esse canto, sistema de bhakti-yoga continua, até mesmo uma criança pequena, ela também começa a bater palmas. Entende? Sem qualquer formação, sem qualquer educação, automaticamente ela participa. Assim, portanto, o Senhor Caitanya disse que este é o único sistema nesta era: harer nāma harer nāma harer nāma eva kevalam (CC Adi 17.21). Simplesmente cantando Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa. Kalau, nesta era de Kali. Kalau nāsty eva, nāsty eva. Nāsty eva: não há outra alternativa, não há outra alternativa, nenhuma outra alternativa. Se você adotar este sistema, este sistema de bhakti-yoga, muito simples, basta cantar. Você vai encontrar, imediatamente o resultado. Pratyakṣāvagamaṁ dharmyam (BG 9.2). Qualquer outro sistema de yoga, se você pratica, você está na escuridão. Você não sabe o quão longe você está fazendo progresso. Mas este sistema, você vai entender: "Sim, eu estou fazendo progressos tal e tal". Este é o único sistema de yoga, sistema de bhakti-yoga, que a pessoa pode praticar para um resultado rápido e auto-realização e liberação, mesmo nesta vida. Ela não tem que esperar por outra vida. Consciência de Krishna é muito bom. Continue.