PTBR/Prabhupada 0693 - Quando falamos de serviço, não há motivo. Serviço é amor



Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Devoto: "Bhajate tem sua origem no verbo bhaj que é usado quando há necessidade de serviço. A palavra em inglês: "adoração" não pode ser usada no mesmo sentido que bhaja. Adorar significa venerar, ou mostrar respeito e honra ao único digno. Mas o serviço com amor e fé é especialmente destinado para a Suprema Personalidade de Deus."

Prabhupāda: Sim. Adoração e prestação de serviços, eles são diferentes. Adoração significa que há algum motivo. Eu adoro algum amigo ou algum grande homem. Eu tenho algum motivo, que este grande homem é um grande homem de negócios, e se eu puder agradá-lo, então ele pode me dar algum negócio, eu vou obter algum lucro. Então, a adoração de semideuses é assim. Eles adoram diferentes semideuses para algum propósito específico. Isso é condenado no Bhagavad-gītā, você vai encontrá-lo no Oitavo (Sétimo) Capítulo. Kāmais tais tair hṛta-jñānāḥ prapadyante 'nya devatāḥ (BG 7.20). Aqueles que perderam seu juízo, perplexos com a luxúria, eles vão adorar semideuses, com um motivo. Portanto, quando falamos de adoração, há motivo. Mas quando falamos de serviço, não há motivo. Serviço é amor. Assim como a mãe presta serviço para a criança. Não há motivo. É só o amor. Todo mundo pode negligenciar aquela criança, mas a mãe não pode. Porque há amor. Da mesma forma bhaj-dhātu, quando se trata de serviço, não existe a questão do motivo. E isto é a perfeição da consciência de Kṛṣṇa.

E isso é recomendado no Śrīmad-Bhāgavatam, princípio religioso de primeira classe. O que é isso? Sa vai puṁsāṁ paro dharmo yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.6). Esta bhakti, este bhaja, a mesma origem, este sistema de princípio religioso é de primeira classe. O que é isso? Yato bhaktir adhokṣaje. Ao realizar aquilo que pode desenvolver sua consciência de Deus ou o amor a Deus. Isso é tudo. Se você pode desenvolver o seu amor a Deus, siga qualquer princípio religioso, não importa. Mas você deve… O teste é o quanto que você está desenvolvendo seu amor por Deus. Mas se você tem algum motivo - que praticando este processo de sistema religioso, minhas necessidades materiais serão realizadas - isto não é religião de primeira classe. Isso é religião de terceira classe. A religião de primeira classe é aquela, pela qual você pode desenvolver o seu amor por Deus. Ahaituky apratihatā. Sem nenhuma causa e sem nenhum impedimento. Essa é de primeira classe. Isto está sendo recomendado. Este sistema de yoga, consciência de Kṛṣṇa, mesmo que você o aceite pelo lado religioso, ele é de primeira classe. Porque não há nenhum motivo. Eles não estão servindo Kṛṣṇa para fornecer-lhes isto ou aquilo. Não. Pode haver isto ou aquilo, isso não importa. Eles estão envolvidos em - mas não há escassez disto e daquilo. Eles recebem tudo. Não pense que ao se tornar consciente de Kṛṣṇa a pessoa torna-se pobre. Não. Se Kṛṣṇa está lá, tudo está lá, porque Kṛṣṇa é tudo. Então... Mas não devemos fazer nenhum negócio com Kṛṣṇa, "Krsna me dê isso, me dê aquilo. "Kṛṣṇa sabe melhor do que você. Assim como uma criança não exige dos pais, "Meu querido pai, minha querida mãe, dê-me isto, dê-me aquilo." O pai sabe qual é a necessidade da criança. Portanto, este não é um negócio muito bom pedir a Deus, "Dê-me isto, dê-me aquilo." Por que devo pedir? Se Deus é todo-poderoso, Ele conhece meus desejos, Ele conhece minhas necessidades - e isto também é confirmado nos Vedas. Eko bahūnāṁ vidadhāti kāmān (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Esse único Deus está fornecendo todas as necessidades de milhões e trilhões, inumeráveis, não há contagem, entidades vivas.

Assim, devemos simplesmente tentar amar a Deus. Não exigir nada. A demanda já é fornecida. Mesmo os cães e gatos estão recebendo as suas necessidades. Eles não vão à igreja nem pedem nada de Deus, mas eles estão recebendo. Então, por que um devoto não deve receber? Se um gato ou um cão pode obter suas necessidades da vida sem exigir de Deus, por que devo exigir de Deus que "me dê isto, me dê aquilo."? Não. Devemos simplesmente tentar amá-Lo. Isto vai realizar tudo. Isso é chamado de plataforma mais elevada da ioga. Continue.

Devoto: "Pode-se evitar adorar um homem respeitável ou semideus, e ele pode ser chamado de descortês, mas não se pode evitar servir ao Senhor Supremo sem ser totalmente condenado. Cada entidade viva é uma parte integrante da Suprema Personalidade de Deus, e, como tal toda entidade viva é destinada a servir o Senhor Supremo por sua própria constituição."

Prabhupāda: Sim. Isso é natural. Se eu sou parte integrante de Deus, meu dever é servir. Este exemplo eu lhe dei muitas vezes. Assim como este dedo é parte integrante do meu corpo. Então, qual é o dever deste dedo? O dever do dedo é servir todo o corpo, isso é tudo. Se eu estou sentindo algo coçando, imediatamente o dedo está trabalhando. Entende? Se eu quero ver, os olhos trabalham imediatamente. Se eu quero ir, as pernas imediatamente me levam. Assim como esta parte do corpo e outras partes, membros, estão me ajudando, a coisa toda, e eu estou comendo, e o estômago, e eu estou somente comendo. Da mesma forma é para Deus simplesmente receber o serviço de todas as outras partes. Não servir. O serviço, se os membros do corpo servem todo o corpo, a energia vem automaticamente para as partes do corpo. Da mesma forma, se servir Kṛṣṇa, temos todas as nossas necessidades, energia, automaticamente. Yathā taror mūla-niṣecanena (SB 4.31.14). O exemplo, como derramar água sobre a raiz da árvore, a energia é imediatamente fornecida para as folhas, os galhos, para os ramos, para todos os lugares - imediatamente. Da mesma forma, simplesmente, servindo Kṛṣṇa ou Deus, você supre todas as outras partes, você serve todas as outras partes. Não há a questão de servir de forma diferente. O (indistinto), tudo vem automaticamente. Tudo...

compaixão não só para com o ser humano, mas mesmo para os animais a compaixão vem. consciência de Deus, consciência de Kṛṣṇa é tão bom. Sem a consciência de Deus, sem a consciência de Kṛṣṇa, a compaixão por outras entidades vivas é muito limitada. Mas com a consciência de Deus, com a consciência de Kṛṣṇa, a compaixão por outras entidades vivas é completa. Esse é o sistema. Continue.