PTBR/Prabhupada 0694 - Colocado novamente na atitude de serviço . Essa é a cura perfeita



Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Devoto: "Se não fizer isso, ele cai. O Bhāgavatam confirma isso como se segue: 'Quem não presta serviço e negligencia seu dever ao Senhor Primordial, que é a fonte de todas as entidades vivas, certamente vai cair de sua posição constitucional."

Prabhupāda: Sim.

ya eṣāṁ puruṣaṁ sākṣād
ātma-prabhavam īśvaram
na bhajanty avajānanti
sthānād bhraṣṭāḥ patanty adhaḥ
(SB 11.5.3)

Este também é um exemplo muito bom. O Bhāgavata diz que somos todos partes e parcelas do Supremo. Se não servirmos ao Supremo, então nós caímos de nosso lugar especificado. O que é isso? O mesmo exemplo pode ser dado, que se este dedo, se torna enfermo e não pode prestar serviço a todo o corpo, ele simplesmente dá dor. O outro aspecto da parte e parcela - tente entender. Se a parte e parcela não pode prestar serviço regularmente, isso significa que é doloroso. Assim, qualquer pessoa que não esteja prestando serviço ao Senhor Supremo, ele está simplesmente dando dor ao Senhor Supremo. Ele está simplesmente dando problemas. Portanto, ele tem que sofrer. Assim como qualquer homem que não esteja respeitando as leis do estado, ele está simplesmente dando dor para o governo e ele é passível de se tornar criminoso. Ele pode pensar que "eu sou um homem muito bom" mas porque ele está violando as leis do estado, ele está simplesmente torturando o governo. Isto é simples. Assim, qualquer pessoa que não esteja servindo, qualquer entidade viva que não esteja servindo a Deus, ele é doloroso. Porque ele é doloroso, portanto, Kṛṣṇa vem. Ele sente dor. Isto é pecaminoso, se dermos dor. O mesmo exemplo. Sthānād bhraṣṭāḥ patanty adhaḥ. E assim que uma coisa é muito dolorosa... Assim como o governo mantém todos esses cidadãos dolorosos na prisão. Reunindo juntos. "Vocês morem aqui, seus tolos, seus criminosos. Vivam aqui. Não perturbem no restante do estado." Da mesma forma todos esses criminosos que violaram as leis de Deus, que simplesmente tem dado dor para o Senhor, eles são colocados neste mundo material. Todos estes. E, sthānād bhraṣṭāḥ patanty adhaḥ, ele cai do local especificado. Assim como o mesmo exemplo, se o seu dedo só está doloroso, o médico aconselha: "Oh, Senhor, o seu dedo agora tem que ser amputado. Caso contrário, ele vai contaminar todo o corpo." Então sthānād bhraṣṭāḥ, ele caiu do local especificado.

Portanto, temos caído. Tendo se rebelado contra os princípios da consciência de Deus, todos nós somos caídos. Portanto, se queremos reviver a nossa posição original, precisamos ser postos novamente em tal atitude de serviço. Essa é a cura perfeita. Caso contrário vamos sofrer a dor, e Deus vai estar sofrendo de dor por causa de nós. Assim como se o seu filho não é bom, você sofre e o filho sofre. Da mesma forma, somos todos filhos de Deus. Assim, quando ficamos dolorosos, Deus também fica doloroso. A melhor coisa é reviver nossa consciência de Kṛṣṇa original e nos envolvermos no serviço do Senhor. Essa é a vida natural, e isso é possível no céu espiritual ou em Goloka Vṛndāvana. Continue.