PTBR/Prabhupada 0697 - Por favor me engage em Seu serviço, isso é tudo. Esse deve ser o pedido



Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Prabhupāda: Sim.

Devoto: Quando cantamos Bhaja Sri-Krsna-Caitanya, nós estamos dizendo: "Adore Śrī Kṛṣṇa Caitanya". Dizemos Bhaja, então...

Prabhupāda: Bhaja, sim. Bhaja significa apenas estar envolvido em Seu serviço. Ou seja, a adoração vem automaticamente. Quando você está envolvido em serviço, a adoraçao já está lá.

Devoto: (indistinto)

Prabhupāda: Uhum?

Devoto: O motivo é que na adoração, esta serve para direcionar em serviço devocional?

Prabhupāda: Sim. Esse deve ser o único motivo. Nossos motivos com Kṛṣṇa... O Senhor Caitanya ensinou-nos, que, quando orardes, não haveis de orar por nenhuma coisa material. O Senhor Caitanya ora ao Senhor desta maneira: na dhanaṁ na janaṁ na sundarīṁ kavitāṁ vā jagad-īśa kāmaye (CC Antya 20.29, Siksastaka 4). "My dear Lord," jagad-īśa. Jagat significa o universo e īśa significa controlador. Assim, o controlador do universo, jagad-īśa. Em vez de dizer Kṛṣṇa ou Rāma… Isso pode ser entendido por qualquer leigo. Isso porque deve haver o controlador de qualquer pessoa, Ele é jagad-īśa. O controlador de todo o universo. Então, Ele está dizendo: "Meu querido controlador do universo," ou o Senhor. Na dhanaṁ na janaṁ na sundarīṁ na kavitāṁ vā jagad-īśa kāmaye. "Não peço de Ti nenhuma quantidade de riqueza, ou qualquer número de seguidores, ou qualquer mulher bonita amável." Estas são reivindicações materiais. As pessoas geralmente querem se tornar um grande líder dentro deste mundo material. Alguém está tentando se tornar um homem muito rico como o Ford ou Rockefeller, alguém está tentando se tornar o Presidente, alguém está tentando tornar-se tal coisa e tal coisa, se tornar um líder muito bom para que muitas milhares de pessoas possam seguir. Então, essas são demandas materiais. "Dê-me algum dinheiro, dê-me alguns seguidores, e dê-me uma boa esposa," isso é tudo. Mas o Senhor Caitanya se recusa. Ele diz: "Eu não quero todas essas coisas." Na janaṁ na dhanam. Dhanam significa riqueza e janam significa seguidores. Na sundarīṁ kavitām, "ou linda esposa." Então para quê você está adorando? Para que você está se tornando devoto? Ele diz: mama janmani janmanīśvare (CC Antya 20.29, Siksastaka 4). Ele não está pedindo nem mesmo pela liberação. Porque os iogues, eles querem a liberação, eles têm essa exigência. Os materialistas, eles também têm demanda, "eu quero isso, eu quero aquilo, eu quero aquilo outro." Assim, os chamados espiritualistas, eles também exigem a liberação. isso também é uma demanda. Mas Caitanya Mahāprabhu diz: "eu não quero nada dessa natureza. Simplesmente quero estar envolvido em seu serviço." Janmani janmani -. Nascimento após nascimento. Isso significa que ele também não diz: "Pare a minha doença de nascimento e morte." Este é o estágio de bhakti-yoga. Não há exigência. Simplesmente a única oração é: Senhor me envolva em Seu serviço. (pausa)

Portanto, a nosso cantar de Hare Kṛṣṇa também é a mesma coisa. Isso também é ensinado por Caitanya. Hare significa abordar a energia do Senhor; e Kṛṣṇa, o Senhor; Rāma, o Senhor. Por quê? Por favor, envolva-me em Seu serviço, isso é tudo. Essa deve ser o pedido. Por favor, envolva-me no Seu serviço. Porque toda a doença é que nós temos nos esquecido de servir a Deus. Porque estamos pensando: "Eu sou Deus. Que outro Deus que eu tenho para servir? Eu mesmo sou Deus." Essa é a única doença. A última armadilha. Primeiro de tudo eu vou tentar tornar-me Presidente, Ministro, Rockefeller, Ford, isto, aquilo, quando eu falhar, então eu quero tornar-me Deus. Esse é outro presidente, entende? Então, na bhakti-yoga não existe tal pedido. Simplesmente para servir. Quando toda a presidência falhar, então eu exijo a maior presidência, para me tornar Deus. Entende? A demanda existe, a doença está lá. Eles não podem, não sabem que a minha doença ainda está lá. Eu estou pedindo para ser o mais elevado. Mas bhakti-yoga é justamente o oposto. Tornar-se servo. Servo do servo (CC Madhya 13.80). Exatamente o oposto. É improvável a exigência de tornar-se o Senhor ou o Presidente ou isto ou aquilo. Quero servir, isso é tudo. E esse é o teste crucial. O serviço é a natureza original. Agora, neste mundo material você também está servindo. Se você quer se tornar o Presidente então tem que prometer tantas vezes aos eleitores que: "Eu vou dar-lhe serviço." Sem promessa de serviço, é improvável a presidência. Então, na verdade, a minha posição é a de prestar serviço. Ou eu me torno Presidente ou ministro ou isto ou aquilo. Isso eles não podem entender. Apesar de eu me tornar o executivo mais elevado, o Presidente - Oh, eu tenho que dar serviço ao meu povo, caso contrário, eles me destronam imediatamente. Portanto a minha verdadeira posição é serviço. Mas o serviço aqui é tão perigoso - se houver uma pequena discrepância de serviço, o Presidente é imediatamente demitido. Por que o seu Presidente, o Sr. Kennedy foi demitido? Porque algumas pessoas não gostaram que estava prestando um bom serviço. Esse é o fator original. Então você não pode satisfazer as expectativas aqui pelo serviço. O Nosso Gandhi na Índia, ele também foi morto. Ele ofereceu serviço ao longo de toda a vida, mas as pessoas na ocasião não gostaram. "Oh, você não está prestando este serviço." Portanto, esta é a posição. Portanto, uma pessoa deve ser inteligente o suficiente para saber não prestar mais serviços para esses objetivos materiais. Devo dar o meu serviço ao Senhor Supremo. Essa é a perfeição da vida.