PTBR/Prabhupada 0701 - Se você tem afeição pelo mestre espiritual, termine o seu negócio nesta vida



Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Prabhupāda: Sim?

Tamal Krishna: Prabhupāda, eu ouvi dizer que o mestre espiritual sempre irá, sempre irá voltar até que seus devotos, seus discípulos, tenham alcançado a realização de Deus. O senhor pode explicar isso?

Prabhupāda: Sim. Mas não tente tirar proveito disso. (riso) Não tente dar problemas como esse ao seu mestre espiritual. Termine o seu negócio nesta vida. Isso é especialmente indicado para aqueles que são negligentes. Seu devoto, seu discípulo deve ser sério em servir o mestre espiritual. Se ele é inteligente, ele deve saber que "Por que eu deveria agir de tal forma que o meu mestre espiritual tem que se dar ao trabalho de me recuperar de novo? Deixe o meu negócio ser concluído nesta vida." Esse deve ser o caminho certo de pensar. Não que: "Oh, eu tenho certeza que meu mestre espiritual virá, deixe-me fazer todas as tolices." Não. Então, se você tem qualquer, eu quero dizer, afeição pelo mestre espiritual, então você deve terminar o seu negócio nesta vida para que ele não tenha que vir novamente para recuperar você. Tudo certo? Não tire proveito deste negócio (?). Em vez disso, seja sério para terminar o seu negócio. Isso é um fato.

Há um exemplo de Bilvamaṅgala Ṭhākura. Bilvamaṅgala Ṭhākura era, em sua vida anterior, elevado a quase prema-bhakti, a maior plataforma de serviço devocional. Mas sempre há chance de se cair. Então, de alguma forma ou de outra, ele caiu. E na próxima vida ele nasceu em uma família muito rica, como é afirmado no Bhagavad-gītā: śucīnāṁ śrīmatāṁ gehe (BG 6.41). Assim, ele nasceu em uma rica família brāhmaṇa, mas tornou-se, naturalmente, como meninos ricos se tornam atraídos... caçador de mulheres. Assim, diz-se que seu mestre espiritual instruiu-o através de sua prostituta. No momento certo, seu mestre espiritual disse, através dessa prostituta, "Oh, você está muito apegado com esta carne e osso. Se você tivesse sido tão apegado assim com Kṛṣṇa, o quão bom você poderia ter conseguido." Imediatamente ele tomou a essa posição. Assim essa responsabilidade é para o mestre espiritual. Mas não devemos tirar proveito disso. Isso não é muito bom. Devemos tentar: yasya prasādād bhagavat-prasādaḥ. Não devemos tentar colocar nosso mestre espiritual em uma posição que ele tem que me recuperar da casa de prostituta. Mas ele tem que fazê-lo. Porque ele aceita seu discípulo, ele tem essa responsabilidade.