PTBR/Prabhupada 0702 - Eu sou espírito, eterno - Eu tenho contaminado esta forma, consequentemente estou sofrendo



Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Prabhupāda: Sim?

Śīlavatī: Prabhupāda, o senhor disse que, enquanto alguém está envolvido em vida sexual não pode se tornar um yogi.

Prabhupāda: Sim.

Śīlavatī: Ainda assim no outro dia o senhor estava exaltando as virtudes da vida familiar, e o senhor disse e nomeou alguns dos grandes ācāryas que eram chefes de família e o senhor disse...

Prabhupāda: Sim, isso é bhakti-yoga. Neste sistema de ioga comum, como será explicado neste capítulo, uma pessoa tem que seguir rigorosamente a vida de celibato. Mas no sistema de bhakti-yoga toda a ideia é que você tem que fixar a sua mente em Kṛṣṇa. Então, qualquer que seja a posição... a vida familiar não significa desfrutar do gozo sexual. Um chefe de família pode ter esposa, pode ter vida sexual, mas isso é só para ter apenas as crianças, isso é tudo. Um chefe de família não significa que ele recebe licença para legalizar a prostituição. Isso não é chefe de família. O chefe de família pode simplesmente ter vida sexual para gerar boas crianças isso é tudo, não mais. Essa é a vida de chefe de família; completamente controlada. Vida familiar não significa sempre que ele tem esta máquina e ele pode usá-lo. Não. Chefe de família, marido e esposa, ambos conscientes de Kṛṣṇa, envolvidos em negócios conscientes de Kṛṣṇa, mas quando eles requerem uma criança, consciente de Kṛṣṇa, isso é tudo. Esse também é o método contraceptivo voluntário. Um ou dois ou três filhos, isso é tudo, não mais. Assim, a vida familiar não significa vida sexual sem qualquer restrição. Mas para a vida espiritual... Aquele que quer avançar na vida espiritual, ou você aceita este sistema de bhakti-yoga, ou este aṣṭāṅga-yoga ou o sistema de jñāna-yoga, desfrute de sexo irrestrito nunca está lá. Desfrute de sexo significa que você tem que voltar. Se você tenta desfrutar dos sentidos, isto é modo de vida materialista.

Modo de vida materialista é que eu tenho bons sentidos, deixe-me aproveitar os sentidos em toda a extensão. Isso é modo de vida materialista. Assim como os gatos, cães e porcos. Os porcos, sempre que estão sexualmente propensos, eles não se importam se ela é sua mãe ou irmã ou isto ou aquilo. Entende? Isso é afirmado no Śrīmad-Bhāgavatam: nāyaṁ deho deha-bhājāṁ nṛloke kaṣṭān kāmān arhate viḍ-bhujāṁ ye (SB 5.5.1). Viḍ-bhujām. Viḍ-bhujām means, viṭ significa fezes, e bhujām significa comedor. Então gratificação dos sentidos do comedor de fezes não é destinado a esta forma de vida humana. comedor de fezes significa esses porcos. A gratificação dos sentidos do porco não é destinada a esta forma de vida humana. Restrição. Portanto, na forma de vida humana há o sistema de casamento. Por quê? O que é o casamento e a prostituição? Sistema de casamento significa restringir a vida sexual. sistema de casamento não significa que você tem uma esposa, ah - sem qualquer pagamento você segue em vida sexual irrestrita. Não, isso não é casamento. O casamento significa restringir sua vida sexual. Ele vai caçar por vida sexual aqui e ali? Não, você não pode fazer isso. Aqui está a sua esposa, e é apenas para crianças. É restrição.

Existem quatro coisas: loke vyavāyāmiṣa-madya-sevā nityā hi jantor na hi tatra codanā (SB 11.5.11). Vyavāya - vida sexual e consumo de carne, āmiṣa. Āmiṣa significa comer carne, peixe, ovos. Assim, vyavāya significa sexo. Sexo e consumo de carne, dieta não vegetariana. Āmiṣa... Mada-sevā, intoxicação. Nityāsu jantuḥ. Toda alma condicionada tem uma propensão natural. Pravṛtti. Mas é preciso controlar isso. Isso é a vida humana. Se você colocar-se nas ondas de inclinação natural, isso não é vida humana. Você tem que restringir. A vida humana inteira é destinada a aprender restrição. Isso é a vida humana. Isso é civilização Védica perfeita. Tapo divyaṁ yena śuddhyet sattvam (SB 5.5.1). Uma pessoa tem que purificar sua existência. O que é essa existência? Eu sou espírito, sempre existente, eterno. Agora tenho contaminado essa matéria, portanto, eu estou sofrendo. Então, eu tenho que purificar. Assim como você tem que se livrar da condição doentia. Quando você fica com febre você faz tratamento. Não prazer irrestrito. O médico diz: "Não faça isso, não faça isso, não faça isso." Da mesma forma esta forma humana de vida é para se sair desta condição doentia de vida - ter um corpo material. Então, se nós não restringirmos então onde está o tratamento? Onde está a cura? Todo o sistema é restrição. Tapo divyam (SB 5.5.1). Só concentrar sua atividades em austeridades, penitências, para realização transcendental. Isso é forma de vida humana.

Mas há diferentes ordens de sociedade: brahmacārī, gṛhastha, vānaprastha, sannyāsa. Todo o processo é para restringir. Mas grhastha, chefe de família significa dar um pouco de permissão para aqueles que não podem restringir completamente a vida sexual. Isso é tudo. O Gṛhastha não significa vida sexual irrestrita. Se você conhece esta vida conjugal assim, isso é uma concepção errada. Você tem que controlar se você quiser sair desta condição doentia de vida. Você não pode sair da doença e sem quaisquer restrições desfrutar dos seus sentidos. Não, isso não é possível. Yad indriya-prītaya āpṛṇoti na sādhu manye yata ātmano 'yam asann api kleśada āsa dehaḥ (SB 5.5.4). Aqueles que se entregam sem restrições na civilização do desfrute dos sentidos... Isso não é bom. Porque isso vai levá-lo a aceitar em seguida novamente este corpo material. Talvez um corpo humano, ou corpo animal, ou qualquer corpo. Mas ele tem que aceitar esse corpo. E assim que você aceita este corpo, então você vai ter de se submeter as três misérias do corpo. Nascimento, morte, velhice, doenças. Estes são os sintomas das três misérias.

Então, as pessoas... É preciso compreender cientificamente essas coisas, mas elas estão negligenciando. Assim, portanto, continuam sofrendo. Eles não se importam com o sofrimento também. Assim como os animais, eles estão sofrendo, mas eles não se importam com isso. Eles se esquecem. Então, praticamente esta civilização de gratificação dos sentidos significa civilização animal. Um pouco polida, isso é tudo.