PTBR/Prabhupada 0737 - O primeiro conhecimento espiritual é este - "Eu não sou este corpo"



Lecture on BG 4.1 -- Bombay, March 21, 1974

Prabhupāda: O corpo é feito diferentemente. A alma espiritual é a mesma. Sua alma espiritual, minha alma espiritual, é a mesma.. Mas seu corpo é chamado de corpo americano, meu corpo é chamado corpo indiano. Esta é a diferença. Assim como você tem um vestido diferente. Eu tenho um vestido diferente. Vāsāṁsi jīrṇāni yathā vi (BG 2.22) ... O corpo é como vestido.

Então, primeiro conhecimento espiritual é este, que "eu não sou este corpo." Em seguida, o conhecimento espiritual começa. Caso contrário, não há possibilidade de conhecimento espiritual. Yasyātma-buddhiḥ kuṇape tri-dhātuke sva-dhīḥ kalatrādiṣu bhauma ijya-dhīḥ (SB 10.84.13). Aquele que está pensando: "Este corpo sou eu. Isso, eu sou, eu mesmo," ele é um patife, animal. Isso é tudo. Este animalismo patife, em curso em todo o mundo. "Eu sou americano", "Eu sou índiano", "eu sou brāhmaṇa", "eu sou kṣatriya." Isto é patifaria. Você tem que ir acima disto. Depois, há o conhecimento espiritual. Isto é bhakti-yoga.

māṁ ca yo 'vyabhicāreṇa
bhakti-yogena sevate
sa guṇān samatītyaitān
brahma-bhūyāya kalpate
(BG 14.26)

Aham brahmāsmi. Isto é necessário. Portanto, a fim de compreender este sistema de yoga, bhakti-yoga ... Porque somente por bhakti-yoga você pode vir para a plataforma espiritual. Ahaṁ brahmāsmi. Nāhaṁ vipro... Apenas Caitanya Mahāprabhu said, nāhaṁ vipro na kṣatriya... O que é este śloka?

Devoto: Kibā vipra kibā nyāsī (CC Madhya 8.128)...

Prabhupāda: "Eunão sou um brāhmaṇa, eu não sou um kṣatriya, eu não sou um vaiśya, eu não sou um śūdra. Eu não sou um brahmacārī, eu não sou um grhastha, eu não sou um vanaprastha ... " Porque a nossa civilização védica é baseada em varṇa and āśrama. Então Caitanya Mahāprabhu negou todas essas coisas: "Eu não pertenço a qualquer um destes." Então qual é sua posição? Gopī-bhartuḥ pada-kamalayor dāsa-dāsānudāsaḥ: (CC Madhya 13.80)) "Eu sou eternamente servo do mantenedor das gopīs." Isso significa Kṛṣṇa. E ele pregava: jīvera svarūpa haya nitya- kṛṣṇa-dāsa (CC Madhya 20.108-109). Essa é a nossa identificação. Nós somos servos eternos de Kṛṣṇa. Portanto, os servos que se rebelaram contra Kṛṣṇa, eles tem que vir a este mundo material. Portanto, para recuperar esses servos, Kṛṣṇa vem. E Kṛṣṇa diz,

paritrāṇāya sādhūnāṁ
vināśāya ca duṣkṛtām
dharma-saṁsthāpanārthāya
sambhavāmi yuge yuge
(BG 4.8)

Kṛṣṇa vem. Ele é tão gentil.

Por isso tiremos proveito de  Kṛṣṇa vir aqui, deixando para trás este Bhagavad-gita, e lê-lo perfeitamente, e tornar sua vida perfeita. Isso é movimento para consciência de Kṛṣṇa. Não é um movimento falso; É o mais científico dos movimentos. Então, fora da Índia, estes europeus, os americanos, eles estão tirando proveito disso. Por que não esses jovens indianos? Qual é o erro lá? Isto não é bom. Vamos nos unir, iniciar este movimento da consciência de Kṛṣṇa muito a sério, e entregar a essa humanidade doente. Esse é o nosso propósito. Eles estão sofrendo por falta de conhecimento. Tudo está lá, completo. Simplesmente por má gestão ... simplesmente pelo ... Ele está sendo gerido pelos malandros e ladrões. Tome. Você se torna perfeito em consciência de Kṛṣṇa e assumi a gestão. e torna sua vida bem-sucedida. Muito obrigado. Hare Kṛṣṇa.