PTBR/Prabhupada 0743 - Se Você Produz O Seu Programa de Divertimento, então será punido



Morning Walk -- April 7, 1975, Mayapur

Rāmeśvara: As pessoas estão desfrutando, mas se alguém é seu amigo...

Prabhupāda: A amizades inclui divertivmento e palmadas, também. As duas coisas. Entende? Quando as crianças brincam, às vezes o pai bate no filho, também. Por quê?

Puṣṭa Kṛṣṇa: Desobediência. Elas fazer algo que é prejudicial a elas e aos outros.

Prabhupāda: Então você pode curtir a vida, a vida material, do modo como o pai ensina. Isso é serviço devocional. Assim, você pode se divertir. Do contrário, você levará palmadas.

Trivikrama: É o chamado divertimento.

Prabhupāda: Sim. Se você manufaturar seu programa de divertimento, você será esbofetado. Se você se divertir de acordo com as istruções do seu pai, você se divertirá. Kṛṣṇa diz: "Aproveite a vida. Tudo bem." Man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī." Viva pacificamente Sempre se lembre de mim. Me adore." Temos isto prescrito:"Venha aqui e pense em Kṛṣṇa." Então, essa é a diversão. Mas as pessoas não querem. Elas querem licor, querem sexo ilícito, querem comer carne... Portanto, elas devem ser punidas. Na verdade, todo esse universo é feito para a sua diversão, mas se divirta de acordo com as direções de Kṛṣṇa. Então você terá a sua diversão. Essa é a diferença entre Semi-deus e demônio. O demônio quer curtir, manufaturar sua própria forma de de vida. Os semi-deuses se divertem mais do que os demônios, porque estão sob a direção de Deus.

Jagadīśa: Porque Kṛṣṇa provém as entidades vivaa com esses prazeres pecaminosos?

Prabhupāda: O quê?

Jagadīśa: Porque Kṛṣṇa provém as entidades vivaa com esses prazeres pecaminosos?

Prabhupāda: Prazeres simples?

Jagadīśa: Prazeres pecaminosos, como se intoxicar...

Prabhupāda: Kṛṣṇa não provém. Você cria o seu pecado. Kṛṣṇa nunca diz: "Coma carne" mas você abre um açougue, então você sofrerá.

Brahmānanda: Mas existe um prazer, um certo prazer derivado dessas atividades pecaminosas.

Prabhupāda: Qual é o prazer?

Brahmānanda: Bom, algumas pessoas gostam de... Elas obtém prazer com a intoxicação, obtém prazer de...

Prabhupāda: Sim. E, portanto, elas sofrem efeitos colaterais. Isso é ignorância. Você imediatamente tem uma sensação de prazer, mas o resultado é muito ruim. Isso é pecaminoso.

Rāmeśvara: Você escreveu no Quarto Canto que, se obtemos muito prazer quando somos novos, contraímos doenças correspondentes quando ficamos mais velhos.

Prabhupāda: Sim. Vida material significa que, logo que você vola as regras e regulações, você sofre. Portanto, varṇāśrama-dharma é o começo da perfeição na vida material. É o começo. Cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭam (BG 4.13). Deus criou isso. Se você adota essas instruções de varṇāśrama-dharma, a proteção na sua vida começa.