PTBR/Prabhupada 0775 - Apego a família é o maior impedimento para o avanço em consciência de Krishna



Lecture on SB 7.6.8 -- New Vrindaban, June 24, 1976

Prabhupāda: Geralmente, as pessoas se tornam muito apegadas à vida familiar. Às vezes digo que nos países ocidentais os jovens vêm à consciência de Kṛṣṇa, seu único grande recurso é que eles não são apegados à família. Isso é uma qualificação muito boa. De um jeito ou de outro, eles se tornaram. Portanto, seu apego a Kṛṣṇa se torna firme. Na Índia, eles têm um apego familiar organizado. Eles não estão interessados. Eles estão atrás do dinheiro agora. Isso eu experimentei. Sim.

Então, apego familiar é o maior impedimento na questão de avançar na consciência de Kṛṣṇa, mas se toda a família é consciente de Kṛṣṇa, isso é muito bom. Assim como Bhaktivinoda Ṭhākura. Ele era um homem de família, mas todos eles - Bhaktivinoda Ṭhākura, sua esposa, seus filhos ... E o melhor filho é o nosso Guru Mahārāja, melhor filho ... Então ele cantou por sua experiência, vós dina bhajana dekhi gṛhete goloka bhaya. Se em família, todos estão envolvidos no serviço de Kṛṣṇa, isso é muito bom. Isso não é uma família comum. Esse apego não é um apego ordinário. Mas geralmente as pessoas estão apegadas materialmente. Isso é condenado aqui. Śeṣaṁ gṛheṣu saktasya pramattasya apayāti hi (SB 7.6.8). Eles são chamados de pramatta. Todo mundo está pensando que "minha família, minha esposa, meus filhos, minha nação, minha comunidade, isso é tudo. O que é Kṛṣṇa? Esta é a maior ilusão imposta por māyā. Mas ninguém será capaz de lhe dar proteção.

dehāpatya-kalatrādiṣv
ātma-sainyeṣv asatsv api
teṣāṁ pramatto nidhanaṁ
paśyann api na paśyati
(SB 2.1.4)

Tudo estará terminado. Ninguém pode nos proteger, exceto Kṛṣṇa. Se quisermos nos libertar das garras de māyā-janma-mātyu-jarā-vyādhi (BG 13.9) devemos nos abrigar nos pés de lótus de Kṛṣṇa, através do mestre espiritual, e conviver com devotos que se engajaram pelo mesmo propósito. É chamado ... Qual é a palavra exata? Sakhi ou algo assim. Agora estou esquecendo. Mas na mesma categoria, devemos viver e executar nossa consciência de Kṛṣṇa. Então esses impedimentos, gṛheṣu saktasya pramattasya. Qualquer um que seja ... Todos os karmis estão apegados a esta vida familiar, mas a vida familiar é boa desde que haja consciência de Kṛṣṇa. Gṛhe vā vanete thāke, hā gaurāṅga bole dāke. Não importa, se ele está na vida familiar ou na vida de sannyāsī, se ele é um devoto, então sua vida é bem sucedida.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya Prabhupada.