PTBR/Prabhupada 0776 - O que há de errado se eu me tornar um cachorro? Este é o resultado da educação



Lecture on SB 6.1.12 -- Los Angeles, June 25, 1975

Então isso é recomendado que adhayo vyādhayaḥ. Existem três tipos de condição miserável - para todos, não para uma pessoa em particular. Adhyātmika, adhibhautika, adhidaivika. E assim que você pega este corpo material, você terá que sofrer. Então, se você quer parar este sofrimento, então você deve viver a vida regulada. A vida reguladora é recomendada no verso seguinte:

tapasā brahmacaryeṇa
śamena ca damena ca
tyāgena satya-śaucābhyaṁ
yamena niyamena vā
(SB 6.1.13)

Estes são deveres prescritos do ser humano. Quais são os deveres prescritos? O primeiro dever prescrito é tapasā: eles devem executar austeridades. Isso é vida humana. Isso é recomendado em todos os lugares. Ṛṣabhadeva também recomendou, tapo divyaṁ putrakā yena śuddhyed sattva: "Meus queridos meninos, não vivam como gatos e cachorros e porcos", ele aconselhou. Nāyaṁ deho deha-bhajāṁ nṛloke kaṣṭān kāmān arhate viḍ-bhujāṁ ye (SB 5.5.1). "Se eu não trabalhar duro, como devo satisfazer meus sentidos? À noite eu devo ter essa intoxicação, essa mulher, esse clube, isso ... Se eu não trabalhar duro, como vou conseguir esse prazer? "

Então Ṛṣabhadeva diz: "Esse tipo de diversão está disponível para os porcos. Não é um tipo muito bom de prazer, gratificação dos sentidos. " Nāyaṁ deho deha-bhajāṁ nṛloke kaṣṭān kāmān arhate viḍ-bhujāṁ ye. Viḍ-bhujām significa o comedor de fezes. Então eles também estão gostando em comer fezes, e fazer sexo sem discriminação, não se importa se é mãe, irmã. Então esse tipo de civilização de gratificação dos sentidos existe entre os cães e porcos, mas a vida humana não é feita para isso. A vida humana é feita para tapasya, austeridade, de modo que a vida humana você pode acabar com sua repetição de nascimento e morte e vir para a sua vida eterna e desfrutar da feliz vida eterna de conhecimento. Esse é o objetivo da vida. Não que "não importa". A educação é que um estudante universitário, e se ele é dito, se ele é informado, que "Se você vive irresponsavelmente, então você pode se tornar um cão na próxima vida" então eles dizem: "O que há de errado se eu me tornar um cachorro?" (risos) Este é o resultado da educação. Ele não se importa. Ele está pensando: "Se eu pegar uma vida de um cachorro, não terei restrição da minha vida sexual na rua". É isso aí. Ele está pensando que isso é avanço. "Se agora há restrição, agora sem restrições se eu conseguir a vida sexual na rua ..." E eles estão vindo gradualmente, esse avanço.

Então esta é a posição. Então eles não acreditam na próxima vida, e o que falar da vida dos gatos e cachorros. "Deixa pra lá." Tudo está muito escuro. Portanto, a menos que nós pegamos o movimento da consciência de Kṛṣṇa, a civilização humana está condenada. Não é civilização humana. A civilização humana é a vida responsável. Na verdade, estamos sendo educados, vamos para a escola, para a faculdade, para nos tornarmos homens responsáveis. Portanto, essa responsabilidade deve ser: "Como parar essa repetição de nascimento". Em muitos lugares isso é aconselhado. E esse é o único objetivo da vida humana. Punar-janma-jayāya.