PTBR/Prabhupada 0800 - Karl Marx. Ele Está Pensando Como os Sentidos dos Trabalhadores Serão Gratificados



730906 - Lecture SB 05.05.01-8 - Stockholm

Prabhupāda: Karl Marx. Ele está pensando como o operário, o trabalhador, como seus sentidos serão gratificados. Essa é a filosofia dele. Não é?

Devoto: Sim.

Prabhupāda: Ele está pensando que o capitalista, eles estão satisfazendo apenas os seus sentidos de forma luxuosa, porque não os trabalhadores que estão realmente trabalhando? Essa é a filosofia dele. O ponto central é a gratificação dos sentidos. Apenas tente entender. O mundo inteiro está ocupado em diferentes rótulos, mas o ponto central é a gratificação dos sentidos. Isso é tudo. Alguém tem algo a dizer contra isso, aqui presente? Mas aqui Ṛṣabhadeva diz: nṛloke kaṣṭān kāmān arhate, na arhate. Na ayam deho deha-bhajāṁ nṛloke kaṣṭān kāmān arhate viḍ-bhujāṁ ye SB 5.5.1. Esse tipo de trabalho duro, é feito pelos cães e porcos também. Então isso significa que teremos que trabalhar, temos essa forma humana de corpo, e nós temos que trabalhar assim como cães e porcos? Na verdade eles estão fazendo isso. Nada mais que isso. Os cachorros e os porcos estão ocupados o dia e a noite toda para a mesma coisa: como comer, como dormir, como ter vida sexual, como se defender. O homem também está trabalhando da mesma maneira, somente sob um rótulo diferente. Nacionalismo, socialismo, esse "ismo" aquele "ismo", mas a ação do cão e do porco e da sociedade humana, os chamados civilizados, o ponto é o mesmo. Então Ṛṣabhadeva diz que os cães e porcos eles estão trabalhando muito duro para a gratificação dos sentidos, mas essa forma humana de corpo não é para isso. É para um caminho diferente.

Isso a civilização moderna, eles não sabem disso. Homem moderno, sociedade, eles não sabem. Eles simplesmente pensam: "Sim, o cachorro está dormindo na rua. Devemos ter um prédio muito bonito, um apartamento muito bonito, uma cama muito bonita. Isso é avanço da civilização. Caso contrário, é primitivo se permanecermos no mesmo padrão, dormindo em qualquer lugar, sem mobília, sem ... " Mas apesar de tudo o assunto é dormir , nada mais que isso. Da mesma forma, você vê o comer, ou acasalar também. Então, a pergunta será, então o que você diz que a vida humana é destinada para? A resposta é tapo divyaṁ putrakā yena sattvaṁśuddhyed SB 5.5.1. A vida humana é feita para tapasya, tapasya. Tapasya significa austeridade. Negando isso, negando. Os gatos e cachorros estão satisfeitos - enquanto comem mais, eles acham que estão gostando. Hoje em dia o ser humano também. Eles estão usando tantos aperitivos, bebendo. Nós estudamos isso no avião. Antes de comer, eles fornecem vinho, Torna o apetite muito forte, então coma tanto, grande quantidade. Você marcou isso?

Devoto: Sim.

Prabhupāda: Sim, então esse é o prazer deles. Mas Ṛṣabhadeva diz, ou o śāstra diz: "Não, não. Você não deve comer nada. Essa é a sua perfeição. "Apenas veja. Estes, animais como homens, estão comendo tanto, eles estão gostando, mas o seu negócio deveria ser diminuir, até o ponto que é necessidade, dai não mais comer. Então eles estão preparados? Não. É muito difícil. Mas esse é o objetivo. Portanto, você encontrará aqueles que são para o avanço espiritual ... Assim como Raghunātha Dāsa Gosvāmī. Raghunātha Dāsa Gosvāmī pertencia era filho de um homem muito rico. Seu pai e tio eram homens muito ricos em ... Quinhentos anos atrás, a renda era de doze mil rupias por ano. Aquele um lakh, cem mil rúpias ... Eu acho que no momento presente, o valor aumentou cem mil vezes.