PTBR/Prabhupada 0816 - Este Corpo é uma Máquina, mas Estamos Aceitando a Máquina Como o Eu



751015 - Lecture SB 01.07.05-6 - Johannesburg

yayā sammohito jīva
ātmānaṁ tri-guṇātmakam
paro 'pi manute 'narthaṁ
tat-kṛtaṁ cābhipadyate
(SB 1.7.5)

Então a nossa posição atual é assim, de sammohita, confuso, intrigado por māyā. Nós somos eternos parte e parcela de Deus, mas pelo motivo de ser encantado por essa energia material, ou energia externa de Deus, nos esquecemos de nós mesmos, e agora estamos emaranhados. Nós nos esquecemos do nosso objetivo de vida. Na te viduḥ svārtha-gatiṁ oi viṣṇuṁ durāśayā ye bahir-artha-maninaḥ (SB 7.5.31). A alma condicionada ... alma condicionada significa o ser vivo, a alma espiritual que está condicionada por essas leis da natureza material. As leis da natureza material é que você tem que aceitar um certo tipo de corpo de acordo com sua propensão. Nós criamos propensão. E Kṛṣṇa é tão gentil que Ele lhe dá a facilidade: "Tudo bem". Assim como o tigre, ele quer sugar sangue. Ou qualquer homem, se ele quiser sugar sangue, então ele será dado a facilidade do corpo de um tigre. Se uma pessoa não tem discriminação em comer - o que estiver disponível, ele pode comer - então ele será dado a facilidade de se tornar um porco. Até fezes, ele pode comer. Então isso é descrito muito claramente no Bhagavad-gītā:

īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ
hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati
bhrāmayan sarva-bhūtāni
yantrārūḍhāni māyayā
(BG 18.61)

Isso é muito significativo. Yantrārūḍhāni māyayā. Nós estamos andando em uma máquina. Este corpo é uma máquina, mas estamos aceitando a máquina como eu mesmo. Isso é chamado sammohita, "confuso". Se você está andando em um carro, se você pensa: "Eu sou o carro" como é tolice, similarmente, eu tenho esse yantra, máquina, corpo, e está andando por causa da minha presença, ou eu estou dirigindo, ou Kṛṣṇa está me dando inteligência de como dirigir. Mas se eu me identifico com esse corpo, exatamente como um homem tolo - ele está dirigindo o carro, e se ele se identifica com o carro, ele é um homem tolo - então isso é chamado sammohita. Yayā sammohito jīva. Portanto, o exemplo, como eu estava citando ontem ... ontem à noite, que nós não vemos o motorista, e quando o motorista vai embora, vemos que o carro não está se movendo e então eu posso entender: "Oh, o motorista, meu pai ou meu filho, foi embora". Às vezes choramos: "Meu pai foi embora" ou "Meu filho foi embora" mas porque somos sammohita, na verdade nunca vimos o pai e o filho. Aceitamos este casaco de pele, corpo como pai e filho. Isso é chamado de sammoha, perplexo, confuso.

Yayā sammohito jīva ātmānam: a alma espiritual, ātmānaṁ tri-guṇātmakam ... Este corpo é tri-guṇātmakam. O corpo é feito de acordo com os modos da natureza material: kāraṇaṁ guṇa-saṅgo 'sya (BG 13.22). Tudo é muito claramente explicado no Bhagavad-gītā. Este é um desenvolvimento mais além. Bhagavad-gītā ... Se você entende o Bhagavad-gītā, e se você realmente se render a Kṛṣṇa ... A última palavra de Kṛṣṇa é sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Se você realmente entende o Bhagavad-gītā, este será o resultado. E no Srimad-Bhagavatam é dito, tyaktvā sva-dharmaṁ caraṇāmbujaṁ hareḥ (SB 1.5.17). Sva-dharma. Kṛṣṇa diz sarva-dharmān parityajya. Então isso significa que cada um de nós ... Dharma significa dever ocupacional. Isso é dharma, característica. Assim, Kṛṣṇa ordena sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Se aceitamos isso, até mesmo pelo sentimento ... Isso é confirmado no Srimad-Bhagavatam. Tyaktvā sva-dharmaṁ caraṇāmbujaṁ hareḥ patet tato yadi, bhajann apakvo 'tha. Nārada Muni diz que "se alguém, mesmo por sentimento - 'Tudo bem, Kṛṣṇa diz saradadan parityajya. Vamos largar qualquer outro negócio, tornar-nos conscientes de Kṛṣṇa '- até mesmo um aceita pelo sentimento, não entendendo completamente, ele também é afortunado ". Ele também é afortunado porque aceita a coisa real. Portanto Nārada Muni disse que "Mesmo um aceitando por sentimento, e mais tarde" bhajann apakvo 'tha, "sua execução do serviço devocional não amadureceu, e ele cai, então, "Nārada Muni diz, yatra kva vābhadram abhūd amuṣya kim, "onde está a perda para aquela pessoa? E por outro lado, a outra pessoa que não aceitou isso - ele está regularmente executando sua responsabilidade ..., responsabilidade material - o que ele ganha com isso? "Esta é a opinião. "Se a consciência de Kṛṣṇa é aceita mesmo por sentimento, e depois disso, mesmo que ele caia, não há perda. E se formos muito fiéis aos nossos deveres materiais " então Nārada Muni diz: "o que ganhamos com isso?" Então isso é muito importante.