PTBR/Prabhupada 0823 - Essa é a Primogenitura na Índia - Eles São Automaticamente Conscientes de Krishna



Lecture on SB 3.28.20 -- Nairobi, October 30, 1975

Harikeśa: Tradução: "Fixando sua mente na forma eterna do Senhor, o yogī não deveria ter uma visão coletiva de todos os seus membros, mas deve fixar a mente em cada membro individual do Senhor ".

Prabhupāda:

tasmiḻ labdha-padaṁ cittaṁ
sarvāvayava-saṁsthitam
vilakṣyaikatra saṁyujyād
aṇge bhagavato muniḥ
(SB 3.28.20)

Então, como nós explicamos muitas vezes, que este arcā-mūrti ... A classe patife(ignorante) de homens, eles não podem entender o arcā-mūrti. Eles pensam que "Eles estão adorando um ídolo". Mesmo entre os hindus existem os chamados seguidores dos Vedas, eles também dizem que "Qual é a necessidade de adorar a Deidade no templo?" Eles fizeram uma propaganda muito vigorosa na Índia para parar com a adoração no templo. Por um curto período de tempo, teve alguma reação, mas agora está terminado. Que... Esta propaganda patife de não adorar a Deidade no templo está terminada. Ninguém se importa com isso. Eles pensam que Deus está em todo lugar - exceto no templo. (risos) Essa é a opinião deles. E Deus está em todo lugar; porque não no templo? Não. Esse é o seu pobre fundo de conhecimento. Eles não podem acomodar. Não. Deus está em todo lugar, mas não no templo. Essa é a inteligência deles, patifes. Então nós temos que seguir, portanto, ācārya. Ācāryavān puruṣo veda (Chāndogya Upaniṣad 6.14.2): aquele que aceitou o ācārya ... Aquele que conhece o śāstra e praticamente se comporta de acordo com o regulamento do śāstra, ele é chamado ācārya. Acinoti śāstrārthaḥ.

Então todos os ācāryas ... Na Índia existem muitos milhares e milhares de templos, muito, muitos templos grandes, especialmente no sul da Índia. Alguns deles você viu. Cada templo é como um grande forte. Então todos esses templos foram estabelecidos pelos ācāryas, não que as pessoas estabeleceram de forma caprichosa. Não. Ainda há templo muito proeminente, templo Bālajī, Tirupati, Tirumalai. As pessoas estão indo, e a coleção diária é mais do que um lakh de rúpias ainda. Apesar de terem propagado tão vigorosamente para não visitar os templos, mas as pessoas ... Isso é o 'direito de nascença' na Índia - eles são automaticamente conscientes de Kṛṣṇa. Automaticamente. Portanto, todos os semideuses, eles também desejam ter nascimento na Índia. Automaticamente.

Portanto, a adoração no templo é essencial. Então, aqueles que são contra a adoração no templo, adoração à Deidade, eles não são uma classe de homens muito inteligente - tolo, mūḍha. Mais uma vez, a mesma palavra.

na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ
prapadyante narādhamāḥ
māyayāpahṛta-jñānā
āsuri bhāvam āśritāḥ
(BG 7.15)

Māyayāpahṛta jñānāḥ. Eles estão falando muito grandes, grandes palavras, que "Deus está em toda parte" mas eles estão proibindo a adoração no templo. Apahta-jñānā. O conhecimento é imperfeito. Um homem comum pode dizer: "Se Deus está em toda parte, por que não no templo?"