PTBR/Prabhupada 0854 - Maior do que o maior, e menor que o menor. Este é Deus

From Vanipedia
Jump to: navigation, search

[[Category:
- Prabhupada Pages - 207 Live Videos]]



Maior do que o maior, e menor que o menor. Este é Deus
- Prabhupāda 0854


750306 - Lecture SB 02.02.06 - New York

Quando Krishna queria saber... Arjuna queria saber de Krishna, "Quanto Sua potência é estendida? Como você está trabalhando? Eu quero saber. "Porque ele é curioso, brahma-jijñāsā. Ele está tentando entender o que é Deus. E Deus está pessoalmente respondendo. Então, Ele tem afirmado nesse capítulo que "eu sou isso entre esses; eu sou isso entre esses; eu sou isso..." Então, então Ele resume que "Quanto devo dizer? Apenas tente Me entender, Minha potência, que o... Neste mundo material existem inúmeros universos, e em cada universo existem inúmeros planetas. Então eu fui em cada um deles," viṣṭabhyāham idaṁ kṛtsnam, "todos eles, e eu os mantenho." Assim como Krishna está situado no coração de todos, então o... Da mesma forma, Krishna está situado em tudo, até mesmo dentro do átomo. Isso é Krishna. Queremos imitar Krishna, mas se eu... Se somos perguntados que "Você entra no átomo?" "Isso eu não posso fazer." Não.

Krishna, Deus, significa que Ele é... Pode, Ele pode ser, tornar-se este o maior do que o maior. Podemos conceber o maior, o universo. Assim, não só este universo, mas muitos milhões de universos, eles estão sendo criados a partir dos poros de, de Seu cabelo corporal. Yasyaika-niśvasita-kālam athāvalambya jīvanti loma-vila-jā jagad-aṇḍa-nāthāḥ (Bs 5.48). Isso é Deus. Provavelmente temos muitos milhões de poros em nosso corpo. Deus tem, Mahā-Viṣṇu, e a partir desse buraco universos estão saindo, continuamente, respirando. Yasyaika-niśvasita-kālam. Portanto, você deve ter o que é a concepção de Deus: maior do que o maior, e menor do que o menor. Isso é Deus. Ele pode produzir estes grandes, grandes universos simplesmente pela respiração, e de novo, não sabemos quantos átomos existem em cada universo, Ele pode entrar em cada átomo. Aṇḍāntara-stha-paramāṇu-cayāntara-sthaṁ.

eko 'py asau racayituṁ jagad-aṇḍa-koṭiṁ
yac-chaktir asti jagad-aṇḍa-cayā yad-antaḥ
aṇḍāntara-stha-paramāṇu-cayāntara-sthaṁ
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi
(Bs. 5.35)

Esta é a concepção de Deus.

Então aqui a proposta é que estamos sofrendo neste mundo material. Estamos simplesmente pensando que "No futuro, seremos felizes se eu fizer assim." Mas antes que o futuro venha, nós estamos liquidados. Esta é a nossa posição. Não só uma vez, mas muitas vezes. Ainda assim, eu, você, temos opinião. Assim como o chamado cientista: milhões de anos de intervalo, e então isso vai acontecer, isso vai estar acontecendo. Não. Tudo bobagem. Então como-sua idade é de cinquenta ou sessenta anos-como você está concebendo milhões de anos? Os seus cinquenta, sessenta anos de idade serão milhões de vezes concluídos antes de você perceber a verdade. Mas os chamados cientistas, eles estão pensando, "Não. Estes cinquenta, sessenta anos são uma grande extensão de, tempo de vida". Dessa forma não consigo entender. Isso não é possível. Ciraṁ vicinvan. Se você especular desta forma tola pela ciraṁ, eternidade, ainda assim você não pode entender. Ciraṁ vicinvan.

athāpi te deva padāmbuja-dvaya-
prasāda-leśānugṛhīta eva hi
jānāti tattvaṁ bhagavan-mahimno
na cānya eko 'pi ciraṁ vicinvan
(SB 10.14.29)

Ciraṁ significa eternamente. Se você especular para compreender Deus, por seu cérebro minúsculo e percepção de sentidos limitada, não vai ser... Para tirar a prescrição do śāstra, se você quiser, o primeiro é que você deve abandonar o apego material. Nivṛtta... (à parte, indistinto) Apego material, assim por muito tempo eu vou ser atraído por coisas materiais, Krishna vai me dar um corpo relativo. Tathā dehāntara-prāptir (BG 2.13). Se queremos este desfrute material temporário, em seguida, de acordo com o corpo, há diversão. Na vida da formiga, há também a mesma coisa: comer, dormir, sexo e defesa. E no Senhor Indra, ou no Rei Indra, o rei celestial, ele tem todas as mesmas propensões de comer, dormir, acasalar e defender. Então, se você vai para o planeta lua ou sol planeta ou para os planetas mais elevados, onde quer que vá, as quatro coisas vão seguir: comer, dormir, acasalar-se, defender-se; e nascimento, morte, velhice e doença.