PTBR/Prabhupada 0883 - Não perca o seu tempo tentando resolver seus problemas econômicos



Lecture on SB 1.8.21 -- New York, April 13, 1973

Então Krishna gosta de estar relacionado com Seu devoto como pai e mãe. Aqui, neste mundo material, nós tentamos fazer o nosso relacionamento com o Supremo como pai, mas Krishna quer se tornar o filho. Portanto nanda-gopa (SB 1.8.21). Ele sente prazer em se tornar o filho de um devoto. Os homens comuns, eles querem Deus como pai, mas isso não é muito agradável para Krishna. Pai significa, se tornar pai significa, sempre aborrecimento: "Dá-me isso, dá-me este, dá-me dessa". Veja. Claro, Krishna tem potências imensas para abastecer. Eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān. Ele pode fornecer a todos, tanto quanto ele queira. Ele está fornecendo comida para o elefante. Ele está fornecendo comida para a formiga. Por que não para o ser humano? Mas esses patifes, eles não compreendem. Eles estão trabalhando dia e noite como jumentos para conseguir o pão. E se ele vão à igreja, há também: "Dê-me o pão". Eles estão preocupados apenas com o pão. Isso é tudo. Embora a entidade viva seja a filha da pessoa opulenta mais rica, ela criou esse problema do pão. Isto é chamado de ignorância. Ele acha que "Se eu não resolver o meu problema do pão, se eu não dirijo o meu caminhão dia e noite... (imita o barulho do caminhão, risos) Que civilização absurda. Veja. Problema do pão. Onde está o problema do pão? Krishna pode fornecer. Se Ele pode fornecer comida para o elefante na África - Há milhões e milhões de elefantes africanos, você sabe, e eles são abastecidos com alimentos.

O Bhāgavata diz não perca seu tempo com este problema do pão. Não desperdice o seu tempo. Tasyaiva hetoḥ prayateta kovido na labhyate yad bhramatām upary adhaḥ (SB 1.5.18). Não desperdice o seu tempo em como resolver os seus problemas econômicos. Isso é um absurdo. É claro, é muito revolucionário. As pessoas vão me odiar. "O que Swami está falando?" Mas, na verdade, isso é o fato. Esta é outra loucura. Suponha que você tenha o seu pai rico, comida suficiente. Onde está o seu problema econômico? Isso é loucura. Não há nenhum problema econômico. Se você é, se você sabe que "Meu pai é o homem mais rico da cidade", então onde está o meu problema econômico? Na verdade, essa é a posição. Nós não temos nenhum problema econômico. Tudo está lá, completo. Pūrṇam adaḥ pūrṇam idaṁ pūrṇāt pūrṇam udacyate (Īśo Invocation). Tudo está completo lá. Você quer água. Basta ver: existem oceanos de água. Você quer água purificada. Você não pode. Embora a água do oceano seja muita, quando há escassez de água, você tem que ter ajuda de Krishna. Ele vai evaporar a água, ele vai faze-la nuvem. Então, quando ela cai, então torna-se doce. Caso contrário, você não pode tocar. Tudo sob controle. Tudo está cheio - água, luz, calor. Tudo está completo. Pūrṇāt pūrṇam udacyate, pūrṇasya pūrṇam ādāya pūrṇam evāvaśiṣyate (Īśo Invocation). Seu estoque nunca acaba. Basta se tornar obediente e o abastecimento está lá. Você pode entender.

Estas pessoas da consciência de Krishna, eles não têm nenhum problema, problema econômico. Tudo é suficientemente fornecido por Krishna. Em Los Angeles, os vizinhos, eles estão muito invejosos, que "Vocês não trabalham. Vocês não têm nenhuma ansiedade. Vocês têm quatro carros. Vocês estão comendo muito bem. Como é isso? "Eles perguntam para os nossos devotos. Isto é, na verdade, o fato. Estamos gastando muito dinheiro, temos muitos centros. O cálculo é de cerca de $ 70.000 que estamos gastando. Quem está fornecendo? De alguma forma ou de outra, estamos recebendo. Portanto, não há problema. Você simplesmente se torna servo sincero de Krishna. Tudo está lá. Este é o teste.