PTBR/Prabhupada 0894 - A obrigação deve ser feita. Mesmo que haja um pouco de sofrimento. Isso é chamado de Tapasya



730417 - Lecture SB 01.08.25 - Los Angeles

Portanto, esta questão foi levantada por Arjuna a Krishna que: "Tudo o que você está falando, está tudo certo. Que eu não sou este corpo, eu sou alma. Todo mundo não é este corpo. Ele é alma. Assim, na aniquilação deste corpo... " (à parte:) Pare com isso. "Na aniquilação do corpo, a alma vai existir. Mas quando eu vir que meu filho está morrendo, ou meu avô está morrendo, eu estou matando, como posso me consolar se meu avô não está morrendo, meu filho não está morrendo, simplesmente ele está mudando? Porque eu estou acostumado a pensar assim. Portanto, deve haver dor." Então, Kṛṣṇa respondeu: "Sim, isso é um fato. De modo que você deve tolerar, isso é tudo. Não há outro remédio." Tāṁs titikṣasva bhārata.

Kṛṣṇa nunca disse que estes não são fatos, qual Arjuna explicou que: "Eu sei que quando meu filho está morrendo, meu filho está mudando o corpo, ou o meu avô está morrendo, mudando o corpo, eu sei disso, mas ainda assim, porque eu sou afetuoso sobre a pele, então eu devo sofrer." O Kṛṣṇa respondeu: "Sim, o sofrimento existe porque você também está no conceito corpóreo de vida. Então sofrimento deve existir. Portanto, não há outro remédio do que tolerar. Não há outro remédio." Mātrā-sparśās tu kaunteya śītoṣṇa-sukha-duḥkha-dāḥ (BG 2.14).

Assim como em seu país é muito frio de manhã para tomar banho, uma tarefa um pouco difícil. Mas será que isso significa que aqueles que são devotos, eles vão parar de tomar banho? Não. Mesmo que esteja frio, deve-se tomar banho. A obrigação deve ser feita. O dever deve ser feito. Mesmo que seja um pouco sofrido. Isto é chamado tapasya. Tapasya significa que devemos prolongar ou prosseguir com, com o nosso negócio de Consciência de Kṛṣṇa apesar de toda condição perigosa e calamitosa deste mundo. Isso é chamado de tapasya. Tapasya significa aceitar voluntariamente as dificuldades da vida. Às vezes tapasya, no sistema de tapasya, na época quente, verão, em um calor abrasador do sol, ainda assim eles acendem algum fogo ao redor e sentam-se no meio e meditam. Existem alguns processos de tapasya assim. No extremo frio a pessoa entra na água até o pescoço e medita. Essas coisas são prescritas em tapasya.

Mas o Senhor Caitanya Mahāprabhu não lhe dá tal prescrição. Ele dá-lhe um programa muito bom: cantar, dançar e tomar prasādam. (risos) Ainda assim não estamos dispostos. Não podemos aceitar esta tapasya. Entende. Estamos muito caídos. Su-sukhaṁ kartum avyayam (BG 9.2). Este é um tipo de tapasya, que é muito fácil de fazer e é muito agradável. Ainda assim, não estamos dispostos. Nós apodreceremos na rua, deitados em qualquer lugar e em todos os lugares e ainda assim, vou beber e ter relações sexuais e me deitar. Então, o que pode ser feito? Nós estamos dando boas facilidades. Venha aqui, cante, dance e viva pacificamente e tome kṛṣṇa-prasādam. Seja feliz. Mas as pessoas não vão aceitar. Isso é chamado de infortúnio.

Portanto, Caitanya Mahāprabhu disse: etādṛśī tava kṛpā bhagavan mamāpi durdaivam īdṛśam ihājani nānurāgaḥ (CC Antya 20.16). Caitanya Mahāprabhu diz: nāmnām akāri bahudhā nija-sarva-śaktiḥ. No santo nome transcendental de Deus, Kṛṣṇa, há todas as potências. Assim como Kṛṣṇa tem potências ilimitadas, da mesma forma no nome, santo nome de Kṛṣṇa, há potência ilimitada. Então, nāmnām akāri bahudhā. E há muitos nomes de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa tem milhares e milhares de nomes. O nome de Krishna é o nome principal. Nāmnām akāri bahudhā nija-sarva-śaktis tatrārpitā niyamitaḥ smaraṇe na kālaḥ. E não há nenhuma regra dura e rápida, que você tem que cantar neste momento ou naquela época. Não. Qualquer hora. Toda vez que você puder. E o nome é idêntico a Kṛṣṇa. Nesta lógica, o nome, o santo nome de Kṛṣṇa, é Kṛṣṇa. Ele não é diferente de Kṛṣṇa. Não pense que Kṛṣṇa está vivendo em Goloka Vṛndāvana e o nome é diferente. Assim como no mundo material temos essa concepção. O nome é diferente do fato. Mas no mundo Absoluto não existe essa diferença. Isto é chamado absoluto. O nome é tão potente como Kṛṣṇa é potente.