PTBR/Prabhupada 0895 - Um devoto jamais considera uma posição perigosa como uma posição muito calamitosa. Ele acolhe com prazer



730417 - Lecture SB 01.08.25 - Los Angeles

Então você tem esta língua. Você pode cantar Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa. Imediatamente você fica diretamente em contato com Kṛṣṇa. Imediatamente. Porque o nome de Kṛṣṇa e a pessoa Kṛṣṇa não são diferentes. Idênticos. Assim, mesmo se você ache que Kṛṣṇa está muito, muito distante... Kṛṣṇa não está longe, muito longe. Kṛṣṇa está dentro de você. Ele não está longe. Ele está muito longe, e ao mesmo tempo muito próximo. Assim, mesmo que você ache que Kṛṣṇa está muito, muito, Seu nome está lá. Cante Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa se torna imediatamente disponível. Aniyamitaḥ. E para tornar Kṛṣṇa disponível utilizando este atalho, não há nenhuma regra dura e rápida. Você pode cantar a qualquer momento. Imediatamente você alcança Kṛṣṇa. Basta ver a misericórdia de Kṛṣṇa.

Portanto, Caitanya Mahāprabhu diz que: etādṛśī tava kṛpā. "Meu querido Senhor, você me deu facilidades muito agradáveis ​ para entrar em contato com você, mas durdaiva, mas Meu, Eu sou tão infeliz, que eu não tenho nenhum apego a essas coisas. Eu não tenho nenhum apego. Eu tenho muito apego por outras coisas. Mas Eu não tenho nenhum apego por cantar Hare Kṛṣṇa. Este é o Meu infortúnio." Kṛṣṇa deu muitas facilidades, a saber, Ele está presente diante de você pela vibração transcendental em Seu nome, e o nome tem todas as potências de Kṛṣṇa. Então, se você permanecer em contato com o nome, você recebe todo o benefício da bênção de Krishna, mas ainda assim, eu não estou inclinado a cantar Hare Kṛṣṇa mantra. Este é o infortúnio.

Então, um devoto nunca considera uma posição perigosa como uma posição muito reversa ou posição muito calamitosa. Ele acolhe com prazer. Porque uma alma rendida, ela sabe que tanto o perigo como o festival, são todos diferentes demonstrações de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa é absoluto. No śāstra diz-se que, assim como há dois tipos, dois lados, a religiosidade e a irreligiosidade, exatamente o oposto. Mas no śāstra é dito que a religiosidade é apenas a parte frontal de Deus, e irreligiosidade é a parte traseira de Deus. Então, há alguma diferença entre a porção frontal ou traseira de Deus? Deus é absoluto. Portanto, um devoto, seja na opulência ou em perigo, ele não é perturbado. Ele sabe que ambas essas coisas são Kṛṣṇa. Quer em posição perigosa... "Agora Kṛṣṇa apareceu diante de mim como um perigo."

Assim como Hiraṇyakaśipu e Prahlāda Mahārāja e Nṛsiṁhadeva. Nṛsiṁhadeva é perigoso para Hiraṇyakaśipu, e Ele é o amigo Supremo para Prahlāda Mahārāja, a mesma personalidade. Da mesma forma Deus nunca é perigoso para o devoto. O devoto nunca tem medo de perigos. Ele está confiante de que o perigo é outra característica de Deus. "Então, por que eu devo ter medo? Estou entregue a Ele." Então Kuntīdevī diz que: vipadaḥ santu. Vipadaḥ santu tāḥ śaśvat. Porque ele, ela sabe como se lembrar de Kṛṣṇa em momentos de perigo. Assim, ele é, ela está acolhendo o perigo. "Meu querido Senhor, saúdo tais perigos, quando posso me lembrar de você." Assim como Prahlāda Mahārāja, ele estava sempre pensando em Kṛṣṇa quando seu pai estava colocando-o em posição perigosa. Então, se você é colocado em uma posição perigosa, e se essa posição perigosa te dá um impulso para se lembrar de Kṛṣṇa, isso é bem-vindo. Isso é bem-vindo. "Oh, eu estou recebendo esta oportunidade para me lembrar de Kṛṣṇa." Então, como é bem-vindo? Ele é bem-vindo porque vendo os meios Kṛṣṇa estou avançando na minha vida espiritual para que eu não tenha que sofrer mais desta posição perigosa.