PTBR/Prabhupada 0896 - Quando estamos vendendo livro, isto é a Consciência de Krishna



730417 - Lecture SB 01.08.25 - Los Angeles

Tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti kaunteya (BG 4.9). Se você se tornar avançado em Consciência de Kṛṣṇa, então o resultado será, depois de deixar este corpo... Kṛṣṇa diz, tyaktvā deham, depois de deixar este corpo, punar janma naiti, você não volta a nascer novamente neste mundo material. Isso é desejado. Suponha que eu esteja muito confortável no momento presente. Meu corpo é mantido numa posição muito confortável, mas há morte, e há um outro nascimento. Então, depois de deixar este corpo, se eu conseguir o corpo de um gato e de um cão, então qual é o significado desta posição confortável? Porque a morte é certa, e janmāntaṁ, tataḥ dehāntaram. Dehāntaram significa que você tem que aceitar outro corpo. Se você não sabe que tipo de corpo que você vai obter... Você pode saber isso. Isso é afirmado no śāstra, que, se você tem mentalidade tal e tal, você obtém corpo tal e tal. Assim, em uma posição confortável, se eu me mantiver na mentalidade do cão, então eu vou obter minha próxima vida como cão. Então, qual é o valor dessa posição confortável?

Posso estar em posição confortável por vinte anos, cinquenta anos, ou mais, cem anos. E depois desta posição confortável, quando eu deixar este corpo, se, devido a minha mentalidade, eu me tornar um cão e gato e rato, então qual é o benefício desta posição confortável? Essas pessoas não sabem disso. Eles acham, especialmente nesta era, que: "Agora estou em posição confortável. Eu tenho dinheiro suficiente. Eu tenho propriedade suficiente. Eu tenho confortos suficientes, comida suficiente. Assim, logo que o corpo acabar, então eu não vou nascer de novo. Pelo tempo em que eu estiver vivendo, deixe-me aproveitar a vida." Esta é a filosofia moderna, o hedonismo. Mas isto não é o fato. Kuntī está, portanto, ansiosa: apunar bhava-darśanam (SB 1.8.25). Apunar bhava, não repetir. Se você vir sempre a Krishna, isto é Consciência de Krishna. Consciência de Kṛṣṇa significa: sempre pensar em Kṛṣṇa. Sua consciência deve estar absorvida no pensamento de Kṛṣṇa.

Por isso damos diferentes variedades de compromisso, Consciência de Kṛṣṇa. Nós não devemos desviar a nossa energia. Agora, quando estamos vendendo livro... Isso é consciência de Kṛṣṇa; estamos vendendo livro. Mas se pensarmos que vender livro pode ser desviado para a venda de jóias, isto não é uma ideia muito boa. Isso não é uma ideia muito boa. Então nós nos tornamos novamente joalheiro. Punar mūṣika bhava. Mais uma vez torna-se rato. Devemos ser muito cuidadosos. Nossa Consciência de Kṛṣṇa não pode ser desviada. Então você se foi para o inferno. Mesmo que haja perigo, mesmo que haja sofrimento em Consciência de Krishna, devemos tolerar. Essa é a instrução do... Devemos saudar tal perigo. E orar para Kṛṣṇa. O que é esta oração? Tat te 'nukampāṁ su-samīkṣamāṇaḥ (SB 10.14.8). "Meu querido Senhor, é Sua grande misericórdia que estou colocando nessa posição perigosa." Esse é o ponto de vista do devoto. Ele não considera o perigo como perigo. Ele assume: "É a misericórdia de Kṛṣṇa." Que tipo de misericórdia? Agora bhuñjāna evātma-kṛtaṁ vipākam. "Devido às minhas atividades passadas, eu estava sofrendo muito. Mas Você está mitigando o sofrimento, dando-me pouco sofrimento."