PTBR/Prabhupada 0916 - Krishna não precisa do seu vestido refinado ou flor agradável ou alimento saboroso



730415 - Lecture SB 01.08.23 - Los Angeles

Prabhupāda: Então, o aparecimento e desaparecimento do Senhor dentro deste mundo material, isso é chamado cikīrṣitam. Qual é o significado da palavra cikīrṣitam?

Devoto: passatempos.

Prabhupāda: passatempos. É o passatempo de Kṛṣṇa que Ele vem. Ele ... Quando Ele vem, é claro, Ele trabalha em algo. O trabalho é dar proteção ao sādhu e matar o asādhu. Mas ambas as atividades são seus passatempos. Ele não tem inveja. Ele não pode ser invejoso. O assassinato dos demônios, isso também é Seu afeto. Assim como às vezes punimos nossos filhos, nós lhe damos uma bofetada muito forte. Isso não é por amor. Isto é amor. Então, quando Kṛṣṇa mata um demônio, o, o ato não está na plataforma do ciúme ou inveja materiais. Não.

Portanto, é mencionado nos śāstras que até mesmo os demônios, os quais foram mortos pelo Senhor, eles também recebem salvação imediata. O resultado é o mesmo. Assim como Pūtanā. Pūtanā foi morta. Pūtanā queria matar Kṛṣṇa, mas quem pode matar Kṛṣṇa? Isso não é possível. Ela foi morta. Ela foi morta, mas qual foi o resultado? O resultado foi que ela obteve a posição de mãe de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa aceitou-a como Sua mãe. Ela veio com mamilo revestido de veneno, que: "Kṛṣṇa vai sugar meu mamilo, e a criança morrerá imediatamente". Mas isso não é possível. Ela foi morta. Kṛṣṇa sugou o mamilo e a vida por completo. Mas Kṛṣṇa tomou o lado positivo, que: "Esta mulher, demônio, ela veio para Me matar, mas de alguma forma Eu suguei seu leite materno. Então ela é minha mãe. Ela é minha mãe." Então ela conseguiu a posição de mãe.

Isto é explicado no Bhāgavatam. Uddhava explicou a Vidura que Kṛṣṇa é tão gentil, Deus é tão gentil; mesmo a pessoa que queria matá-Lo com veneno, ela foi aceita como mãe. Um Deus tão amável, Kṛṣṇa, que "A que outros devo adorar, exceto Kṛṣṇa?" Este exemplo é dado. Então, Kṛṣṇa não tem nenhum inimigo. Aqui é dito: na yasya kaścid dayitaḥ. Dayitaḥ significa favor. Ninguém é favorecido. Na yasya kaścid dayito 'sti karhicid dveṣyaś ca. E ninguém é Seu inimigo. Mas quem pode ser Seu inimigo, quem pode ser Seu amigo?

Suponha que criamos amigos. Esperamos alguma graça ou algum lucro do amigo e inimigo significa que esperamos alguma atividade nociva do inimigo. Mas Kṛṣṇa é tão perfeito que ninguém pode prejudicar Kṛṣṇa, nem ninguém pode dar nada a Kṛṣṇa. Então, onde está a necessidade de amigo e inimigo? Não há necessidade. Portanto, é afirmado aqui: na yasya kaścid dayito 'sti. Ele não precisa do favor de ninguém. Ele é completo. Eu posso ser um homem muito pobre. Espero o favor de algum amigo, o favor de alguém. Mas essa é a minha expectativa porque sou imperfeito. Não sou completo. Eu sou deficiente de várias formas. Então estou sempre carente. Por isso, eu quero criar um amigo e, da mesma forma, eu odeio o inimigo. Então, Kṛṣṇa, sendo o Supremo... Ninguém pode fazer mal a Kṛṣṇa, ninguém pode dar nada a Kṛṣṇa. Então, por que estamos oferecendo a Kṛṣṇa tantos confortos? Nós estamos vestindo Kṛṣṇa, estamos decorando Kṛṣṇa, estamos dando bons alimentos a Kṛṣṇa.

Então a idéia é ... Tente entender esse fato. Krishna não precisa do seu vestido refinado ou flor agradável ou alimento saboroso. Kṛṣṇa não precisa. Mas se você O entregar, então você se beneficiará. É favor de Kṛṣṇa que Ele está aceitando. O exemplo é dado: assim como se você decora a pessoa original, O reflexo da pessoa no espelho, também aparece decorado. Então somos reflexões. Na Bíblia também é dita que o homem é feito como a imagem de Deus. Então, nossa, como Kṛṣṇa é transcendental, nós... Ele tem duas mãos, duas pernas, uma cabeça. Então, o homem é feito como Deus significa que somos reflexos da imagem de Deus. Não que fabricamos, imaginamos alguma forma de acordo com a nossa forma. Isso está errado. A filosofia Māyāvādī é assim. É chamado de antropomorfismo. Eles dizem que: "Porque o... A Verdade Absoluta é impessoal, mas porque somos pessoas, nós imaginamos a Verdade Absoluta também como pessoa." Simplesmente o contrário. Na verdade, esse não é o fato. Temos essa forma pessoal como reflexo de Deus. Então, no reflexo... Se a pessoa original se beneficia, a reflexão também se beneficia. Essa é a filosofia. A reflexão também se beneficia.